Resenhas de Livros: Muito Prazer – Fale o Português do Brasil

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

MUITO PRAZER – FALE O PORTUGUÊS DO BRASIL
Gláucia Roberta R. Fernandes, Telma de Lurdes S. B. Ferreira, Vera Lúcia Ramos
Disal Editora, 2009
472 páginas

Com MUITO PRAZER recebi o volume e os 2 CDs que compõem esta auspiciosa iniciativa editorial da Disal. Como um dos pioneiros da área de Português Língua Estrangeira, logo busquei alguns dos atributos desse trabalho a três mentes. Destaco dez:

  1. O foco na oralidade, bem explicitado no subtítulo. Assim, o Diálogo se mantém como desencadeador de cada uma das 20 unidades.
  2. A sensata atribuição de exercícios bem variados relativos ao falar, ouvir, ler e escrever. Assim, engaja-se o(a) usuário(a) do livro na muldimensionalidade da comunicação em português.
  3. A atratividade das ilustrações, criadas com senso pedagógico e cultural.
  4. A elevada legibilidade da impressão.
  5. A disponibilidade de respostas para os exercícios, incentivando-se também a aprendizagem autônoma.
  6. A audibilidade dos CDs, gravados por vozes agradáveis.
  7. A consistência organizacional do volume: cada unidade com estrutura tripartida: Panorama, Gramática e Ampliação do Vocabulário.
  8. Lições de revisão, a cada quatro unidades.
  9. Uso funcional, culturalmente adequado de fotografias coloridas.
  10. Apêndice gramatical para assegurar a(o) aprendiz seu direito de receber explicações sistemáticas.

muito_prazerPoderia continuar, mas creio já ter indicado meu PRAZER em conhecer esse esforço de três colegas que atuam em favor do que chamo internacionalização da língua portuguesa. Como resenhador, exerço também meu direito de questionar: Senti falta de um vocabulário português-inglês para ajudar mais a compreensão dos aprendizes, pois estes irão depender de sua capacidade cognitivo-linguística e do processamento dos visuais no livro. Desejável, também, teria sido, a inclusão de um apêndice com algumas das siglas-chave na cultura brasileira. No Quadro de Pronomes Pessoais – Caso Reto – a forma “a gente”, por lapso, aparece ao lado de “ele, ela”, em vez de na companhia de “nós”. Aliás, “a gente” poderia ter sido explicado como equivalente informal de “nós”.

Em suma, um livro que sabe honrar a tradição de ensino de português entre nós. Felicito as autoras e a Disal Editora. Que este valioso e inspirador material seja usado com PRAZER e PROVEITO.

Compre na Disal.

Autor da resenha
Francisco Gomes de Matos, Professor Emérito, UFPE-Recife. Ex-professor de Português para Estrangeiros. Co-autor de livros na área de PLE. Presidente do Conselho Deliberativo, Associação Brasil América, Recife.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriana Carosi
Adriana Carosi
13 anos atrás

Muito interessante os livros que o Forum Tecla SAP menciona. Fico aqui me perguntando se o Ulisses tem uma dica de como deverei ensinar portugues a minha filha. Ela nasceu e estah sendo criada nos EUA. Me comunico com ela somente em portugues para que aprenda a lingua desde cedo, mas quando for hora de alfabetizar, nao sei como devo tratar do assunto. Especialmente por causa das alteracoes na lingua. Como tratar e explicar regras de gramatica pra ela? Alguma dica? Algum livro?
Um abraco!

Maria Carolina
Maria Carolina
14 anos atrás

Olá
Sou professora de portugues para estrangeiros já há algum tempo e, lendo essa resenha, acredito que posso ajudar a esclarecer o comentário de nosso resenhista: No Quadro de Pronomes Pessoais – Caso Reto – a forma “a gente”, por lapso, aparece ao lado de “ele, ela”, em vez de na companhia de “nós”. Aliás, “a gente” poderia ter sido explicado como equivalente informal de “nós”.
Concordo que “a gente” poderia ter sido explicado como equivalente de “nós”. Mas acredito que o motivo pelo qual “a gente” tenha sido colocado ao lado de “ele, ela” é porque eles tem a mesma conjugação verbal: “ele vai, ela vai, a gente vai”.