JACK: quais são os significados possíveis da palavra “JACK”?

Tempo de leitura: 5 minutos

Jack by Jack Scholes

JACK

jackJack

  • Jack is a nickname for the name John.
  • Jack é um apelido do nome John.

Certamente, em inglês, nenhum outro nome de pessoa deu origem a tantas outras palavras e expressões quanto o nome Jack. Das dezenas de significados, aqui estão apenas alguns dos principais.

Jack, originalmente um apelido para John, também designava “o homem comum”, “o homem do povo”, e são vários os usos da palavra nesse sentido. Por exemplo, quem não se lembra de Jack the Ripper (Jack, o Estripador), nome dado ao assassino, desconhecido até hoje, que em 1888 matou pelo menos cinco prostitutas em Londres e, depois, mutilou, “rasgou, ripped, os corpos das vítimas?

Com o sentido de moço jovem, Jack virou o nome do valete nas cartas do baralho. No jogo de pôquer, só se pode abrir a parada de apostas acumuladas com o par de valetes, que deu origem à palavra jackpot, significando o prêmio acumulado em qualquer jogo ou o prêmio mais alto em qualquer contexto. Quando alguém ganha o maior prêmio, em inglês, é to hit the jackpot, também usado no sentido figurado para significar “ter muito sucesso”.

A jack-of-all-trades é “pau para toda obra” em português, e há também um ditado jack-of-all-trades and master of none, que é falado sobre uma pessoa que faz muitas coisas mas não domina nada a fundo.

O nome Jack é também usado para vários aparelhos que poupam trabalho e eliminam a necessidade de ajuda, como jack, “macaco do carro”, ou jackhammer (US), “britadeira”, ou jackknife, “canivete grande”. Será que foi nesse sentido, como se alguém tivesse um assistente, que surgiu a expressão informal to jack off, significando “masturbar-se”?

Jack também indica o macho de várias espécies. Jackass é o macho da burra – ass -, e também indica uma pessoa imbecil. Foi a palavra inglesa jackass que deu origem à palavra “jegue”, em português.

A bandeira nacional do Reino Unido é chamada de Union Jack e consiste em três cruzes unidas: a cruz de St. George, para a Inglaterra, a de St. Andrew, para a Escócia, e a St. Patrick, para a Irlanda.

Finalmente, Jack-in-the-box é o famoso brinquedo em forma de caixa, box, com um pequeno homem, Jack, dentro, sentado em uma mola. Quando a tampa da caixa é levantada, o homem pula da caixa. Ou seja, Jack-in-the-box é uma “caixa de surpresas”.


Tecla SAP no YouTube!

O Tecla SAP também está presente no YouTube! Assista aos vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho com dicas de vocabulário, pronúncia, phrasal verbs, Business English, gírias, expressões idiomáticas, como aprender inglês com música, falsos cognatos, como melhorar o listening, erros comuns e como evitá-los, estratégias de aprendizado e muito mais!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Skype: os 7 erros mais comuns de inglês no Skype

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Cf. Vocabulário: a diferença entre falar inglês e falar inglês bem.

Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas das dicas do Prof. Jack Scholes? Você conhecia todas as expressões apresentadas neste post? Nós do Tecla SAP gostaríamos muito de saber o que você achou. Por favor, envie sua opinião logo aí abaixo, na seção de comentários. Muito obrigado!

Pela educação

Compartilhe este texto com os amigos que estão estudando inglês e/ou precisam se comunicar em inglês no trabalho. Você pode compartilhar o post na rede social de sua preferência ou, é claro, nos grupos do Facebook ou WhatsApp. Muito obrigado por também disseminar conteúdo educacional para quem precisa. O Tecla SAP e a educação agradecem.

Dicas por e-mail

Você sabe que manter contato constante com o idioma estrangeiro é fundamental para você fazer seu inglês decolar, não sabe? O próximo passo é fazer seu cadastro gratuitamente agora mesmo para começar a receber as atualizações do Tecla SAP por e-mail, além de boletins especiais com o melhor do conteúdo do blog. É grátis e muito fácil! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada. Você ainda ganha a versão condensada do e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! E isso é só começo! Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material que você vai passar a receber gratuitamente. Não espere mais!

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais essa nossa conversa? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também e links para os vídeos no YouTube. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que é importantíssimo manter contato constante com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de regularmente receber uma notificação para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nosso papo nas redes sociais. A gente se fala em breve…

Referência

Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia, de Jack Scholes, Disal Editora, 2015. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro.