Prazer? É possível aprender inglês com prazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ulisses Wehby de Carvalho

Prazer? É possível aprender inglês com prazer?

O que é aprender inglês com prazer? Já escrevi aqui no Tecla SAP e em quase todos os meus livros sobre a importância da exposição para se aprender um idioma estrangeiro. Sabemos que estar em contato com o inglês o maior tempo possível é importantíssimo, mas é preciso também levar em conta outros aspectos na hora de escolher o que vamos ler ou estudar.

prazer

Usar o idioma como ferramenta e não como um fim em si mesmo é o segredo para se aprender uma língua estrangeira sem grandes percalços. Explico: parar de fazer o que se está fazendo para estudar inglês não é algo muito animador. Estudar só por estudar quase sempre não rende os frutos que esperamos. Mas onde entra o prazer nessa história?

Cf. Exposição é EXPOSITION, EXHIBITION, EXPOSURE, EXHIBIT ou EXPO?

E o prazer?

Por outro lado, quando conseguimos conciliar o estudo do inglês com algo de que realmente gostamos, os resultados são muito mais positivos. Se, em vez de abrir um livro de gramática para fazer exercícios sobre, por exemplo, voz passiva, você lesse a entrevista do seu ator ou cantor favorito, tenho certeza de que você estaria aprendendo ou revendo um montão de estruturas, tempos verbais, preposições, vocabulário etc. e, quem sabe, até a própria voz passiva. E tudo isso acontece em um processo praticamente indolor e, convenhamos, com muito mais satisfação e prazer.

Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês

Se o seu barato for curtir as Garotas Superpoderosas, a Moto Velocidade, Harry Potter ou os tanques da Segunda Guerra Mundial, não faz a menor diferença. O importante é que você descubra alguma publicação na Internet, uma revista, um livro, um programa de TV etc. para que você possa correr atrás da informação de seu interesse. O inglês vai ser apenas a ferramenta que vai possibilitar esse acesso. Aliás, como deveria ser sempre.

Cf. 10 dicas infalíveis para aprender inglês

Repito: exposição ao inglês + assunto de seu interesse = menos dores no processo de aprendizagem e, é lógico, muito mais prazer! Perseverança, paciência, disciplina e muito trabalho são indispensáveis, é claro. Bons estudos e, principalmente, bom divertimento!

Inglês com música

Assista aos vídeos da série Aprender Inglês com Música e descubra de que maneira milhares de pessoas aliam prazer e diversão ao estudo da língua inglesa. Aprender inglês não precisa nem pode ser chato!

Cf. Textos Mastigados

Cf. A importância do contexto

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Speak up! We´re listening…

Gostou do post sobre como aprender inglês com prazer? Contribua enviando seu relato pessoal para que mais pessoas também descubram o prazer de aprender inglês. Sua história pode ajudar muita gente… Participe!

Pela educação…

Clique no ícone da rede social de sua preferência e compartilhe conteúdo educacional com os amigos. Muito obrigado!

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vai ser muito legal continuar essa conversa nas redes sociais! São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Ficou faltando falar de alguma rede social? 😉 Agora você só não mantém contato com a língua inglesa se não quiser! A gente se fala. A conversa pode ser sobre como aprender inglês com prazer ou sobre qualquer outro assunto de sua preferência. Muito obrigado pela participação.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ulisses Wehby de Carvalho

Sidnei, tudo bem? Muito obrigado pelos elogios ao trabalho no Tecla SAP e também por compartilhar sua experiência conosco. Espero que ela sirva de exemplo para muitas pessoas. Volte sempre! Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Ewerton, tudo bem?

Muito obrigado pelo comentário lúcido. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

Rafael Frederice
Rafael Frederice
7 anos atrás

Excelente como sempre, Ulisses!

Ulisses Wehby de Carvalho

Rafael, tudo bem?

Muito obrigado pelo elogio. Agradeço em nome de todos os colaboradores do Tecla SAP. Volte sempre.

Abraços

Rebeca
Rebeca
7 anos atrás

Oi Ulisses, bom dia!
Confesso que já sou inscrita nas suas redes sociais e lista de distribuição já há algum tempo… Mas só recentemente resolvi retomar meus estudos de inglês e passei realmente a ler, ver e ouvir seus posts, vídeos e afins. Antes tarde do que nunca, né? Rs.
Estou adorando as dicas e o jeito que você torna as coisas mais fáceis.
Quero e preciso aprender inglês, por questões pessoais e profissionais, então obrigada por facilitar nosso aprendizado. 🙂
Abraços,
Beka.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Rebeca

Oi, Beka!

Agradeço o interesse no Tecla SAP e as palavras simpáticas. É legal saber que o conteúdo está sendo útil para o seu aprendizado. A gente se fala…

Abraços

trackback

[…] Cf. Aprender inglês com prazer é muito mais fácil. Saiba como! […]

Rudolf Waller
Rudolf Waller
8 anos atrás

Bom dia, Ulisses!

Sempre tive birra de inglês. Desde quando era criança, na verdade. Agora está surgindo uma oportunidade e, para conquistá-la, tenho que ter inglês fluente. Coloquei a birra e a oportunidade na balança e não deu outra: TENHO QUE APRENDER inglês.

Caí no Tecla SAP por indicação de um grande amigo que, por acaso, é tradutor. Passei a achar que estou começando a entender a dinâmica da coisa. Passei a ler e assistir tudo que tem a ver com ficção científica, documentários e séries que curto, todos em inglês (viva a tecla SAP da TV e do blog hehehe). Estou APRENDENDO inglês.

Como ganho adicional do esforço, estou conseguindo acompanhar diversos vídeos que só conseguia assistir com legenda. É um mundo que se abre perante a mim. Mundo este que sempre existiu, eu só estava cego 🙂 Passei a praticamente só falar inglês em casa. Minha filha adora e sempre sentiu falta com que conversar. As idéas estão menos difíceis de serem transformadas em palavras. Claro, ainda está muito longe do ideal, mas comecei há somente 2 meses. O resultado do esforço é visível. Estou GOSTANDO DE APRENDER inglês.

Parte deste esforço cabe a você e à toda equipe.

VALEU!!!

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Rudolf Waller

Rudolf, tudo bem?

Que maravilha! São mensagens como a sua que me dão mais estímulo para continuar com o trabalho!

Se você me autorizar, gostaria de publicá-la em um post futuro do blog porque tenho certeza de que a sua história vai servir de referência para mais pessoas. Muito obrigado pelas palavras gentis e parabéns pelo esforço e dedicação.

Abraços

Marllon
Marllon
10 anos atrás

Exatamente como aconteceu comigo, 90% do inglês que sei não aprendi em cursinhos, aprendi JOGANDO VÍDEO GAME! 😀 (Em especial jogos online onde há interação entre os jogadores). O curso só me ajudou na questão de gramatica.

Malu
Malu
10 anos atrás

Ulisses, parabéns pelo seu trabalho. Suas dicas e incentivos ajudam a sair da zona de conforto e aprender muito mais.

Cris Neves
Cris Neves
10 anos atrás

Gosto muito do site,sem duvida alguma suas dicas tem me ajudado bastante.
Obrigada 😉

EHebeller (Érika Castro)
12 anos atrás

RT @teclasap: Atitude: Aprender inglês com prazer é mais fácil http://tinyurl.com/yfszsao

SpotOnCallan (Spot On Callan)

Good morning, pupils! RT @teclasap: Atitude: Aprender #inglês com prazer é mais fácil http://tinyurl.com/yfszsao #english

Iracema Improta
Iracema Improta
12 anos atrás

Dicas preciosas aqui, e por falar em prazer Ulisses, eu percebi que esse tipo de estudo que aparentemente parece não ter efeito pode ser a melhor forma para se estudar, como exemplo posso citar também, além dos já comentados aqui, jogos de internet! Sim!
Para aquele mais jovens (ou não)desocupados,como eu fico de vez em quando rs,experimente jogar um jogo onde apareça instruções
em inglês, com o tempo você vai perceber que já internalizou bastante vocabulário. Já aprendi diversas palavras que em contextos mais tradicionais não seriam tão fáceis de encontrar. (ex: jogos de ação e aventura – subst.: shield, battle, gloves, helmet; verb.: run, walk, jump, kick;
Jogos de cozinha – Subs.: spoon, fork, knife, bread,)
Só alguns exemplos
Try it!

@Gustavopereira
@Gustavopereira
13 anos atrás

Eu nem fiz promessas para 2011, mas uma delas é estudar muito mais inglês. Começo hoje a estudar bastante.

Quero sair do intermediário esse ano. 😀

monica
monica
13 anos atrás

o que mais gosto neste blog é que além da parte técnica, isto é, esclarecer dúvidas práticas, encontramos excelentes textos orientativos, elaborados com sensibilidade e sempre relacionados à vida cotidiana… isso é 10!
sempre que alguem me diz que tem dificuldade em “gostar” de aprender ingles, eu digo, tente então aprender o que voce gosta… em ingles.
Achei legal encontrar esse texto sugerido pelos especialistas no assunto que ratifica o que eu já pensava.
Abraços.

honesio
honesio
14 anos atrás

I WONT SPEAK OH MY GOD…………………..

Junior
Junior
14 anos atrás

Grande Ulisses. Sempre fui do tipo que começa uma coisa e no meio acaba arranjando outra e para a anterior, ou seja, um cara bem enrolado. Atualmente estou estudando inglês e japonês. Porém para ler o inglês eu tenho uma certa facilidade (Deus abençoe o Playstation e os Rpg’s), porém para falar e escutar é o meu maior problema. Você teria alguma dica para me ajudar ?
Aliás, assisti agora a entrevista no Jô. Você é igual a um amigo meu… kkkk ! Idêntico.. Hum, seu nome não é Rogério não ? rs
Abraçao e parabéns por esse site fantástico !!
Como você mesmo ‘disse’ em um post… Hoje em dia as informações estão todas de fácil acesso, e temos que lhe agradecer por estar disponibilizando-as para nós !

Tiago
Tiago
14 anos atrás

Boa noite!

Muito bom o texto a cima. Dito com simplicidade. O texto apresenta desejo, esforço, vontade.
Nao confuda o que eu digo, como um internauta de interesses, de proganda ou ate mesmo que apresenta palavras de satisfaçao ou elogios para determinados fins ocultos.
Apenas um comentario de quem gosta do site.
A simplicidade acho ser muito necessario no ensino ( para todas as disciplinas ). O estudante que deseja conquistar seu sonho, o seu suor sao perolas. O seu esforço significa Vida, estar vivo. Utilizar meios para sua conquista como foi dado no exemplo, adcionar temas de interesse, para estimular o aprendizado, é muito valido.
Eu confesso, faço isso no Chess Master. No estudo de aberturas. O programa de xadrez é todo ingles.

O que acho engraçado é as pessoas dizerem: Nossa é exaustivo! ( estudando e trabalhando, aqui um exemplo do que ocorre )
Tem expressao mais estranha que essa? Pois, se voce deseja algo e busca por ele, lembrando, o suor sao peroloas.
Ora! O caminho que voce traçou se voce realmente deseja, voce passa por ele. Do jeito que for a sua estrada.
Cada vida é uma e todo mundo é uma estrela. Basta descobrir em seu interior.

Abraços.

wagner
wagner
15 anos atrás

Ola eu estudo english sozinho e estou conseguindo assimilar muito bem todas as dicas, O site é muito bem elaborado parabéns.

Tati Viana
Tati Viana
15 anos atrás

Já achei uma ótima e divertida forma de aprender inglês: o seu blog :D!!!