Como colocar o “present perfect” em prática

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Michael Jacobs

Colocar o “present perfect” em prática

Sei o que é present perfect. Entendo a teoria, mas não consigo colocá-la em prática! O senhor teria alguma dica para me ajudar nesse assunto?

Acho que o uso do present perfect é questão de treino, prática e bastante leitura. Todos os livros de gramática também tratam do assunto. Uma boa dica talvez seja: preste bastante atenção ao uso do present perfect em filmes, para acostumar melhor o ouvido ao seu uso. Ajuda bastante. Alguns estudiosos consideram que o present perfect é mais para ser “sentido” que estudado e analisado. Concordo que, em muitos casos, é isso mesmo.

colocar o present perfect em práticaTenho comigo um excelente livro: Present Perfect – Aquisição e Ensino, de Melissa Santos Fortes (UPF; 144 páginas). Além do ótimo livro, a Melissa é gente-boa. Mas, repare bem, vou escrever o número por extenso: cento e quarenta e quatro páginas! Só de present perfect! Quer que eu faça um resumo? Pensando bem, deixo para você quando adquirir o livro. Não tenho espaço aqui (Que desculpa mais mexerica! Como fazer um resumo de algo tão bem-feito assim?)

Calma, calma. Errei propositalmente aí atrás, escrevendo “mexerica” em vez de “mixuruca”, só para poder contar uma história real, de anos atrás, a meu respeito (aliás, tudo o que eu escrevo e conto aqui e acolá é verdade; aconteceu de fato). Ganhei uma televisão numa rifa. Era um modelo preto-e-branco. Mesmo assim, fiquei feliz. Mas, ao receber o prêmio, não quis dar o braço a torcer e disse: “Mas que TV mexerica!” A turma caiu na gargalhada. E está rindo de mim até hoje. Eles até fizeram um cartaz que mostrava uma tangerina com cara de TV! Por que as pessoas fazem tanta crueldade?

Cf. Curso de Present Perfect – Teoria e Exercícios

Moral da história? Para aprender uma língua, temos que errar. Faz parte.

Cf. Present Perfect
Cf. Gramática: Present Perfect (Since)
Cf. Gramática: Present Perfect
Cf. Sabotagem: não deixe que ela prejudique seu aprendizado de inglês

Referência: “Tirando Dúvidas de Inglês” de Michael Jacobs, Disal Editora, 2003. Leia a resenha.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. Como colocar o “present perfect” em prática […]

IronMan
IronMan
10 anos atrás

I can’t believe that I’ve visited this page for see just it! OMG! Nobody deserve it!

Ari Zanella
Ari Zanella
11 anos atrás

É tão fácil explicar que o presente perfeito é um passado sem data definida. Agora, usar o livro da Melissa de 144 páginas (12X12) é simplesmente desejar a promoção do livro. Ah! Só lembrando que com algumas preposições ou advérbios (JUST, ALREADY, YET, MANY TIMES,ETC) é obrigatório o uso do “Present Perfect”.
Forte abraço.

YazigiChacFlora (Yázigi Chác Flora SP)

Segredos do present perfect : https://www.teclasap.com.br/2009/03/04/12063/

China
China
15 anos atrás

LOL

I was told The Present Perfect is the tense a native use most…