• ricardo

    Ola. Na verdade como disse o professsor Ulisses, a forma mais simples e objetiva de se fazer um pedido por alguma coisa numa lanchonete ou num restaurante e onde quer que seja e so dizer: “Can you get me a Pepsi please?” Ou “Can I have a pepsi please?” Mas como nos dias de hoje o tempo e curto para todos inclusive para a pessoa que esta te servindo na lanchonete o ideal seria dizer simplesmente “Pepsi please.” Se nao for servida de latinha e sim de copo poderao te perguntar se vc quer small, regular(medium) ou large. E se perguntarem se pode ser pepsi porque so tenha essa marca e so falar “It s all right.” Finalmente depois disso nao esquecer de dizer “Thank you .” abraco.

  • Felipe

    Originalmente a sonoridade é a mesma da própria letra “a”(ei), porém é hábito, especialmente na conversa mais rápida e coloquial soar como “ã”(ou “ah”).

  • Murilo

    Olá Ulisses, sou um novo leitor do “tecla sap”, o tema que trago já pode ter sido abordado anteriormente, porém não encontrei nada enquanto em minhas “andanças” pelas páginas anteriores daqui, anyway. No último fim de semana conheci um americano, e durante nossas conversas, percebi que ele falava: “a” cup of tea; “a” glass of coke… com esse “a” mais fechado, meio com som de “an”. Totalmente diferente com o que usualmente aprendemos nos cursos de inglês aqui do BR, com a sonoridade do “a” bastante aberta, é errado dizer “a” (com som aberto)? Até mais!

    • Vitorio

      Ele não era um ingles? nas séries de tv que eu vejo, quase todos os ingleses falam o “a” dessa forma que você disse, como um “ei” “an”.
      Até!

    • Luiz A. Souza

      O artigo indefinido “a” tem 3 pronúncias: tanto “ah”, quanto “ei” (que nem a letra A mesmo) e “uh” (como o nosso “an” de “antes”, em português). Pode usar qualquer uma quando vier à telha.

  • Tati

    Aqui em Cingapura eles usam “can” o tempo inteiro.
    “I want a beer, can?” E a resposta: “can, can”

    • Tati,

      Interessante! Obrigado pela colaboração. Volte sempre!

      Abraços a todos

  • Evandro

    Hi Ulisses,
    I have read Denilso’s articles and now yours and I think both of you are right, even because this subject may confuse a bunch of people. Very well explained!

    Thanks!!

    • Evandro,

      Tudo bem? Obrigado pelo feedback positivo. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

      Abraços a todos