LEASING: como dizer “leasing de automóvel” em inglês?

Tempo de leitura: 4 minutos

Leasing by Marcílio Moreira de Castro

LEASING

leasing

Como dizer “leasing de automóvel” em inglês?

O termo “leasing”, muito utilizado no Brasil, inclusive pela lei e pelos bancos, é incorreto, e não deve ser utilizado em inglês. Explicação abaixo, extraída do Dicionário de Direito, Economia e Contabilidade: Inglês-Português-Inglês, 4a Edição, Editora Forense, autoria Marcílio Moreira de Castro:

arrendamento mercantil; leasing. lease-purchase agreement; lease with option to purchase; lease with a purchase option [Downes, John. Dictionary of Finance and Investment Terms, 317; Black’s Law Dictionary 8th edition, p. 910; Ballentine’s Legal Dictionary and Thesaurus, p. 368].

No Brasil, o contrato de arrendamento mercantil é também chamado de “leasing”. Todavia, apesar de consagrado, este é um uso incorreto do termo em inglês, por dois motivos: primeiro, não há necessidade de colocar o termo “lease” no gerúndio “leasing”. Segundo, lease em inglês significa locação, pura e simplesmente, e não arrendamento mercantil.

Nos EUA, o contrato equivalente para o arrendamento mercantil ou o “leasing” brasileiro é lease with option to purchase ou lease-purchase agreement, conforme indicado acima. Veja a tradução das três modalidades de arrendamento mercantil abaixo.

  • leasing financeiro; leasing puro; arrendamento mercantil financeiro
  • lease with option to purchase; lease-purchase agreement
  • leaseback; leasing de retorno
  • leaseback; sale and leaseback [Black’s Law Dictionary 6th edition, p. 890].
  • leasing operacional; arrendamento mercantil operacional
  • operating lease [Black’s Law Dictionary 6th edition, p. 1091; Downes, John. Dictionary of Finance and Investment Terms, 414].

Business English

Assista aos vídeos da playlist Business English do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Conheça as palavras, expressões e abreviações mais comuns usadas no mundo dos negócios!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Licitação: de que maneiras podemos dizer “licitação” em inglês?

Cf. Dinheiro público: como dizer a expressão “dinheiro público” em inglês?

Cf. Inglês para empreendedores: vocabulário completo do inglês para negócios

Speak up! We’re listening…

Nós do Tecla SAP queremos muito saber o que você achou das dicas do Prof. Marcílio Moreira de Castro sobre a palavra leasing. Participe enviando sua opinião na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado!

Dicas por e-mail

Vai continuar perdendo oportunidades por não ser fluente em inglês? Até quando? Cadastre-se para receber as dicas do Tecla SAP por e-mail. Você vai passar a receber uma seleção dos melhores textos de um total de mais de 4.600 posts! É tudo grátis e você não leva nem 30 segundos para se cadastrar! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada! Você ainda ganha uma versão compacta do e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! O que você está esperando?

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar essa conversa sobre leasing nas redes sociais? Escolha uma das opções a seguir para deixar seu inglês sempre afiadíssimo! Afinal de contas, a gente nunca sabe quando vai precisar daquela palavra ou expressão na hora de se comunicar. Praticar constantemente é a solução!

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Você já deve ter ouvido diversas vezes que é importantíssimo manter contato constante com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de regularmente receber uma notificação para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nosso papo nas redes sociais. A gente se fala em breve…

Referência

Dicionário de Direito, Economia e Contabilidade: Inglês-Português-Inglês, de Marcílio Moreira de Castro, Editora Forense, 4a. edição, 2013. Leia a resenha da obra para obter mais informações.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. Como dizer “leasing de automóvel” em inglês? […]

trackback

[…] Cf. Como dizer “leasing de automóvel” em inglês? […]