Tempo de leitura: 1 minuto
by Jack Scholes
Qual é a origem de OK?
OK
[OK; certo; correto; aprovado]
- Is everything OK with you?
- Está tudo bem com você?
O termo, hoje em dia mundialmente conhecido, surgiu no século XVIII, na campanha para a reeleição do Presidente Martin Van Buren (1782-1862) nos Estados Unidos. O apelido dele era Old Kinderhook (ele nasceu em Kinderhook, Nova York) e, em 1840, as iniciais O.K. se popularizaram como lema de sua campanha para indicar que, com Old Kinderhook como presidente, tudo estaria ótimo. De forma humorística, também dizia-se que OK era sigla para “orl korrect” – all correct -, ou seja, “tudo correto”.
A forma escrita é OK, ou okay e, informalmente, fala-se também okey-dokey ou okey-doke. A palavra pode ser usada também como verbo regular, significando “aprovar”, “endossar”. Por exemplo: He OK’d everything ou He okayed everything. “Ele aprovou tudo.”
Há também a expressão A-OK, significando “excelente”, que vem da era espacial. Foi usada pela primeira vez na década de 1960 pela NASA, nos Estados Unidos, para indicar que todos os sistemas estavam em perfeitas condições – All systems OK (abreviada para A-OK).
Leia também…
Cf. OKEY-DOKEY: qual é o significado e a tradução dessa gíria?
Cf. WASSUP? Qual é o significado e a tradução da gíria “WASSUP”?
Cf. Tecla SAP no WhatsApp? O Tecla SAP tem canal no WhatsApp!
Pegadinhas de Pronúncia – Nomes de Lugares (países, estados, cidades etc.)
Aqui você encontra as pegadinhas de pronúncia dos nomes de países, estados, cidades, rios, lagos, montanhas etc. Alguns exemplos: Qatar, Worcestershire, Yorkshire, Greenwich, Miami, Haiti, Massachusetts, Arkansas, Leicester, Hawaii, Thailand, Seoul, Thames, Edinburgh, Atlanta, Seattle, Kansas, Tucson, Punxsutawney, Auckland, entre vários outros.
Todos os vídeos estão repletos de exemplos em que nativos da língua inglesa pronunciam essas palavras em situações reais. Todo o material é legendado em inglês e português. As instruções para você ativar as legendas estão nas descrições dos vídeos.
Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!
Os campeões de audiência do Tecla SAP
Cf. Tecla SAP no WhatsApp? O Tecla SAP tem canal no WhatsApp!
Cf. Listening? Como melhorar o listening? A dica que você nunca viu!
Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?
Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!
Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los
Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas
A playlist Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas apresenta vídeos curtos, com duração de cerca de dois minutos, que abordam as pronúncias daqueles nomes de marcas e pessoas que têm o potencial de gerar algum ruído na comunicação, caso não sejam pronunciados seguindo o padrão usado pelos falantes da língua inglesa. Ao mesmo tempo, a série oferece, portanto, informações valiosas para você aprimorar tanto a pronúncia quanto a compreensão auditiva.
É inegável que a pronúncia desempenha um papel central na comunicação eficaz. Assim sendo, uma pronúncia nítida e precisa não só impulsiona sua confiança ao se expressar em inglês, mas também se mostra essencial para seu êxito no universo acadêmico e também no mundo dos negócios.
Aprenda a pronunciar em inglês os nomes de marcas e pessoas famosas. Não deixe de conferir estes vídeos: Tommy Hilfiger, Budweiser, Stella Artois, Levi’s, Heineken, Gal Gadot, Sephora, Apple, Xiaomi, Burberry, Michelob, Billie Eilish, Ray-Ban, Vicks VapoRub, McDonald’s, YouTube, LinkedIn, Timothée Chalamet, Bvlgari, Huawei, Saoirse Ronan, Nike, Zendaya, Xochitl Gomez, Chris Hemsworth, Ke Huy Quan, Beyoncé, Adele, Siouxsie Sioux, Rihanna, Matthew McConaughey, Avril Lavigne, SHEIN, BYD, Taylor Swift, Matthew Perry, Sinéad O’Connor, RAM Rampage, Ford Ranger, entre muitos outros.
Todos os exemplos são legendados em inglês e em português para que não restem dúvidas de vocabulário e de compreensão de texto. As instruções para você ativar as legendas estão nos rodapés dos vídeos.
Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!
Speak up! We’re listening…
As informações deste post foram úteis? As explicações e os exemplos foram claros? O conteúdo foi de alguma forma relevante para o seu aprendizado de inglês? A equipe do Tecla SAP quer muito saber o que você tem a dizer com o intuito de oferecer mais conteúdo que seja de fato relevante para você.
Enfim, acreditamos no poder da interação e em aprender uns com os outros. Use, portanto, a seção de comentários a seguir para enviar perguntas, compartilhar sua opinião ou só agradecer. Seus comentários não apenas nos ajudam a melhorar, mas também criam uma comunidade vibrante de entusiastas do estudo da língua inglesa.
Em suma, vamos tornar a aprendizagem de idiomas uma jornada colaborativa. Com certeza, sua voz é mesmo muito importante. Não hesite, deixe um comentário e vamos iniciar a conversa!
Referência
How do you say… in English? Expressões coloquiais e perguntas inusitadas para quem estuda ou ensina inglês!, de José Roberto A. Igreja, Disal Editora. Para obter mais informações sobre a obra, clique em Ferramentas, página em que indico livros, dicionários e ferramentas para consultas online. Adquira seu exemplar com total conforto e segurança na Amazon.
Posts mais recentes
- ISLAND? Qual é a pronúncia adequada?
- HUGH GRANT? Qual é a pronúncia do nome do ator britânico?
- MAHERSHALA ALI? Qual é a pronúncia do nome do ator?
- MAINTENANCE? Como se pronuncia essa palavra?
- STREAMING? Qual é o significado e a tradução do anglicismo?
Viva lá patria
[…] Cf. OK: qual é a verdadeira origem e o significado da sigla “OK”? […]
[…] Cf. OK: qual é a verdadeira origem e o significado da sigla “OK”? […]
Ulisses, assim como Vasquito abaixo, conheço a explicação da expressão referindo a Zero Kill quando havia contagem de mortes em guerras e o desejado era que realmente ninguém morresse e daí a expressão 0K como sendo bom, ótimo e etc.
Fala, Vasco! Parece que esta é mais uma das muitas lendas urbanas. Até hoje não vi nenhum estudo etimológico sério que confirme essa tese. Abração
Cris,
Obrigado pelas palavras sempre muito gentis. A gente se fala…
Abraços
Sidnei, como vai?
Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. A cada “morte” dessas é mais uma palavra incorporada ao seu repertório. Bons estudos!
Abraços
Rogério, tudo bem?
Obrigado pelo comentário. Não é por falta de bons textos em inglês que os leitores do Tecla SAP, ou quem quer que seja, vai deixar de praticar a leitura, não é?
O foco aqui é outro. As pessoas que frequentam o Tecla SAP tem níveis bem variados de proficiência. Escrevo em português porque os textos terão alcance de 100%. Capisce?
Eu também já tinha visto essa versão que você apresenta sobre a origem de “OK”. Prefiro ficar com a do Jack Scholes porque ele pesquisou o assunto a fundo para fazer o livro. Deduzo que ele deva ter encontrado provas suficientes que corroboram o texto.
Abraços,
Interessante. Então até hoje a humanidade faz campanha ao Old Kinderhook.
Graphixo, tudo bem?
Acho que grande parte da “humanidade” desconhece a origem da abreviação… 😉 Obrigado pelo comentário. Volte sempre!
Abraços
Muito bom
a versão que conheço é “Order the King” quando os reis ingleses editavam as leis abaixo assinavam como sua ordem.
Tbm conhecia a expressão “OK” como abreviatura de “Order the King”.
RT @teclasap: Curiosidades: OK http://tinyurl.com/5twln7
RT @teclasap: Curiosidades: OK http://tinyurl.com/5twln7
RT @teclasap: Curiosidades: OK http://tinyurl.com/5twln7
RT @teclasap: Curiosidades: OK http://tinyurl.com/5twln7
RT @RBRapha: O que significa OK? E AOK? https://www.teclasap.com.br/2007/12/17/curiosidades-ok/ (via @TeclaSAP)
A origem que sabia de OK esta ligada a duas palavras gregas: OLA KALA (tudo bem). Aprendi isso em Atenas há pouco tempo atras.
Me disseram uma vez que Ok tinha vindo depois de uma guerra.
Eu tbm sabia essa da guerra…Agora tbm sei a da campanha =D asahsuah
Eu já conheci 3 versões sobre a origem do “OK”.
1. A campanha presidencial;
2. 0-Killed;
3. “orl-korrect” – marcado em carregamentos bélicos para indicar que as armas contidas em determinado carregamento estavam ok e poderiam ser despachadas e usadas.
A-OK eu realmente só conhecia como “all correct”, usada pela NASA.