“Não sei nada!” Duvido! 100 palavras que todo mundo sabe em inglês!

Tempo de leitura: 4 minutos

Não sei nada by Ulisses Wehby de Carvalho

Não sei nada!

Não sei nada!

“Não sei nada!” Duvido!

Já perdi a conta do número de vezes que ouvi alguém dizer “Não sei nada de inglês.”. Sei que não sou o único, pois todos os professores de inglês também já ouviram essa afirmação com bastante frequência.

Sempre rebati com a seguinte pergunta: “Tem certeza?” Assim que a expressão de espanto começava a se formar no rosto da pessoa que me ouvia, eu já começava a relacionar uma série de palavras e expressões em inglês, mas que são de uso corrente em português. Desde as mais óbvias, como hot doghappy hour, até alguns anglicismos tão arraigados em nosso idioma, que nem nos damos conta de que se trata de palavra da língua inglesa, a ponto de um aluno certa vez me perguntar como dizer freezer em inglês.

Oi?

Não sei nada! Faça o teste

Se você for uma dessas pessoas que diz “Não sei nada de inglês!”, assista ao vídeo a seguir faça o teste proposto. São apresentadas 120 palavras e expressões em inglês que são usadas diariamente em português. Destas 120, garanto que você vai reconhecer 100, no mínimo. Tenho certeza de que você irá se surpreender com o resultado.

Estas são algumas das palavras e expressões contidas no vídeo: milkshake, gloss, banana split, fast food, ice tea, talk show, pole dancing, red bull, fake news, video game, drive-thru, fair play, overdose, delivery, home theater, personal trainer, big brother, pay-per-view, entre várias outras.

Se você leciona inglês, faça o teste com seus alunos principiantes. Tenho certeza de que a constatação de que já sabem muito mais do que imaginam será uma injeção de ânimo para quem está ainda com medo de dar os primeiros passos no estudo de inglês.

Não são só 100 palavras!

É importante destacar que a partir desse repertório básico de 100 palavras e expressões, os alunos principiantes devem ser estimulados a criar conexões com outras palavras usadas em situações cotidianas. Por exemplo, self-service significa autosserviço ou autoatendimento, conhecimento de “domínio público”, já adquirido antes de o aluno colocar os pés em uma escola de inglês. Ao se deparar com algum termo contendo o sufixo self, como self-respect, self-medication ou self-taught, o aluno principiante poderá com mais facilidade inferir quais são as palavras correspondentes em português: autorrespeito, automedicação e autodidata.

Depois de se conscientizar que a palavra split em banana split quer dizer “dividida ao meio”, o aluno amante de MMA ou pugilismo vai associar a deliciosa sobremesa à expressão split decision, usada quando não há unanimidade de opinião dos jurados que definem o vencedor de confronto que não termina em nocaute, imobilização ou abandono.

O potencial dessas 100 palavras se duplicarem ou triplicarem é, portanto, enorme. Desde que, é claro, haja um esforço consciente para que essas conexões semânticas sejam estabelecidas. Uma vez criado o hábito, não será mais possível dizer “Não sei nada de inglês!”.


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Ter um vocabulário rico e variado na língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês!

Cf. Ser fluente? Quanto tempo leva para ser fluente em inglês?

Cf. 7 rings – Análise e tradução da letra da canção de Ariana Grande

Speak up! We’re listening…

Nós do Tecla SAP queremos muito saber o que você achou das dicas sobre o post “Não sei nada de inglês!”. Participe enviando sua opinião na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado!

Pela educação

Compartilhe este texto com aqueles amigos que dizem “Não sei nada de inglês!”. Essa ajuda pode ser fundamental para que eles possam dar o primeiro passo no estudo da língua inglesa. Você pode compartilhar o post na rede social de sua preferência ou, é claro, nos grupos do Facebook e WhatsApp. Nunca é demais repetir que sua colaboração é vital para que, juntos, possamos levar conteúdo educacional a cada vez mais pessoas. O Tecla SAP, seus amigos e a educação agradecem.