DEAD MAN WALKING: qual é o significado da expressão?

Tempo de leitura: 3 minutos

Thaís Bueno

DEAD MAN WALKING

Qual é o significado da expressão dead man walking?

dead man walking

DEAD MAN WALKING
[prisioneiro prestes a ser executado; gír. pessoa prestes a enfrentar um sério problema]

A expressão dead man walking era inicialmente utilizada, nos Estados Unidos, quando prisioneiros condenados à morte estavam sendo levados de suas celas para o local onde seriam executados (nesse momento, a expressão era dita em voz alta pelos seguranças penitenciários, como aviso aos outros prisioneiros). Hoje, ela é usada também, de forma metafórica, para descrever uma pessoa que esteja em uma situação muito complicada, prestes a enfrentar um grande problema.

Em 1995, a expressão deu nome ao famoso filme estrelado por Sean Penn e Susan Sarandon (no Brasil, o título Dead Man Walking foi traduzido como “Os últimos passos de um homem”).

  • While the death row prisoner prepared to take his last walk, the guards said out loud: “dead man walking!”
  • Enquanto o condenado à morte se preparava para dar seus últimos passos, os guardas falavam em voz alta: “prisioneiro indo para execução!”
  • I think Paul is going to be fired today. Dead man walking!
  • Acho que Paul será demitido hoje. Está encrencado!

Cf. Como se diz “corredor da morte” em inglês?

Cf. Gramática: Prisão (Artigo Definido)

Cf. DEAD x DIED x DEATH: qual é a diferença entre elas?

Speak up! We’re listening…

O pessoal aqui do Tecla SAP quer muito saber se você gostou da dica sobre a expressão dead man walking. Se as informações foram úteis para você enriquecer seu vocabulário e seus conhecimentos da língua inglesa, o trabalho já vai ter valido a pena, não é? Envie, por gentileza, sua resposta na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse e pela participação.

Dicas por e-mail

Acho que já está passando da hora de você tomar uma atitude e dar um jeito no seu inglês! Ou você vai continuar perdendo oportunidades por não ser fluente? Até quando? A solução é se cadastrar agora mesmo para receber gratuitamente as dicas do Tecla SAP por e-mail. Você terá acesso a uma seleção dos melhores textos de um total de quase 4.600 posts! É tudo mesmo grátis e você vai levar menos de 30 segundos para clicar no botão abaixo e digitar nome e e-mail! E tem mais! Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! Essa dica sobre a expressão dead man walking é só o começo! Aposto que você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material que você vai passar a receber gratuitamente. O que você está esperando? A gente se fala muito em breve do outro lado!

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

Google+, YouTube, Twitter e Facebook

Adicione este perfil no Google+ para receber conteúdo exclusivo. Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube. Se preferir receber as dicas de inglês via Twitter / Periscope, siga @teclasap. Curta a página do Tecla SAP no Facebook. A gente se fala nas redes sociais. O assunto pode ser a expressão dead man walking ou qualquer outro de sua preferência.

A autora

Thaís Bueno, tradutora, tem graduação em Letras e mestrado pela Unicamp e é colaboradora do Tecla SAP.