NONSENSE: qual é o significado e a tradução de “NONSENSE”?

Tempo de leitura: 2 minutos

Nonsense by Agenor Soares dos Santos

NONSENSE

nonsense

NONSENSE (s.) (século 20)
[NONSENSE]

O sentido literal – coisa sem sentido ou nexo – estende-se a várias acepções correlatas ou derivações: o que é contrário ao bom senso ou à lógica, incoerência, disparate, bobagem. É tão corriqueiro o uso deste substantivo, que não se pode deixar de notar que está ausente de Dicionário Aurélio Século XXI (1999), único dos dicionários recentes. Já no princípio do século 20 João Ribeiro (Páginas de Estética (1963/1926)) empregou o substantivo com naturalidade: “Essa fase culta é sempre tida como um nonsense pelos glotólogos”.

Não podemos fazer citações adequadas porque quase todas as inúmeras do corpus só teriam sentido nas frases longas que as contêm; basta mais um exemplo, além de outro em que a palavra aparece como adjetivo, função que predomina em inglês mas é rara em português: “Donald Barthelme (…) pertence de certo modo a este time. Não quanto ao estilo, minimal, de sutil nonsense” (N. B. Peixoto, Folha de S. Paulo, 1987); “Com seu humor ingênuo e nonsense, o personagem Bob Esponja ganha um longa-metragem…” (É, 2004).


Certo ou errado?

É certo ou errado? Mas qual é o certo? Está na hora de você virar a página e conhecer o conceito de adequação. Assista ao vídeo e amplie seus conhecimentos gerais. Aprenda a entender as diferenças entre o inglês informal e o inglês formal. Sem sustos!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Bons estudos. A gente se fala!


Cf. Besteira: como se fala “fazer besteira” em inglês?

Cf. BULLSHIT: o que significa? Como traduzir “BULLSHIT”?

Cf. MORON: qual é o significado e a tradução da gíria?

Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas sobre nonsense? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e ampliar seus conhecimentos gerais? Não deixe de expressar sua opinião na seção de comentários, por favor. Sua participação é fundamental! Muito obrigado.

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vamos continuar essa conversa sobre nonsense nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que é muito importante manter contato constante com a língua inglesa. Então não perca essa oportunidade! É grátis! A conversa não precisa ser sobre nonsense, é claro. É só me adicionar em uma das redes sociais acima e acompanhar as dicas para deixar seu inglês afiadíssimo. A gente se fala em breve…

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Clique para ler a sinopse e adquirir seu exemplar no site da Disal Distribuidora com total segurança e conforto.