Esqueleto no armário: qual é o significado da expressão?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Agenor Soares dos Santos

Esqueleto no armário

Esqueleto no armário (locução nominal) (fins do século 20)
[SKELETON IN THE CLOSET (AmE); SKELETON IN THE CUPBOARD (BrE)]

esqueleto no armário

Segredo embaraçoso ou vergonhoso, do próprio passado ou da família.

Na década de 40, Agenor Soares de Moura criticou severamente, em três oportunidades, a tradução literal dessa expressão (2004: 1944 a 1946). De fato, o empréstimo foi feito bem mais tarde, mas hoje é corriqueiro, como argumenta Vera Lúcia Santiago Araújo (2001: 149/150): ela cita crítica feita, na revista Veja, ao tradutor do filme britânico “Quatro Casamentos e um Funeral” (1997), por ter traduzido literalmente a frase em uma leganda, e em seguida mostra que a mesma revista, pouco depois, a empregou em texto seu; dá exemplo de três outras publicações, concluindo que, “por essas reportagens, constata-se que a expressão é uma forte candidata a se transformar em clichê no português do Brasil”.

E as abonações do nosso corpus são ainda mais antigas: “Há outros candidatos (…) supostamente, com esqueletos no armário. Por que só os seus esqueletos aparecem?”. (Ricardo Amaral, Folha de São Paulo, 1989) / “O assunto, verdadeiro esqueleto no armário (…), foi levantado, ironicamente, por repórteres investigativos de uma emissora independente”. (Ana Maria Bahiana, Imprensa, 1989). Esta é uma amostra típica da presença constante das traduções e da imprensa na introdução dos empréstimos. > 4.4.

Cf. Como dizer “sair do armário” em inglês?

Cf. Gosto mesmo é de homem! Histórias de cabine…

Cf. CLOSET x LOCKER x CUPBOARD: como se diz “armário” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Gostou da dica do Prof. Agenor sobre “esqueleto no armário”? Você já tinha ouvido falar dessa expressão? Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber se as informações fora de alguma forma úteis para o seu aprendizado ou se você já conhecia a expressão “esqueleto no armário”. Envie sua resposta na seção de comentários abaixo. Muito obrigado pelo interesse e participação.

Dicas por e-mail

Faça o seu cadastro agora e já comece a receber as atualizações do Tecla SAP por e-mail. O cadastro é rápido e grátis – basta digitar nome e e-mail para você também receber os boletins semanais com o melhor dos quase 4.400 posts. E você ainda ganha dois e-books de presente!

Quero receber as dicas de inglês mais os dois e-books!

Referência: “Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português” de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Adquira seu exemplar com total conforto e segurança no site da Disal Distribuidora.