Martin Luther King, Jr. Day: qual é o significado dessa homenagem?

Tempo de leitura: 2 minutos

Martin Luther King, Jr. Day by Ulisses Wehby de Carvalho

MARTIN LUTHER KING, JR. DAY

Martin Luther King, Jr. Day

Na terceira segunda-feira de janeiro, comemora-se nos Estados Unidos o Martin Luther King, Jr. Day em homenagem ao reverendo assassinado em 04 de abril de 1968. A data de nascimento do ativista, que deu sua vida em prol dos direitos civis, é 15 de janeiro (de 1929), mas o feriado tem data móvel. De certa maneira, poderíamos comparar essa comemoração ao “Dia da Consciência Negra“, observado no Brasil em 20 de novembro.

Stevie Wonder teve papel preponderante na aprovação da lei que oficializou o feriado ao compor a canção Happy Birthday em 1981.

Se você leciona inglês, informe-se sobre o acontecimento clicando nos links deste texto e não deixe de mencioná-lo para seus alunos. Você já sabe que aprender um idioma estrangeiro vai muito além de simplesmente decorar palavras e regras gramaticais; é fundamental conhecer um pouco da história do(s) país(es) em que ele é falado. É provável que seus alunos ainda não saibam disso. Espalhe essa ideia!

Tomara que homenagens assim se repitam por muitos e muitos anos para que jamais voltemos a ter legitimadas a barbárie e a ignorância que tanto mal causaram ao longo dos tempos. Que a luta contra o racismo seja travada, incansavelmente, todos os dias de nossas vidas!


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Ter um vocabulário rico e variado na língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Frases: Martin Luther King, Jr.

Cf. Letra Traduzida: STRANGE FRUIT

Cf. Rosa Parks: frases famosas da ativista pelos direitos civis

Speak up! We’re listening…

Nós do Tecla SAP queremos muito saber o que você achou do texto sobre o Martin Luther King, Jr. Day. Participe enviando sua opinião na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. Martin Luther King, Jr. Day […]

trackback

[…] Cf. Martin Luther King, Jr. Day […]

@Gustavopereira
@Gustavopereira
13 anos atrás

Vou falar isso amanhã na aula de inglês. Grande Martin

Keith Davis
Keith Davis
10 anos atrás

it’s good you are teaching the students about our culture here in the USA. muito obrigado,Senhor

Lucas Paulo da Silva Blanco

Muito bom mesmo, e muito inspirador, isso nos dá mais força de vontade pra continuar estudando o inglês. Se naum fosse o vc e o tecla sap, com certeza eu não saberia quase nada da língua !

Obrigado mesmo !
Abração !

Andre Souza
Andre Souza
14 anos atrás

Muito bom artigo. Só há um detalhe: o dia da consciência negra não é dia 20 de novembro, ao contrário do dia 19 citado no texto?

Abs

Tata
Tata
13 anos atrás

Olá, mas acho que poderia deixar mais claro que não é a Happy Birthday que cantamos nos aniversários e que tem versoes em varias linguas. É outra Happy Birthday gente, aquela que repetimos todos os aniversários é bem mais antiga, visto que bem antes de 1981 (data da acriação desta de Wonder) ela ja era cantada por Marylin Monroe.

Mas adorei o post, vou comentar sempre com meus alunos!

Tiago
Tiago
14 anos atrás

Belo comentario.
E voce arremata com ultima frase com palavras que devem realmente estar mais na vida, no dia a dia, do que somente na ideia ou na boca.
Estudar, aprender um outro idioma é otimo. E voltando na sua ultima frase, aprender o respeito, a compreensao com o proximo tambem faz parte da formaçao do aluno, professor e por ai vai.
Um dia para lembrar, um dia para refletir.
Martin Luther King, Jr. Day.