Aposto que você já deve ter ouvido dizer que os artigos indefinidos em inglês, “A” e “AN”, são usados antes de palavras que começam com consoante e vogal, respectivamente. Acertei? Portanto, dizemos “A BALL” (uma bola) e “AN ORANGE” (uma laranja), certo? Pois é, mas a história não é bem assim. O que vale é o som da palavra que vem depois do artigo indefinido. Se o som é de vogal, tudo bem, aí sim você pode, ou melhor, deve colocar a forma “AN”. Em suma, não interessa com que letra começa a palavra seguinte mas sim que som tem essa primeira letra ou sílaba. Confira com muita atenção os exemplos, a tradução e as explicações de cada caso para não se confundir mais.
Cf. DOR
Cf. PROFISSÕES
Cf. Pronúncia: “H” mudo
- AN HOUR
- uma hora (O “H” de “HOUR” é mudo.)
- AN HONEST MAN
- um homem honesto (O “H” de “HONEST” é mudo.)
- A HOTEL
- um hotel (O “H” de “HOTEL” é aspirado.)
- AN SOS
- um SOS (A letra “S” é pronunciada /és/, portanto, com som de vogal.)
- A UFO
- um OVNI (A letra “U” é pronunciada /yu/, portanto, com som de consoante.)
- A EUROPEAN CAR
- um carro europeu (“EUROPEAN” se pronuncia /yoor@ pee @n/, portanto, com som de consoante.)
- A USED CAR
- um carro usado (“USED” se pronuncia /yoozd/, portanto, com som de consoante.)
- AN UNUSED CAR
- um carro novo (“UNUSED” pronuncia-se /ân yoozd/, portanto, com som de vogal.)
- A ONE-WAY STREET
- uma rua de mão única (“ONE” pronuncia-se /wun/, portanto, com som de consoante.)
- A UNIVERSITY
- uma universidade (“UNIVERSITY” se pronuncia /yoon@ vârs@tee/, portanto, com som de consoante.)
Referência: “Dicionário dos Erros Mais Comuns em Inglês” de Ulisses Wehby de Carvalho - Editora Campus/Elsevier, 2005. Leia a resenha.
Posts possivelmente relacionados no Tecla SAP
- Gramática: Conditional II
- Gramática: Graus dos adjetivos e advérbios
- Homógrafas: OBJECT (v.) / OBJECT (n.)
- Gramática: Modal verbs (3): CAN, MAY, MIGHT, COULD
- Homógrafas: WOUND (pt, pp of WIND) / WOUND (n.; v.)


(40 votos)
January 3rd, 2008 at 11:38 am
Confuso!
Num entendi não,Ulisses….
Dificil de identificar os “sons”!!
January 3rd, 2008 at 11:46 am
Juliana,
Tudo bem? Quando tiver dúvida se uma palavra tem som de vogal ou não, é só acessar http://www.onelook.com, digitá-la e ouvir a pronúncia. Simples, né?
Abraços a todos
January 3rd, 2008 at 8:45 pm
Boa dica… Não fazia nem idéia que tinha essa confusão toda pra usar A e AN XD.
Valeu mesmo!!!
January 3rd, 2008 at 11:33 pm
Marcelo,
Obrigado pela participação. Volte sempre!
Abraços a todos
February 22nd, 2008 at 8:25 pm
Obrigada, me ajudou muito, pois, eu estava com dúvida nesta matéria. Na verdade estava procurando artigos gramaticais, mais quando ví no google esse site, cliquei e entendi a matéria direitinho!
Brigada Ulisses.
February 23rd, 2008 at 1:35 am
Fabiana,
Obrigado pelo comentário acima. Volte mais vezes!
Abraços a todos
February 26th, 2008 at 12:52 pm
ñ kontem algumas coisas que precisei
February 26th, 2008 at 1:10 pm
Deborah,
E você poderia nos dizer o quê? Obrigado pela participação no Tecla SAP.
Abraços a todos
March 3rd, 2008 at 7:39 pm
É só lembrar da frase, “an apple” usa u “an” para quando a palavra seguinte é vogal, só usa, o “a” quando é consoante.
March 3rd, 2008 at 10:06 pm
Luiz,
Como vai? Obrigado pela visita. Quanto ao seu comentário, permita-me sugerir uma releitura atenta do texto da dica. Sua observação está equivocada.
Abraços a todos
May 3rd, 2008 at 6:31 pm
Ulisses entendi a regra mas gostaria de saber se usamos a regra dos sons também na hora de escrever fico na dúvida se ao escrever um texto devo colocar ” a university” ou “an university”.
Obrigada
May 3rd, 2008 at 9:05 pm
Maria Clara,
Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Por que você escreveria algo que não fala? Use “a university” nos dois casos, ok?
Abraços a todos
May 28th, 2008 at 2:23 pm
Estou com uma duvida:
tenho um exercicio para faze que apareceu a seguinte frase:
Tom never wears an hat.
Porem vi que os artigos indefinidos não são usados no plural.Gostaria de saber se esta certo ou não.
May 28th, 2008 at 6:22 pm
Bruno,
Tudo bem? A frase deveria ser “Tom never wears a hat”. O “h” em “hat” é aspirado e, portanto, exige o artigo indefinido “a” em vez de “an”.
Abraços a todos
June 2nd, 2008 at 4:37 pm
otimo muito boa expicação,mais pra quem não sabe pronunciar as palavras continuei perdido.
June 3rd, 2008 at 10:18 am
Luís Henrique,
Tudo bem? Obrigado pela visita ao blog. E você acha que está “perdido” sozinho? Se não sabe como se pronuncia determinada palavra em inglês, tem que abrir o dicionário, né? Fazer o quê?
Abraços a todos
September 17th, 2008 at 6:04 pm
não entendi nada
achei que esta muito confuso
tem algum outro lugar mais bem explicado???
October 24th, 2008 at 6:19 pm
Mais explicado que isso gente?rss Ulisses,conheci hoje o seu site e gostaria de deixar meus parabens,adorei!
tenho uma paixao pelo neste idioma,faco cursinho no cna,embora eu esteja no intermediario estou sempre em busca de conhecimento e estudando muitoooo adorei a materia beijokas.
Ps:nao consegui usar o site onelook.com citado acima sera q teria outro q ajuda com a pronuncia? gosto muito de ouvir musica uma das coisas q ajudam mt no listening
October 27th, 2008 at 2:04 am
Marion,
Tudo bem? Obrigado pelo comentário e pela visita ao blog. Você pode me dizer por que não conseguiu usar o http://www.onelook.com?
Abraçosa todos
October 30th, 2008 at 9:08 pm
Muito bom, pois pra um bom entendedor meia palavra basta!!!
October 30th, 2008 at 9:11 pm
Como se pronuncía “a”, “an” e “orange” ?
October 31st, 2008 at 1:01 am
Thiago,
Obrigado pela participação aqui no Tecla SAP. Volte mais vezes.
Abraços a todos
November 21st, 2008 at 3:27 pm
estou um poucao confusa nao entendi muito………………… entendi o nessesario…. xerooooooooooooooooooo
November 22nd, 2008 at 3:09 am
Rodando pela net a procura de um artigo de como pronunciar o “a”, como não achei, vou perguntar aqui:
Geralmente em filmes e diálogos o “a” é pronunciado de duas maneiras, tem o tipo o “ei” e o mais ou menos “schwa”, quando eu sei a hora de pronunciar de uma maneira ou de outra ? já tentei “adivinhar” isso observando várias situações mas ainda não consegui.
Obrigado!
November 23rd, 2008 at 11:01 pm
Andreia,
Obrigado pelo comentário. Clique aqui para saber como esclarecer sua dúvida.
Abraços a todos
November 23rd, 2008 at 11:02 pm
Gullit,
Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Clique aqui para saber como esclarecer sua dúvida.
Abraços a todos
November 24th, 2008 at 10:09 am
Nao sei que tipo de nota q irei tirar mais com sua ajuda vai ser buia
obrigada abraços…
November 24th, 2008 at 3:08 pm
Milena,
Tudo bem? Obrigado pela participação. Volte mais vezes.
Abraços a todos
December 12th, 2008 at 11:40 am
Não entendi muito bem…