Educação: Abrace essa causa!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

O manifesto

O Alessandro Brandão, do English Experts, acaba de publicar um manifesto chamado “Educação: divulgue essa ideia” em prol dos blogs educativos. Como o Tecla SAP foi citado, me sinto compelido a afirmar que concordo com as observações do colega blogueiro. Em seu texto, o Alessandro realça a importância do trabalho de divulgação desempenhado pelos leitores dessas publicações. Um link, uma recomendação, um “curtir” no Facebook, um RT no Twitter, enfim, qualquer incentivo na divulgação é sempre muito bem-vindo.

Você e a educação

Também acredito que os internautas brasileiros ainda não descobriram a importância do papel que podem desempenhar na educação de nosso país. Pode até parecer utopia, mas uma simples indicação tem o potencial de fazer despertar em alguém o interesse pelo estudo e pode, em última análise, proporcionar melhores condições de vida a muita gente. Por que não? Quanto mais gente pensar e agir assim, maiores serão as chances de vermos mais histórias como estas: Atitude: My hat’s off to you!Feedback é bom e eu gosto!.

O gargalo que pode sufocar

Muitos leitores do Tecla SAP sabem que sou intérprete de conferência, ou seja, atuo no mercado de tradução simultânea há muitos anos. Estou, portanto, habituado a traduzir consultores, pesquisadores, professores, pensadores, executivos de diversos setores da economia, entre outros profissionais de renome. Todos são unânimes ao afirmar que a economia brasileira vem crescendo a passos largos nos últimos anos. Não há dúvida entre eles de que o principal gargalo para a consolidação de nosso país no grupo das nações desenvolvidas será justamente a escassez de mão-de-obra qualificada. É lógico que não se trata somente de falta de gente com domínio da língua inglesa. O problema é bem mais amplo, infelizmente. O estudo de inglês é apenas um passo na direção certa. Pequeno, eu sei, porém muito importante. Em suma, o país precisa estar preparado não só para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 – exemplos concretos que podem evidenciar essa carência -, mas para encarar desafios ainda maiores no futuro.

Os blogs da campanha

Os blogueiros convocados a participar da campanha são os seguintes:

Mouses à obra!

Se o boca-a-boca, ou melhor, o clique-a-clique foi tão intenso durante a campanha das últimas eleições, por que não daria certo mais uma vez? Sei que os leitores do Tecla SAP são bastante engajados e que vão participar ativamente. Afinal de contas, a causa é mais do que nobre, não é mesmo? Portanto, participe divulgando este post ou qualquer texto deste ou de outro blog educacional. Não deixe de expressar sua opinião na seção de comentários abaixo. Sugestões são muito bem-vindas.

Eu acredito na educação, e você? Mouses à obra. Faça a sua parte!