Futebol americano: significado, pronúncia e origem dos nomes de todos os times da NFL

Tempo de leitura: 11 minutos

Futebol americano by Ulisses Wehby de Carvalho

Futebol americano

Significado, pronúncia e origem dos nomes de todos os times da NFL

Futebol americano e inglês? Como assim?

Neste post você vai descobrir como o futebol americano pode ser útil para você enriquecer vocabulário, aperfeiçoar pronúncia e ampliar seus conhecimentos gerais. Tenho certeza de que você vai conhecer um pouco mais da história, geografia, economia e da cultura dos Estados Unidos. Você sabe que não basta termos um bom vocabulário e conhecimentos gramaticais para termos fluência em língua estrangeira, não é mesmo?

Já fiz outro vídeo sobre futebol americano, mas me concentrei apenas nas equipes cujos nomes têm uma relação direta com alguma característica marcante da cidade, estado ou região que representam. O post é este aqui: “Times americanos: significado, pronúncia e origem dos nomes dos times“. Se você achar mais prático o vídeo, o link é este: “Significado e pronúncia dos nomes de times da NBA, NFL, MLB e NHL“.

Vamos à relação completa, contendo os nomes de todos os 32 times de futebol americano da NFL (National Football League) que disputarão a temporada de 2018. Eventuais informações de alguns times extintos também fazem parte da lista devido à sua importância histórica e/ou para fins didáticos. As equipes estão relacionadas em ordem alfabética pelo nome da cidade ou estado que representam.

Arizona Cardinals

futebol americano

Significado: Cardeais

Pronúncia: Arizona / Cardinal

Origem: O proprietário do time comprou um jogo de camisas usadas da Universidade de Chicago. Como o uniforme, de cor vinho, já estava desbotado, ele teria dito: “Não é bordô desbotado, é vermelho cardeal!” O nome Cardinals é usado até hoje pela equipe do estado do Arizona.

Atlanta Falcons

futebol americano

Significado: Falcões

Pronúncia: Atlanta / Falcon

Origem: Votação entre os torcedores da equipe.

Baltimore Ravens

futebol americano

Significado: Corvos

Pronúncia: Baltimore / Raven

Origem: Homenagem ao escritor e poeta Edgar Allan Poe. Um dos poemas mais conhecidos do autor é The Raven. Embora não tenha nascido em Baltimore, foi nessa cidade que Edgar Allan Poe passou boa parte de sua vida. O nome dessa equipe de futebol americano foi escolhido em um concurso realizado entre os torcedores da equipe.

Buffalo Bills

futebol americano

Significado: Bill

Pronúncia: Buffalo / Bill

Origem: Em um concurso realizado em 1947, os torcedores escolheram o nome Bills em votação. Trata-se de referência a Buffalo Bill Cody, conhecido explorador e caçador de búfalos do século XIX.

Carolina Panthers

futebol americano

Significado: Panteras

Pronúncia: Carolina / Panther

Origem: Mark Richardson, filho de Jerry Richardson, proprietário da equipe, foi quem escolheu o nome Panthers e também as cores da equipe: azul, preto e prata.

Chicago Bears

futebol americano

Significado: Ursos

Pronúncia: Chicago / Bear

Origem: George Halas, proprietário da equipe, escolheu o nome Bears em 1922 em homenagem à equipe de beisebol Chicago Cubs. Como os jogadores de futebol americano são, em geral, maiores dos que os de beisebol, Halas optou por chamar seu time de “ursos”. Vale notar que a palavra cub significa “filhote” de urso, de leão, de lobo e de diversos outros animais selvagens.

Cincinnati Bengals

futebol americano

Significado: Tigres de Bengala

Pronúncia: Cincinnati / Bengal (Clique na 3a. opção de pronúncia abaixo de Bengal in American English)

Origem: Paul Brown escolheu o nome Bengals para homenagear uma antiga equipe de futebol americano também de Cincinnati. Sua intenção foi estabelecer um vínculo com a história esportiva da cidade.

Cleveland Browns

futebol americano

Significado: Brown (além de significar “marrom”, Brown é um sobrenome muito comum nos países de língua inglesa)

Pronúncia: Cleveland / Brown

Origem: Em 1945, a equipe realizou um concurso com seus torcedores e o nome escolhido pela maioria foi Browns, em homenagem ao seu primeiro técnico, Paul Brown. A princípio, Brown recusou a homenagem e escolheu Panthers. Ao saber que um empresário da cidade detinha os direitos sobre o nome Cleveland Panthers, Brown acabou aceitando o uso de seu sobrenome.

Dallas Cowboys

futebol americano

Significado: Vaqueiros

Pronúncia: Dallas / Cowboy

Origem: Clint Murchison Jr. e Bedford Wynne, os proprietários, escolheram o nome dessa tradicional equipe de futebol americano. Embora tenha sido uma decisão pessoal, há uma clara relação de Cowboys com a economia da região. A pecuária foi e continua sendo uma atividade econômica importante para o estado do Texas.

Denver Broncos

futebol americano

Significado: Cavalos selvagens

Pronúncia: Denver / Bronco

Origem: O nome Broncos foi escolhido pelos torcedores em concurso realizado em 1960.

Detroit Lions

futebol americano

Significado: Leões

PronúnciaDetroit / Lion

Origem: George A. Richards, empresário que comprou o time Portsmouth Spartans e o levou para Detroit em 1934, escolheu o nome Lions porque tinha a esperança de que seu time fosse o rei da liga, assim como o leão é o rei da floresta.

Green Bay Packers

futebol americano

Significado: Packer é redução de meat packer (frigorífico).

PronúnciaGreen Bay / Packer

Origem: O time foi patrocinado por dois frigoríficos: primeiro pela Indian Packing Company e depois pela Acme Packing Company. Pelo fato de Wisconsin ser um estado produtor de laticínios, os torcedores da equipe adotaram o apelido cheeseheads. Vale lembrar que o termo era usado pejorativamente para designar qualquer habitante do estado.

Houston Texans

futebol americano

Significado: Texanos

PronúnciaHouston / Texan

Origem: O nome foi escolhido pela direção da equipe depois de serem realizadas diversas pesquisas de opinião com os torcedores de Houston. O time foi criado em 2000 e é o mais novo integrante da NFL.

Indianapolis Colts

futebol americano

Significado: Potros

PronúnciaIndianapolis / Colt

Origem: A equipe foi criada na cidade de Baltimore, ainda na década de 40. O nome Colts foi escolhido pelos torcedores em homenagem à criação de cavalos, atividade tradicional da região de Baltimore. O time se mudou para Indianápolis em 1984.

Jacksonville Jaguars

futebol americano

Significado: Onças

PronúnciaJacksonville / Jaguar (AmE) / Jaguar (BrE)

Origem: O nome dessa equipe de futebol americano foi escolhido por meio de uma votação entre os torcedores. Ela foi fundada em 1991 em Jacksonville, na Flórida.

Kansas City Chiefs

futebol americano

Significado: Caciques

PronúnciaKansas City / Chief

Origem: O nome foi escolhido pelos torcedores em um concurso em 1963. A equipe, criada em 1960, se chamava Dallas Texans e se mudou para Kansas City três anos mais tarde.

Los Angeles Chargers

futebol americano

Significado: Agressor; carregador; cavalo de batalha

PronúnciaLos Angeles / Charger

Origem: Barron Hilton, proprietário da equipe, aceitou sugestão do então treinador Frank Ready e adotou o nome Chargers em 1960.

Los Angeles Rams

futebol americano

Significado: Carneiros

PronúnciaLos Angeles / Ram

Origem: Homer Mashman, proprietário, e Damon “Buzz” Wetzel, técnico da equipe, escolheram Rams porque o time do coração de Wetzel era o Fordham Rams e Mashman gostou da sonoridade do nome. Esse time de futebol americano foi criado em Cleveland em 1936.

Miami Dolphins

futebol americano

Significado: Golfinhos

PronúnciaMiami / Dolphin

Origem: Em eleição entre os torcedores, Dolphins foi o nome mais votado. Joe Robbie, proprietário da equipe, gostou do resultado porque o golfinho é um dos mais inteligentes animais marinhos. Por ser uma cidade litorânea, Miami tem uma relação muito próxima com os golfinhos.

Minnesota Vikings

futebol americano

Significado: Viquingues

PronúnciaMinnesota / Viking

Origem: Bert Rose, o primeiro diretor de esportes da equipe, escolheu o nome Vikings por conta da presença da comunidade escandinava na região em que se localiza o estado de Minnesota.

New England Patriots

futebol americano

Significado: Patriotas

PronúnciaNew England / Patriot

Origem: Os Patriots, originalmente de Boston, receberam esse nome devido ao fato de a região da Nova Inglaterra ser considerada o berço da Revolução Americana.

New Orleans Saints

futebol americano

Significado: Santos

PronúnciaNew Orleans / Saint

Origem: O nome foi escolhido por meio de um concurso entre os torcedores. A equipe, fundada em 01 de novembro de 1966, Dia de Todos os Santos, tem uma forte ligação com a música, mais notadamente o jazz. O clássico When The Saints Go Marching In é uma espécie de hino da cidade.

New York Giants

futebol americano

Significado: Gigantes

PronúnciaNew York / Giant

Origem: O nome New York Giants foi escolhido por Tim Mara, proprietário da equipe, em homenagem ao New York Giants, time de beisebol da cidade. O time de beisebol se mudou para a Califórnia e hoje se chama San Francisco Giants.

New York Jets

futebol americano

Significado: Jatos

PronúnciaNew York / Jet

Origem: Quando Sonny Weblin comprou o New York Titans em 1963, adotou o nome New York Jets. Sua intenção foi conferir ao time de futebol americano um ar de modernidade e força na esperança de que o time voasse em campo.

Oakland Raiders

futebol americano

Significado: Invasores / Agressores

PronúnciaOakland / Raider

Origem: A origem do nome é incerta. Acredita-se que Raiders tenha sido escolhido pelo proprietário Chet Soda e pela direça da equipe.

Philadelphia Eagles

futebol americano

Significado: Águias

PronúnciaPhiladelphia / Eagle

Origem: O nome foi escolhido por Bert Bell, proprietário da equipe, em 1933. Os Estados Unidos enfrentavam dificuldades para sair da grave crise econômica, que teve início em 1929. Como o New Deal, plano de recuperação lançado pelo presidente Franklin D. Roosevelt, tinha a águia como símbolo, Bert Bell escolheu a ave para batizar seu time na esperança de também ver seu time voando alto.

Pittsburgh Steelers

futebol americano

Significado: Siderúrgicos

PronúnciaPittsburgh / Steeler

Origem: O time foi fundado em 1933 e se chamava Pirates. Em 1940, Art Rooney Sr., o proprietário da equipe, alterou o nome para Steelers. A mudança é uma homenagem à indústria siderúrgica, importante atividade econômica da região.

San Francisco 49ers

futebol americano

Significado: Garimpeiros de 1849

PronúnciaSan Francisco / 49er

Origem: O nome foi escolhido em 1946, quando o time foi criado. A escolha é uma homenagem ao pioneirismo dos garimpeiros que participaram da corrida do ouro em 1849, nas montanhas da Sierra Nevada, a leste de San Francisco.

Seattle Seahawks

futebol americano

Significado: Águia-pesqueira ou águia-pescadora (Pandion haliaetus)

PronúnciaSeattle / Seahawk

Origem: O nome foi escolhido pela direção da equipe com base em uma votação realizada entre os torcedores. Por estar em uma região litorânea no Estreito de Puget, Seattle tem uma vocação marítima natural. A decisão se baseia, portanto, na relação com o fauna da região.

Tampa Bay Buccaneers

futebol americano

Significado: Bucaneiros / Piratas

PronúnciaTampa Bay / Buccaneer

Origem: A direção desse time de futebol americano recebeu 400 sugestões dos torcedores e escolheu Buccaneers.

Tennessee Titans

futebol americano

Significado: Titãs

PronúnciaTennessee / Titan

Origem: O nome dessa equipe de futebol americano foi escolhido pela direção com base em concurso realizado entre os torcedores. O time, que era o Houston Oilers, chegou a atuar durante duas temporadas em Nashville com o mesmo nome. O proprietário da equipe, Bud Adams, decidiu então criar um comitê para rebatizar sua equipe. Titans foi o nome escolhido por transmitir a ideia de força, liderança e heroísmo, atributos que a direção gostaria de ver refletidos dentro de campo.

Washington Redskins

futebol americano

Significado: Peles-vermelhas

Pronúncia: Washington / Redskin

Origem: George Preston Marshall comprou a equipe em 1932 e a batizou de Boston Braves, em homenagem ao time de beisebol da cidade. Depois de um primeiro campeonato com desempenhos ruins tanto em campo quanto nas bilheterias, o time passou a se chamar Redskins. Ao se mudar para Washington em 1937, o nome foi mantido.

Cf. KICK OFF: qual é o significado e a tradução da expressão?

Cf. QUARTERBACK: qual é o significado e a tradução de “QUARTERBACK”?

Cf. SUPER BOWL! Aproveite e amplie seu vocabulário de inglês!

Speak up! We’re listening…

Gostou de conhecer o significado, a pronúncia e a origem dos nomes dos times de futebol americano da NFL? Qual foi a informação mais interessante? Espero que as dicas tenham contribuído para você enriquecer seu vocabulário, aperfeiçoar sua pronúncia e ampliar seus conhecimentos gerais. Quero muito conhecer a sua opinião. Participe, por favor, na seção de comentários. Muito obrigado.