Thaís Bueno

Tempo de leitura: 1 minuto

Thaís Bueno

Thaís BuenoSempre gostei muito de estudar idiomas e tenho um grande interesse pelas diferenças que encontramos entre um idioma e outro e pelo porquê de cada um funcionar de uma maneira ou de outra. Na época da faculdade (2001), quando cursava Letras na Unicamp, esse meu interesse foi tomando forma e acabei focando minha atenção no campo da tradução – mais especificamente, na teoria da tradução. Na mesma época, comecei a trabalhar como tradutora e revisora freelancer.

De lá para cá, meu amor pela tradução (e também pela língua inglesa) só cresceu, e em todos esses anos eu tive a oportunidade e o privilégio de aliar prática e teoria: enquanto trabalhava com o inglês nas mais diversas áreas (publicidade, ensino, pesquisa & desenvolvimento), fiz meu mestrado em teoria da tradução (Unicamp), desenvolvendo uma pesquisa sobre os idiomas e os dialetos falados na região da fronteira entre o México e os Estados Unidos (o famoso Spanglish é um deles). Além dessas atividades, tive também a oportunidade de lecionar língua inglesa para alunos de um curso de graduação em Letras da Faculdade de Americana, o que acabou se tornando, para mim, uma experiência fantástica e também um aprendizado (professores sabem muito bem que ensinar é, também, aprender).

Hoje, além de contribuir com o Tecla SAP, sou doutoranda em teoria da tradução (também pela Unicamp) e cofundadora da Escrevedoria, uma empresa online de consultoria textual, onde trabalho como tradutora e revisora de textos.

Após todos esses anos, o que posso concluir de minha experiência com a língua inglesa é que, assim como a prática profissional, o estudo das questões teóricas que envolvem essa prática é extremamente importante. Ao aliar teoria e prática, principalmente no campo da tradução, o profissional de línguas pode conduzir seu trabalho a partir de perspectivas muito mais interessantes e realizar atividades que são não apenas um campo de trabalho, mas uma forma de deixar nossa própria cultura ainda mais rica.

E-mail: [email protected]