IPI: existe Imposto sobre Produtos Industrializados em inglês?

Tempo de leitura: 2 minutos

Marina Bevilacqua de La Touloubre

IPI

Como dizer “Imposto sobre Produtos Industrializados” (IPI) em inglês?

ipi

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
[Brazilian federal excise tax; Brazilian federal value-added tax on manufactured goods* (Trib.); Cf. ICMS]

*O IPI é imposto federal brasileiro cobrado sobre mercadorias industrializadas, estrangeiras e nacionais. É um imposto seletivo, porque sua alíquota varia de acordo com a essencialidade do produto, e não cumulativo, ou seja, em cada fase da operação é compensado o valor devido com o montante cobrado anteriormente. Sua não cumulatividade o aproxima dos chamados impostos sobre valor agregado. No Brasil, o IPI e o ICMS (tributo estadual) têm sistemática típica de tributo sobre valor agregado, já que a ambos se aplica a compensação do valor devido em cada operação com a importância cobrada nas operações anteriores. Calcula-se o valor do imposto na saída, e desse montante são deduzidos os tributos da entrada. Assim, o imposto acaba por incidir efetivamente sobre o valor agregado a ele pelo agente econômico.

Nos Estados Unidos, o excise tax é imposto cobrado sobre a industrialização, venda ou uso de mercadorias. Para que o interlocutor norte-americano, ou conhecedor desse sistema tributário, entenda do que estamos falando, a sugestão é que se transporte o conceito de IPI para o contexto estadunidense, chamando-o de Brazilian federal excise tax. A correspondência não é exata, mas tornará clara a natureza do tributo. O mesmo se diga do ICMS (tributo estadual), que poderemos chamar de Brazilian state excise tax.

Na Europa, o imposto sobre valor agregado é amplamente aplicado. Por isso, se o leitor estiver diante de operador do direito oriundo de um ordenamento jurídico europeu, poderá designá-lo Brazilian federal value-added tax (o mesmo podendo fazer com o ICMS: Brazilian state value-added tax) e desse modo fazer-se entender.

Cf. VAT: o que a sigla “VAT” quer dizer?

Cf. Como traduzir “ICMS” para inglês?

Cf. Nota fiscal: como dizer “nota fiscal” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Você sabia dizer “IPI” em inglês? Nós aqui do Tecla SAP queremos saber se as informações serviram para você ampliar seus conhecimentos. Envie, por favor, sua resposta na seção de comentários, no rodapé desta página. Agradecemos a participação.

Referência

Dicionário Jurídico Bilíngue – Português > Inglês, Inglês > Português, de Marina Bevilacqua de La Touloubre, Editora Saraiva, 2010. Leia a sinopse e adquira seu exemplar no site da Disal Distribuidora.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments