RESOLUTION? Qual é o significado e a tradução da palavra?

Tempo de leitura: 2 minutos

Resolution (1) by Ulisses Wehby de Carvalho

RESOLUTION

O que “RESOLUTION” quer dizer?

Ao se deparar com a palavra resolution, lembre-se de que nem sempre seu significado é “resolução”. Este termo é muito usado no início do ano com o sentido de “promessa”. Perder peso, parar de fumar, estudar inglês etc. são exemplos de New Year’s resolutions. Confira os exemplos abaixo e suas respectivas traduções.

  • CNN Interactive asked its users: Tell us about your New Year’s resolutions, past or present. Do you really have any intention of keeping them? (CNN)
  • A CNN Interactive perguntou a seus usuários: Quais são as suas promessas para o Ano Novo, as atuais e as antigas. Você realmente tem intenção de cumpri-las?
  • For anyone who has trouble keeping New Year’s resolutions and following an exercise plan, Bell’s class offers a shining example of persistence. (The Washington Post)
  • Para aqueles que têm dificuldade em cumprir as promessas de Ano Novo e seguir um programa de exercícios, a aula da Profa. Bell oferece um exemplo fantástico de persistência.

Referência

Guia Tecla SAP: Falsos Cognatos, de Ulisses Wehby de Carvalho — © Tecla SAP. Leia a resenha para obter mais informações a respeito da obra. Adquira seu exemplar do livro eletrônico com total conforto e segurança na Hotmart.


Resolution (2) by Agenor Soares dos Santos

Como traduzir “RESOLUTION”?

Tem, como “resolução”, as conotações indicadas em resolute: “Firmeza, energia em face do perigo; bravura, coragem” (Aurélio, 3a. Ed.), mas na maioria das vezes a tradução literal ficaria imprópria:

  • He handled the last British actions of the war with resolution.
  • Ele conduziu com firmeza as últimas ações britânicas na guerra.

Daí a colocação [4.5.10] to make a resolution, decidir fazer o possível para, prometer a si mesmo fazer:

  • I made a resolution to give up smoking.
  • Prometi a mim mesmo não fumar mais.
  • He made the resolution to lose all the weight gained during his holidays.
  • …tomou a firme decisão de…

(Com frequência) Solução:

  • in order to find a peaceful resolution to the crisis
  • a fim de encontrar uma solução pacífica para a crise
  • That was the successful resolution to the problem.
  • Foi esta a solução bem-sucedida para o problema.

Referência

Guia Prático de Tradução Inglesa — Como evitar as armadilhas das falsas semelhanças, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus / Elsevier. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro. Adquira seu exemplar com total conforto e segurança na Amazon.


RESOLUTION – Posts relacionados

Cf. RESOLVE? Qual é o significado e a tradução?

Cf. EVE? Qual é o significado e a tradução da palavra?

Cf. STEP UP TO THE PLATE: como traduzir essa expressão idiomática?


❌ Erros de pronúncia: CEASEFIRE 🤦🏻‍♂️

Saiba como pronunciar CEASEFIRE em inglês. Observe que a letra “S” tem som de “S” mesmo. Assista a clipes com exemplos legendados em inglês e em português. Aperfeiçoe sua pronúncia de inglês!

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


Os campeões de audiência do Tecla SAP

Cf. Tecla SAP no WhatsApp? O Tecla SAP tem canal no WhatsApp!

Cf. Listening? Como melhorar o listening? A dica que você nunca viu!

Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los


🎧 HEAR x LISTEN: a diferença entre os dois verbos e muito mais… 🙉

Assista ao vídeo e descubra quais são as diferenças entre os dois verbos e não se confunda mais com a dupla HEAR x LISTEN. Todos os exemplos são legendados! As instruções para você ativar as legendas estão na descrição do vídeo.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


RESOLUTION – Opinião

Você gostou das informações contidas no post? As explicações e exemplos fizeram sentido? Conseguiu extrair alguma informação relevante para o seu aprendizado de inglês? A equipe do Tecla SAP quer muito ouvir sua opinião, pois esse seu feedback nos ajuda a criar conteúdo que seja de fato relevante para você.

Além disso, acreditamos na importância da interação e na aprendizagem coletiva. Portanto, convidamos você a usar a seção de comentários abaixo para fazer perguntas, compartilhar suas opiniões ou simplesmente expressar sua gratidão. Seus comentários não apenas nos auxiliam a melhorar, mas também constroem uma comunidade vibrante de entusiastas do idioma inglês.

Em resumo, vamos embarcar juntos nesta jornada de aprendizado de inglês. Sua voz é de extrema importância. Não hesite, portanto, escreva um comentário e vamos iniciar a conversa! Muito obrigado pela participação.


OneLook

Conheça o OneLook, o Google dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Não entendeu a definição de um termo? Os exemplos não foram claros? Consulte outras fontes de referência e amplie seus conhecimentos. Clique no ícone do fone de ouvido para ouvir o arquivo de áudio e esclarecer eventuais dúvidas de pronúncia. É grátis!


Posts mais recentes


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] a outra preocupação que você deve ter nesse dia é com a tradução de resolution. Leia “Armadilhas de tradução: RESOLUTION” e acabe com a […]

trackback

[…] publiquei aqui o texto “Armadilhas de tradução: RESOLUTION“, retirado do meu segundo livro. Hoje, volto ao assunto para reproduzir verbete do livro Guia […]