Feedback é bom e eu gosto!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

Recebi um e-mail há alguns dias e fiquei realmente comovido com o relato do Emanuel, um jovem de apenas 24 anos, mas provido de muita determinação. Reproduzo o texto aqui no blog, com autorização do autor, é claro, para que o relato possa, quem sabe, motivar mais pessoas. Bons exemplos devem mesmo ser imitados!

Obrigado por ter me contado a história, Emanuel. Eu é que tenho de te agradecer! É mesmo muito bom saber que um pequeno gesto, que a princípio parece ser até insignificante, pode mudar o destino de uma pessoa.

Aos leitores que também são professores recomendo muito cuidado com aquilo que dizemos. Não são todos, infelizmente, mas tem aluno que segue nossos conselhos! 😉

CfEducação: Abrace essa causa!

Abraços a todos

Olá Ulisses,

Meu nome é Emanuel Gumiere de Aguiar e tenho 24 anos de idade. Acredito que você não se lembre de mim, algo que seria normal, porque escrevi para você em 2006, após assistir a sua entrevista no programa do Jô Soares, que foi para mim um excelente exemplo de um verdadeiro profissional.

Na época, perguntei a você sobre como é a vida de um tradutor, pois eu gostaria de seguir essa carreira. No entanto, como muitos me criticavam, resolvi pedir sua opinião. Tomei suas palavras como lição; você disse não acreditar em coisas desse tipo e afirmou que existem profissionais que dão certo, que realizam seus sonhos e seguem adiante.

Recebi um incentivo tão grande da sua parte, que iniciei o curso de inglês e fui em frente. Todos ficaram impressionados com minha dedicação e facilidade no aprendizado do idioma. Agora, depois de formado pelo curso da Wizard, pretendo fazer a prova FCE da Universidade de Cambridge enquanto me preparo para entrar numa faculdade de Tradução e Interpretação.

Hoje, as pessoas sabem que tenho um bom nível de conhecimento da língua inglesa mas, como moro no interior do Rio de Janeiro, onde não há multinacionais, não existem muitos profissionais que poderiam servir de referência para mim. Existem muitos professores, mas não tradutores.

Trabalho na área financeira de uma indústria (totalmente diferente do que busco) para obter fundos e dar continuidade aos meus planos. Nesta Indústria, estão acontecendo negociações em inglês com fornecedores e empresários. Para auxiliá-lo nesse trabalho, meu supervisor recorreu a uma das melhores professoras de inglês da cidade, com quem eu havia tido aulas durante um longo período. Quando soube que eu trabalhava no mesmo departamento, ela me indicou para fazer o trabalho, o que para mim foi uma surpresa muito agradável. Estou fazendo, portanto, minhas primeiras traduções e gostaria que você soubesse que, se cheguei até aqui, foi pela vontade de Deus, é claro, e também por conta de seu exemplo e da segurança que você me passou naquela entrevista.

Achei que seria importante você saber disso, pois estou emocionado com tudo o que está acontecendo comigo e gostaria de dividir esta emoção com você. Agradeço muito sua atenção! Obrigado pelo incentivo!

Emanuel Gumiere de Aguiar

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Eduardo César
9 anos atrás

Só posso dizer duas coisas:

Parabéns Ulisses.

Parabéns Emanuel.

E muito obrigado por compartilharem esta excelente experiência.

Davi
Davi
9 anos atrás

Oi Ulisses,

Tambem agradeço a ajuda que o blog me da, sou intercambista nos EUA no momento e o blog me ajuda com girias. Queria saber a melhor forma de comunicar com vc, por email, pra que vc possa me dar dicas coisas do tipo.

Muito Obrigado!

Itibrão Motta
Itibrão Motta
9 anos atrás

Gostaria de dizer muitas coisa. Obrigado e continue esse trabalho maravilhoso. Desde a entrevista do Jó que venho acompanhando o seu trabalho.

Viviane
Viviane
10 anos atrás

Parabéns ao Ulisses e ao rapaz que não se permitiu esmorecer diante das dificuldades! O Tecla SAP é um site que ajuda muitas pessoas de diversas formas, sendo ampliando seu conhecimento da língua ou mudando suas histórias, como foi o caso do Emanuel. Parabéns a todos os envolvidos!

Antonia
11 anos atrás

Olá! Gostei muito do seu site, inclusive, estou comentando sobre ele hoje no meu blog (neon english). Aliás, eu o encontrei por acaso, pois estava procurando notícias sobre o falecimento de Ronnie James Dio (an amazing singer). Muito bom trabalho o seu, continue assim! Abraços!

Julia
11 anos atrás
Reply to  Antonia

Antonia,

Obrigada pelas palavras simpáticas. Nós do Tecla SAP agradecemos a sua participação. Seja bem-vinda!

Abraços.

Drica
12 anos atrás

Beautiful story…brought tears to my eyes..
Congratulations….

Alu6(sic)6Card
Alu6(sic)6Card
12 anos atrás

Ulisses ruleiaaa!o/
1 comentario akee no blog xD
amei amei amei
pessoas como voce que inspiram campeoes como o Emanuel ai!
daqui a algum tempo sera eu se deus quiser krinha!^^
to no segundo ano do ensino medio e sempre quis fazer ingles com pos graduação pela UNB

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Que legal ter lido isso. Vai com Fé em Deus, na força, coragem e determinação que você chega lá

Vinício
Vinício
13 anos atrás

Oi, tenho 17 anos e sou estudante do ensino médio e técnico em administração. Desde o primeiro contato com o idioma, em 1999, tenho apreciado tal descoberta e a menos de três anos tenho estudo inglês fora da escola, num curso.
É a primeira vez que estou por aqui e, encontrei o site por meio de uma comunidade de intercâmbio no orkut.
Assim como o dono do relato, também sou do interior do Rio de Janeiro e, como um típico estudante prestes a encarar o mercado de trabalho, cada vez mais tenho pensado em realizações e ideologias…
Achei ser importante postar aqui porque ao ler todos esses relatos não somente profissionais, mas também de vida, realmente me conduziu mais força de vontade em sustentar um sonho meio utópico para um menino que mora onde moro, que é o de fazer intercâmbio.
O melhor ao ler essas declarações é que traz sensações de algo como um conforto, por incentivo de um desconhecido, quando pessoas ao seu lado (ou você mesmo) incentivam, mas não acreditam que possa ser real.
Então, assim como o Ulisses, espero daqui a pouco tempo poder voltar aqui e também relatar uma conquista minha.

Grande abraço a todos…
muita luz…
obrigado!

wagner
13 anos atrás

poxa cara poucas pesoas hoje em dia
tem essa insistencia e perseverança
e para todos os brasilerios é uma lição de vida
que Deus te ajude nessa tragetoria
e que vc possa fazer muito mais muito sucesso nessa sua carrera

meu sonho é fazer um intercambio ou estudar ou fazer facul ou mestrado ou doutorado seja lah o que for fora do pais na espanha ou na inglaterra
mais a minha familia infelizmente naum tem codiçoes maism eu estou estudando

e se Deus quiser eu chego lah
e tbm qaundo eu chegar lah vou deixar aqui o meu depoimento para todos verem que com o seu inceitvo muitas pessoas podem conseguir

fica com Deus mano

Katya
Katya
13 anos atrás

Olá,

Amei esse blog e ainda mais esse depoimento.
Estou chorando de tão emocionada que fiquei.
Tô muito feliz com seu sucesso profissional e PESSOAL.

Felicidades

Ivan Cortez
13 anos atrás

Emanuel, vc é fonte de inspiração para nós!

Roger
Roger
13 anos atrás

Uma história que sem dúvidas é um exemplo de dedicação, fé e força de vontade. Com tais ingredientes, não há ninguém que possa impedir o resultado positivo e tão pouco tempo.

Abraço

Flávio Silva
Flávio Silva
13 anos atrás

Parabéns Emanuel pela determinação e pelos resultados colhidos hoje.

Não é a primeira vez que faço isso, mas nunca é demais. Parabéns Ulisses pelo seu trabalho e dedicação de todos os dias publicar algo novo para nós internautas. Seu trabalho assim como de outras dezenas de blogueiros, podcasteiros (essa ficou feio), professores, estudantes e admiradores da lingua inglesa é o que faz com que eu continue estudando mais e mais.

Recebo dezenas de materiais mandados por vocês tanto do Brasil como de gente de outros países que realizam esse trabalho maravilhoso.

Quando vejo pessoas dizerem que fizeram 5 anos de curso e não aprenderam nada sei que foi em grande parte por falta de dedicação. Tenho uma rotina diária reservada para o estudo de inglês, e hoje poucos meses após iniciado meus estudos já tenho bons resultados do meu empenho.
Grande parte disso é contribuição de vocês.

Não tenho nenhuma intenção de trabalhar como tradutor ou carreira voltada ao ensino de linguas. Admiro muito aqueles que tem plena fluência de um outro idioma ou vários deles. Tenho como objetivo comunicar-me bem em inglês e fazer meu trabalho da melhor forma possível.

Continue com seu trabalho.
Abraços !!!

Mário Lima
13 anos atrás

Olá tudo bem?
Meu nome é Mário, sou de Recife-PE. Ensino inglês há mais ou menos uns 12 anos e recentemente resolvi criar um blog que tratasse do uso da língua inglesa e suas situações. Estou iniciando nesse meio blogueiro e descobri seu blog por acaso no google. Gostei muito devo dizer que o meu não é lá tão bom quanto o seu, mas espero um dia chegar lá. Parabéns!
Gostaria de saber se posso colocar um link do seu blog la no espaço reservados para blogs recomendados. Pode ser?
Muito obrigado.
See ya later!!
ps. O endereço do meu blog é: http://esinstitute.blogspot.com
Se der, dá uma passada por lá,ok?
Valew!!
Abração!!