OK: qual é a verdadeira origem e o significado da sigla “OK”?

Tempo de leitura: 3 minutos

OK by Jack Scholes

OK

ok

OK
[OK; certo; correto; aprovado]

  • Is everything OK with you?
  • Está tudo bem com você?

O termo, hoje em dia mundialmente conhecido, surgiu no século XVIII, na campanha para a reeleição do Presidente Martin Van Buren (1782-1862) nos Estados Unidos. O apelido dele era Old Kinderhook (ele nasceu em Kinderhook, Nova York) e, em 1840, as iniciais O.K. se popularizaram como lema de sua campanha para indicar que, com Old Kinderhook como presidente, tudo estaria ótimo. De forma humorística, também dizia-se que OK era sigla para “orl korrect” – all correct -, ou seja, “tudo correto”.

A forma escrita é OK, ou okay e, informalmente, fala-se também okey-dokey ou okey-doke. A palavra pode ser usada também como verbo regular, significando “aprovar”, “endossar”. Por exemplo: He OK’d everything ou He okayed everything. “Ele aprovou tudo.”

Há também a expressão A-OK, significando “excelente”, que vem da era espacial. Foi usada pela primeira vez na década de 1960 pela NASA, nos Estados Unidos, para indicar que todos os sistemas estavam em perfeitas condições – All systems OK (abreviada para A-OK).


Tecla SAP com Ulisses Carvalho

Assista aos vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Dicas de vocabulário, pronúncia, phrasal verbs, Business English, gírias, expressões idiomáticas, como aprender inglês com música, falsos cognatos, como melhorar o listening, erros comuns e como evitá-los, estratégias de aprendizado e muito mais!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. OKEY-DOKEY: qual é o significado e a tradução dessa gíria?

Cf. WASSUP: o que a gíria “WASSUP?” significa?

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Speak up! We’re listening…

Você conhecia a origem de OK? Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber o que você achou da dica do Prof. Jack Scholes. Escreva para a gente no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse no Tecla SAP.

Dicas por e-mail

Conhecer a origem da abreviação OK já é um começo, mas você vai continuar perdendo oportunidades por não ser fluente em inglês? Até quando? Cadastre-se para receber as dicas do Tecla SAP por e-mail. Você vai passar a receber uma seleção dos melhores textos de um total de mais de 4.600 posts! É tudo grátis e você não leva nem 30 segundos para se cadastrar! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada! Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! O que você está esperando?

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais a conversa sobre a abreviação OK? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode também seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Referência

How do you say… in English?, de José Roberto A. Igreja, Disal Editora, 2005. Para obter mais informações sobre a obra, clique em “Ferramentas“, página em que indico livros, dicionários e ferramentas para consultas online.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. OK: qual é a verdadeira origem e o significado da sigla “OK”? […]

trackback

[…] Cf. OK: qual é a verdadeira origem e o significado da sigla “OK”? […]

Rinaldo Faria
3 anos atrás

Ulisses, assim como Vasquito abaixo, conheço a explicação da expressão referindo a Zero Kill quando havia contagem de mortes em guerras e o desejado era que realmente ninguém morresse e daí a expressão 0K como sendo bom, ótimo e etc.

Ulisses Wehby de Carvalho

Fala, Vasco! Parece que esta é mais uma das muitas lendas urbanas. Até hoje não vi nenhum estudo etimológico sério que confirme essa tese. Abração

Ulisses Wehby de Carvalho

Cris,

Obrigado pelas palavras sempre muito gentis. A gente se fala…

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Sidnei, como vai?

Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. A cada “morte” dessas é mais uma palavra incorporada ao seu repertório. Bons estudos!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Rogério, tudo bem?

Obrigado pelo comentário. Não é por falta de bons textos em inglês que os leitores do Tecla SAP, ou quem quer que seja, vai deixar de praticar a leitura, não é?

O foco aqui é outro. As pessoas que frequentam o Tecla SAP tem níveis bem variados de proficiência. Escrevo em português porque os textos terão alcance de 100%. Capisce?

Eu também já tinha visto essa versão que você apresenta sobre a origem de “OK”. Prefiro ficar com a do Jack Scholes porque ele pesquisou o assunto a fundo para fazer o livro. Deduzo que ele deva ter encontrado provas suficientes que corroboram o texto.

Abraços,

Graphixo
Graphixo
6 anos atrás

Interessante. Então até hoje a humanidade faz campanha ao Old Kinderhook.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Graphixo

Graphixo, tudo bem?

Acho que grande parte da “humanidade” desconhece a origem da abreviação… 😉 Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Abraços

Joao Roberto Mariano Ottoni
Joao Roberto Mariano Ottoni
6 anos atrás

Muito bom

Miguel Oliveira
Miguel Oliveira
8 anos atrás

a versão que conheço é “Order the King” quando os reis ingleses editavam as leis abaixo assinavam como sua ordem.

sonia_ametista (Sonia )
sonia_ametista (Sonia )
9 anos atrás
unsidiomas (UNS)
9 anos atrás
NELFIRE_oficial (NELFIRE)
tiagogcosta85 (Tiago TGC)
leozitoteixeira (Leonardo Teixeira)
leozitoteixeira (Leonardo Teixeira)
9 anos atrás
Vagner
Vagner
9 anos atrás

A origem que sabia de OK esta ligada a duas palavras gregas: OLA KALA (tudo bem). Aprendi isso em Atenas há pouco tempo atras.

Paula
Paula
9 anos atrás

Me disseram uma vez que Ok tinha vindo depois de uma guerra.

Liz
9 anos atrás

Eu tbm sabia essa da guerra…Agora tbm sei a da campanha =D asahsuah

Dominique
Dominique
9 anos atrás

Eu já conheci 3 versões sobre a origem do “OK”.
1. A campanha presidencial;
2. 0-Killed;
3. “orl-korrect” – marcado em carregamentos bélicos para indicar que as armas contidas em determinado carregamento estavam ok e poderiam ser despachadas e usadas.

A-OK eu realmente só conhecia como “all correct”, usada pela NASA.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
10 anos atrás

Também ouvi dizer que a expressão tinha vindo do 0Killed.
Nenhuma pessoa morta em qualquer situação de uma guerra, pode ser considerado como OK (aprovados). Uma guerra é mais divulgada do que uma campanha eleitoral, talvez por isso as pessoas acham que tenha vindo da guerra, onde talvez tenham visto o termo pela primeira vez.

Muito interessante!

Abraço,
Luiz Fernando.