Prazer? É possível aprender inglês com prazer?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ulisses Wehby de Carvalho

Prazer? É possível aprender inglês com prazer?

O que é aprender inglês com prazer? Já escrevi aqui no Tecla SAP e em quase todos os meus livros sobre a importância da exposição para se aprender um idioma estrangeiro. Sabemos que estar em contato com o inglês o maior tempo possível é importantíssimo, mas é preciso também levar em conta outros aspectos na hora de escolher o que vamos ler ou estudar.

prazer

Usar o idioma como ferramenta e não como um fim em si mesmo é o segredo para se aprender uma língua estrangeira sem grandes percalços. Explico: parar de fazer o que se está fazendo para estudar inglês não é algo muito animador. Estudar só por estudar quase sempre não rende os frutos que esperamos. Mas onde entra o prazer nessa história?

Cf. Exposição é EXPOSITION, EXHIBITION, EXPOSURE, EXHIBIT ou EXPO?

E o prazer?

Por outro lado, quando conseguimos conciliar o estudo do inglês com algo de que realmente gostamos, os resultados são muito mais positivos. Se, em vez de abrir um livro de gramática para fazer exercícios sobre, por exemplo, voz passiva, você lesse a entrevista do seu ator ou cantor favorito, tenho certeza de que você estaria aprendendo ou revendo um montão de estruturas, tempos verbais, preposições, vocabulário etc. e, quem sabe, até a própria voz passiva. E tudo isso acontece em um processo praticamente indolor e, convenhamos, com muito mais satisfação e prazer.

Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês

Se o seu barato for curtir as Garotas Superpoderosas, a Moto Velocidade, Harry Potter ou os tanques da Segunda Guerra Mundial, não faz a menor diferença. O importante é que você descubra alguma publicação na Internet, uma revista, um livro, um programa de TV etc. para que você possa correr atrás da informação de seu interesse. O inglês vai ser apenas a ferramenta que vai possibilitar esse acesso. Aliás, como deveria ser sempre.

Cf. 10 dicas infalíveis para aprender inglês

Repito: exposição ao inglês + assunto de seu interesse = menos dores no processo de aprendizagem e, é lógico, muito mais prazer! Perseverança, paciência, disciplina e muito trabalho são indispensáveis, é claro. Bons estudos e, principalmente, bom divertimento!

Inglês com música

Assista aos vídeos da série Aprender Inglês com Música e descubra de que maneira milhares de pessoas aliam prazer e diversão ao estudo da língua inglesa. Aprender inglês não precisa nem pode ser chato!

Cf. Textos Mastigados

Cf. A importância do contexto

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Speak up! We´re listening…

Gostou do post sobre como aprender inglês com prazer? Contribua enviando seu relato pessoal para que mais pessoas também descubram o prazer de aprender inglês. Sua história pode ajudar muita gente… Participe!

Pela educação…

Clique no ícone da rede social de sua preferência e compartilhe conteúdo educacional com os amigos. Muito obrigado!

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vai ser muito legal continuar essa conversa nas redes sociais! São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Ficou faltando falar de alguma rede social? 😉 Agora você só não mantém contato com a língua inglesa se não quiser! A gente se fala. A conversa pode ser sobre como aprender inglês com prazer ou sobre qualquer outro assunto de sua preferência. Muito obrigado pela participação.