5 motivos para aprender inglês com música

Tempo de leitura: 6 minutos

Diego Cassiolato

Inglês com música

5 motivos para aprender inglês com música

No ano de 2001, acontecia o maior evento de rock’n’roll de todo o planeta aqui no Brasil: o Rock In Rio 3. Com ele, muitas bandas famosas vieram fazer apresentações direto do Rio de Janeiro para todo o nosso país. Naquela época, comecei a me apaixonar por música, mais precisamente o rock, através da banda Red Hot Chili Peppers, que estava fazendo muito sucesso com o seu álbum chamado “Californication”.

inglês com música

Rapidamente fiquei muito interessado em saber o que as letras das músicas de que eu mais gostava diziam e o encarte do cd “Californication” passou a ser um grande companheiro todos os dias. Músicas em inglês sempre me fascinaram, pois o inglês é praticamente uma língua musical. Quem é que nunca ouviu alguma música em inglês ao menos uma vez na vida? É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido, não é mesmo?

Naquela mesma época, eu naturalmente tinha aulas de inglês na escola, porém não sentia prazer em estudar e aprender o idioma, pois não gostava da maneira como ele era ensinado. Eu sabia que isso não era culpa da nossa professora. Porém, um certo dia, tivemos uma atividade muito interessante, que consistia em escolher alguma música de que gostássemos e depois traduzi-la. Fizemos essa atividade e confesso que foi uma das melhores aulas que tivemos. A partir daí, resolvi fazer o mesmo com as letras das músicas que eu ouvia sem parar. Eu simplesmente pegava os encartes de CDs e estudava as letras, traduzindo-as, aprendendo novas palavras, frases e expressões, além de observar como as frases eram estruturadas, aprendendo assim um pouco de gramática. Fiquei muito animado, porque eu havia feito uma grande descoberta: a maneira que mais me agradava e motivava a aprender um novo idioma.

Passados já alguns anos e usando sempre este método para aprender e desenvolver cada dia mais o meu inglês, posso dizer que realmente recomendo isso a todas as pessoas que já tentaram aprender inglês de várias formas e nunca se sentiram satisfeitas. Assim como eu tenho uma enorme paixão pelo rock’n’roll, tenho certeza de que você prefere algum estilo musical em particular. Você já ouviu falar de alguma pessoa que não gosta de música?

Você já parou para pensar em utilizar a música como uma ferramenta para te ajudar a aprender inglês de uma maneira mais estimulante, prática e divertida? Se ainda não pensou nisso, leia abaixo os 5 motivos pelos quais você deveria tentar seguir esse caminho agora mesmo:

1. A música ajuda a desenvolver a habilidade de ouvir

Ouvir músicas por si só já é uma excelente forma de treinar e melhorar o seu listening. Basta encontrar uma música que você goste e ouvi-la quantas vezes quiser, identificando assim como são pronunciadas as palavras, frases e expressões. Ouvir músicas em inglês também ajuda e muito a memorizar frases usadas no dia-a-dia pelos falantes da língua inglesa. Portanto, essa é uma atividade altamente recomendável para quem deseja aprender inglês de uma forma mais divertida.

2. A música ajuda a desenvolver a habilidade de falar

Além dos benefícios que recebemos ao ouvir músicas em inglês constantemente, também podemos desenvolver melhor a nossa fala e nossa pronúncia do idioma. Quando cantamos juntos com nossos artistas favoritos, nós já estamos praticando essa habilidade tão importante. O simples fato de repetir os versos de uma canção apenas falando, sem cantar, também ajuda muito na busca pela fluência. Se você ama música, nunca deixe de cantar junto com suas bandas favoritas!

3. A música ajuda a desenvolver a escrita e o vocabulário

inglês com músicaOutro fator que podemos usar a nosso favor através de letras de músicas é a possibilidade de desenvolvermos nossa escrita em inglês e de aumentarmos nosso vocabulário. Para isso, uma dica muito simples e eficaz é simplesmente copiar letras de músicas em algum caderno. Sim, parece uma dica boba, mas é altamente recomendável fazer isso! Mesmo quando copiamos textos, eventualmente acabamos errando em algumas partes. Essa prática ajudará bastante na evolução da sua escrita em inglês. Com relação a vocabulário, uma dica muito boa é anotar em um caderno todas as palavras, frases e expressões novas que surgirem em cada uma das letras de música que você estudar. Após fazer isso, coloque-se em ação pesquisando pelos seus significados. Desse modo, você aprende e se acostuma a fazer pesquisas, coisa da qual você nunca vai conseguir se livrar. Pesquisar é correr atrás de novos conhecimentos, um hábito muito saudável. Após descobrir os significados de novas palavras, frases e expressões, certamente nas próximas vezes em que você se deparar com elas será muito mais fácil para lembrar e conectar os significados a elas.

4. A música ajuda a desenvolver a leitura

Ler as letras das músicas é um ótimo recurso para desenvolver sua leitura em inglês. Alguns exercícios bastante práticos consistem em ler apenas em sua mente, como também ler em voz baixa e ler em voz alta. Pratique dessas formas e você perceberá uma evolução que acontecerá naturalmente em sua habilidade de ler em inglês (e consequentemente na sua habilidade de falar também).

Cf. Textos Mastigados

5. A música ajuda a desenvolver a capacidade de traduzir e interpretar

Gosto muito de traduzir letras de músicas porque a atividade me rende muitos frutos. Na maioria das vezes, ouvimos e cantamos muitas músicas em inglês, mas nunca chegamos a saber o que elas estão dizendo. Quando fazemos traduções de letras de músicas, além de passarmos a entender qual é a mensagem que a música nos transmite, acabamos aprendendo a fazer interpretações. Isso acontece com frequência quando nos deparamos com frases que não soam corretas se traduzidas ao pé da letra. A solução que encontramos na maioria dos casos é dar sentido ao que não faz sentido, buscando algo semelhante à ideia transmitida em nosso próprio idioma. Essa é uma prática excelente e se você ainda não faz traduções, está perdendo uma ótima oportunidade para compreender melhor a língua inglesa.

Cf. Aprenda inglês com humor

Conclusão

Para terminar, com todos esses benefícios listados acima, acredito que está mais do que na hora de você acrescentar a música no dia a dia do seu aprendizado do inglês. Praticando bastante com essas dicas simples você com certeza conseguirá alcançar muitos dos seus objetivos.

Para os comentários

Agora eu passo para você: você já utilizou ou utiliza a música para desenvolver seu inglês? Em caso afirmativo, qual é sua opinião sobre o assunto e quais foram os resultados que você obteve? Você tem alguma outra razão para aprender inglês com música? Aguardo sua participação nos comentários abaixo.

Um grande abraço a todos!

Cf. Como aprender inglês com as séries de TV

Cf. Inglês com música: aula grátis!

Cf. 10 dicas infalíveis para aprender inglês

Esse é um guest post escrito por Diego Cassiolato do blog Inglês com Rock.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

63 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses Wehby de Carvalho

Elivaldo, tudo bem? Muito obrigado pelo interesse. As informações estão em http://www.teclasap.com.br/musica Bons estudos! Abraços

DJ Micha Cnr
DJ Micha Cnr
7 anos atrás

Estou iniciando Hoje hehehe Obrigado! e vamos lá,

trackback

[…] você é daqueles que gosta de música (acredito que 99.9% da população), muito provavelmente já ouviu alguma em inglês. Toda vez que […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Mateus, como vai?

Que bom que você está aproveitando a música para aprimorar seu inglês. Muito obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Volte mais vezes.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Malu, como vai?

Obrigado pelo comentário. Procure por “Music & Song” de Tim Murphey, publicado pela Oxford University Press. Espero que ajude no TCC. Boa sorte!

Abraços

Malu Consolino
Malu Consolino
8 anos atrás

Olá, Ulysses! Li seu comentário e me esqueci de responder. haha
Obrigada pela dica. Já estou providenciando o livro; creio que será de grande ajuda mesmo.
See ya!

Ulisses Wehby de Carvalho

Ana Clara, tudo bem?

Muito obrigado pelo interesse no Tecla SAP e pelo comentário. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Elielson, como vai?

Concordo plenamente. É tudo de bom mesmo! 😉

Abraços

Paulo
Paulo
8 anos atrás

ah eu entrei pra fazer um trabalho de ingles acabei gostando do assunto

júlio
júlio
9 anos atrás

Tem como alguém ficar fluente “somente” estudando músicas em inglês, sem qualquer outro recurso de estudos?

Ulisses Wehby de Carvalho

Thelma, tudo bem?

Mudam-se as ferramentas, mas a essência é a mesma. Muito obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Abraços

Sidnei Batista
Sidnei Batista
9 anos atrás

Sempre ouvi,desde pequeno,muitas músicas em inglês,e,claro,quando a gente é pequeno canta tudo errado!!!Depois que entra na escola e/ou faz um curso de inglês,tudo muda de figura!!!Os benefícios de se aprender uma segunda língua são gigantescos!!!

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Sidnei Batista

Sidnei, tudo bem?

Muito obrigado pela gentileza de comentar. Volte mais vezes.

Abraços

Gilberto Soares França
Gilberto Soares França
9 anos atrás

Ulisses. As músicas que escuto são 90% em Inglês e quase sempre as mesmas. Então vou seguir a dica e traduzi-las e após tentar cantar junto. Felizmente o Mark Knopler não vai escutar. Abs

Ulisses Wehby de Carvalho

Gilberto, tudo bem?

Só não demore demais no chuveiro… 😉 Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Abraços

Carolina de Moura
Carolina de Moura
9 anos atrás

Já utilizo a música nos meus estudos de inglês, copio a letra da música, ouço várias vezes e depois traduzo. Realmente é de grande ajuda para as habilidades citadas. Adoro seus textos, me ajudam muito!

Grande abraço…

Ulisses Wehby de Carvalho

Carolina, tudo bem?

Obrigado pelo comentário e pelo elogio. Aprendi um montão com música também. Tenho certeza de que a prática constante renderá muitos frutos para você também. Boa sorte!

Abraços

Williana
Williana
9 anos atrás

Eu sempre escutei muita música em inglês mais não sabia que o benefício era tanto. As músicas que eu mais escuto eu já traduzi e sei o que cada uma significa e a mensagem que elas passam, e atráves disso eu comecei a interpretar textos e entender o significado a partir da compreensão dos textos. Pois em quase todos os textos que eu vejo sempre tem alguma palavra que eu sei o significado ai fica fácil de entender.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Williana

Wiliiana, como vai?

Obrigado pelo depoimento. Eu também me enquadro na sua descrição. Também aprendi com música e, em quase tudo que ouço ou leio, tem um pedacinho de uma letra.

Abraços

Adilson Santtos
9 anos atrás

Todos falam que com música podemos aprimorar nossas habilidades, mas ultimamente tenho utilizado podcasts e também ajuda muitíssimo tenho notado resultado assistindo videos no youtube mesmo colocando legenda EN, as vezes nem preciso ler, já estou conseguindo entender muito bem, e aconselho sim utilizar música para aprender desde as fáceis até dificil, tipo a Alicia Keys – New York “Empire State of Mind” e musica que eu não conseguia cantar rs.

Persist, until something happens ! 🙂
Hugs !

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Eu não utilizava o método de ouvir as músicas e traduzi-las, depois que comecei a fazer me surpreendi com o resultado, meu vocabulário mais que dobrou e a compreensão de frases sem o uso da leitura ao pé da letra melhorou bastante. Portanto aconselho que não só ouça e traduza as músicas, grave também a junção de palavras e expressões. Abraço.

Tatiane
Tatiane
10 anos atrás

Olá a todos…
Sou nova no blog e estou adorando, minha opnião sobre aprender inglês com música e simplesmente usar minha paixão pra aprender esse idioma de comunicação mundial para os negócios.
Perguntei a minha professora o que ela achava sobre o tema e ala disse que não recomenda porque a língua não é falada no mesmo ritmo da música, achei estranho essa resposta e desanimei um pouco mas depois que li esse post percebi que eu estou certa e vou continuar aprendendo muitoooo com as músicas.
Obrigada

SUENI RAMOS
SUENI RAMOS
10 anos atrás

Olha Ulisses, sinceramente eu nunca pus crédito em aprender ingles com música, mas depois de ler esse post, tudo faz sentido e vou entrar nessa mesmo!!!!!

Muito bom mesmo!!

Sueni

Beto Morais
Beto Morais
10 anos atrás

O idioma inglês me fascina desde o ensino médio. Até que um dia juntou “a fome com a vontade de comer”. A banda GUNS’N ROSES estava no auge e eu me tornei um fã. Não deu outra. Devorava as letras através das várias revistas que eu comprava e, com isso, aprendi muitas palavras e expressões novas (inclusive palavrões). Ouvir as músicas sabendo o que estava sendo cantado era o máximo. Pra mim foi um exercício da maior utilidade. Ótimo!