Persistência e os atalhos para se aprender inglês

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Michael Jacobs

Persistência

A pergunta

Geralmente, quando estou conversando, não consigo entender o que se diz, por causa da rapidez, da tonalidade quase constante do interlocutor, das ligações das palavras ao serem enunciadas, omitindo sílabas inteiras muitas vezes; e, principalmente, por causa das expressões coloquiais que infestam o diálogo, deixando-me totalmente calada.

persistência

A resposta do Prof. Michael Jacobs

É sempre difícil acrescentar algo a uma afirmação como a sua, pois não tenho muitos conselhos originais. Uma coisa é certa: você não sofre de nenhuma doença terminal, nenhuma enfermidade física ou mental que a impeça de progredir no inglês (ou em qualquer outra coisa). Quanto às expressões idiomáticas e coloquiais que “infestam” os diálogos, não há nada a fazer senão aprendê-las, pois são absolutamente comuns no inglês falado fora da sala de aula (e também dentro dela, pelos melhores professores). “Aceitação” é a palavra mágica.

Que eu saiba, não há atalhos nem jeitinhos para aprender inglês. É treinar, perseverar, relaxar e não se cobrar tanto. O que você procura virá com tempo e doses cavalares de paciência. Persistência é o nome do jogo. Não há outra solução.

Cf10 dicas infalíveis para aprender inglês

Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês

Cf. Aprender inglês com prazer é muito mais fácil. Saiba como!

Speak up! We’re listening…

O que você achou das dicas do Prof. Michael Jacobs sobre persistência? Você se considera persistente? Acrescente seu ponto de vista ao debate na seção de comentários, no rodapé da página. Seu relato sobre persistência pode incentivar muitas pessoas. Sua contribuição será muito bem-vinda. Agradecemos em nome de todos os leitores do Tecla SAP.

Aprender inglês não precisa ser chato!

Assista a aula prática Inglês com música e saiba como aliar prazer e diversão ao estudo da língua inglesa. Aprender inglês não pode – nem deve! – ser um processo cansativo e interminável. Venha descobrir o que centenas de assinantes já sabem! Persistência é importantíssima, é claro, mas com alegria e descontração, tudo fico muito mais fácil, você não acha?

Referência

Tirando Dúvidas de Inglês, de Michael Jacobs, Disal Editora, 2003. Leia a resenha.