Ampliar vocabulário de inglês é como beber Toddy gelado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

Ampliar vocabulário de inglês é como beber Toddy gelado

Quer saber o que ampliar vocabulário de inglês tem a ver com Toddy gelado? Eu explico. Você já misturou Toddy no leite gelado? Quem já passou por essa experiência sabe que o processo é demorado e, quase sempre, frustrante. Se você acha chato hoje, pergunte para o seu pai ou para a sua mãe para eles contarem como era a experiência de dissolver o pó antigamente. Eles hão de concordar comigo: era muito mais difícil e demorado lá pelos anos 70.

ampliar vocabulário de inglês

Tanto isso é verdade que o concorrente direto do Toddy lançou um produto chamado Quik. Por que será? A grafia não é a da norma culta, quick, mas o significado não deixa dúvidas.

Cf. FAST x QUICK: qual é a diferença entre as duas?

Mas o que isso tem a ver com ampliar vocabulário de inglês? Não enrola, Ulisses! Antes de você chegar à conclusão precipitada de que estou ficando cada vez mais louco, aviso que a intenção deste texto é criar uma analogia com a aquisição de vocabulário novo e, principalmente, com a manutenção do vocabulário existente. Vamos lá…

Eu gostaria que você pensasse na aquisição de vocabulário, ou seja, aquelas palavras e expressões que você não conhecia e aprende de uma ou outra forma, como o pó do achocolatado de sua preferência e que precisa ser dissolvido no leite que já está no copo. Esse conteúdo novo precisa ser mexido e remexido, em outras palavras, usado mais de uma vez, para que seja de fato incorporado ao seu banco de dados de palavras. Caso contrário, ele fica na superfície e não será incorporado ao líquido.

A analogia pode ser até meio estranha, admito, mas você há de concordar comigo que os dois processos dão trabalho. Mas a história não acaba aqui.

Já experimentou deixar um copo com achocolatado parado por muito tempo? Sabe quando você prepara um lanche, mistura o Toddy ou o Nescau ao leite e aí toca o telefone ou acontece alguma coisa inesperada e você só consegue terminar 20 minutos depois? O que acontece com o pó? Ele decanta – acho que o verbo é ‘decantar’ mesmo, não é? – e vai parar no fundo.

Esse depósito de achocolatado no fundo do copo pode ser comparado ao vocabulário que você já havia incorporado ao seu banco de dados e, por falta de uso, acabou deixando de ser vocabulário ativo e não estará à disposição para uso quando você precisar dele. Em outras palavras, “voltou” a ser pó.

Assim como o Toddy só tem graça se estiver bem misturado ao leite, vocabulário só é útil quando for parte integrante do seu repertório. Não há utilidade nenhuma nas palavras e expressões antes de serem integradas ao seu repertório nem depois de serem relegadas ao esquecimento. O que interessa é manter um vocabulário ativo e em constante utilização.

Liquidificador

ampliar vocabulário de inglês

Qualquer pessoa gostaria de ter um liquidificador constantemente ligado para que a mistura fosse rápida e uniforme independentemente da quantidade de Toddy adicionada. É ou não é? Seria ótimo.

Esse liquidificador tem nome: exposição. Somente a constante exposição ao idioma acrescenta vocabulário novo ao seu arsenal e, ao mesmo tempo, reativa aquelas palavras e expressões que aparecem com menos frequência e que, fatalmente, seriam esquecidas mais cedo ou mais tarde. Leia mais sobre exposição em “Exposição é EXPOSITION, EXHIBITION, EXPOSURE, EXHIBIT ou EXPO?“.

Aquisição x Manutenção

Ninguém duvida da importância da aquisição de vocabulário novo. Não importa o seu nível de proficiência, acrescentar novas palavras ao repertório é fundamental para que haja progresso no idioma. No entanto, preservar o vocabulário que você já assimilou é tão ou até mais importante e, convenhamos, se trata de um processo bem menos trabalhoso. Observe a ilustração:

ampliar vocabulário de inglês

Qualquer semelhança com um copo de leite com Toddy é mera coincidência! 😉 Observe que o acúmulo na parte de baixo é mesmo maior do que a quantidade de vocabulário novo na superfície. É da natureza do próprio processo e, mais uma vez, vale para todos os níveis de proficiência.

Assim como no copo com achocolatado, basta “mexer” um pouquinho para você, com muito mais facilidade, reincorporar o sedimento do fundo ao líquido. Observe também que ao agitar a mistura é praticamente impossível promover uma ação e não causar a outra, ou seja, reintegrar o vocabulário antigo e ativar o vocabulário recém adquirido.

O quê? Não gosta de Toddy? Volte ao começo do texto e substitua a palavra “Toddy” por “Whey Protein”… O importante é não parar de mexer! Vaaaai…

Cf. Falsos cognatos: TODDY

Cf. Textos Mastigados

Cf. Vocabulário: a diferença entre falar inglês e falar inglês bem.

Speak up! We’re listening…

O que você achou da dica sobre como ampliar vocabulário de inglês? Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. Por favor, envie sua resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado pelo interesse e pela participação!

Dicas de inglês por e-mail

Agora é a sua vez de tomar uma atitude para, de fato, ampliar vocabulário de inglês! Cadastre-se para receber as dicas do Tecla SAP por e-mail. É grátis! Além das dicas diárias, você receberá boletins especiais com o melhor dos mais de 4.500 posts publicados. O cadastro é simples e não vai levar nem 30 segundos! Basta clicar no botão abaixo e digitar nome e e-mail. E você ainda ganha dois e-books!

Quero receber as dicas de inglês mais os dois e-books!