Dicas de inglês por e-mail

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

Boletim Tecla SAP e o filtro anti-spam

Quem se lembra do Boletim Tecla SAP? No século passado (calma, foi na década de 90!), comecei a distribuir dicas de inglês por e-mail para algumas poucas pessoas. Eu mesmo administrava a lista, que ia crescendo a cada semana. Resolvi transferir minha “mailing list” para um serviço profissional quando já não conseguia dar conta da administração de tantos pedidos para inclusão de e-mails, trocas de endereços etc. Optei pelo serviço oferecido pela Yahoogrupos, uma solução bem mais prática.

Ao alcançar os 2 mil assinantes, fui procurado pela Grupos, empresa brasileira que prestava serviço semelhante. Fiz a mudança e a lista não parou mais de crescer. Chegamos em poucos meses aos 20 mil assinantes! Mais alguns meses e o número de assinantes chegou a 70 mil! No entanto, ao mesmo tempo que observava o número de assinantes aumentar, percebia que o tráfego no site (ainda não era blog) não crescia na mesma proporção. A explicação estava nos filtros anti-spam. Muito embora a lista do Tecla SAP sempre tivesse sido do tipo opt-in, ou seja, as mensagens só são enviadas para quem se cadastra, a forma de disparo das mensagens é muito parecido com o das mensagens indesejadas. O filtro anti-spam detecta que um determinado servidor está enviando a mesma mensagem para 70 mil pessoas e “acha” que é spam.

RSS feed

O surgimento dos feeds (se precisar, assista ao vídeo “O que são feeds“), em tese, poderia ajudar a contornar o problema de spam. As dicas do Tecla SAP, que a essa altura já era um blog, começaram a ser distribuídas também dessa forma. Se você ainda não se cadastrou, clique e passe a receber as dicas por RSS.

FeedBlitz, FeedBurner e AWeber

Como o e-mail continuava sendo a forma preferida para muita gente, busquei outros sistemas de envio de mensagens. Avisei os usuários dos sistemas antigos para fazerem a migração para a FeedBlitz, mas nem todos se cadastraram na nova ferramenta porque, talvez, o aviso tenha sido bloqueado por um filtro anti-spam! Argh! 🙁 São 16 mil assinantes nessa plataforma que, teoricamente, recebem o conteúdo do blog todos os dias.

Depois passei a usar o serviço da FeedBurner, empresa do grupo Google, que é também responsável pelo envio dos feeds.  São cerca de 3400 assinantes nesse serviço.

Hoje, usamos a AWeber, uma ferramenta profissional para administração da nossa lista de e-mails. Faça seu cadastro agora mesmo preenchendo este formulário e ganhe um e-book de presente do Tecla SAP!

Retomada

Somados todos os sistemas de envio por e-mail, o Tecla SAP tem quase 90 mil assinantes! Uma marca impressionante para um blog educacional. Esta semana, estou retomando o envio dos e-mails para os sistemas antigos na tentativa de ajudar esses internautas a migrarem para os sistemas mais novos e com mais recursos. Sejam bem-vindos de volta ao Tecla SAP! Espero que vocês gostem do novo layout do blog. Além do E-mail e do RSS, há outras formas de você receber as dicas: seguindo @teclasap no Twitter ou “curtindo” a página no Facebook.

Comentários

Se você recebe as atualizações do blog por e-mail, deixe um comentário abaixo fornecendo as seguintes informações:

  1. Em qual sistema você está cadastrado: Yahoogrupos, Grupos, FeedBlitz, FeedBurner ou no AWeber?
  2. Sabe se já teve algum problema para receber as mensagens?

Conto com sua participação. Muito obrigado!

Abraços a todos

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samir
Samir
10 anos atrás

Ulisses, recebo os emails pelo FeedBlitz.
Abraço

Adolfo
Adolfo
11 anos atrás

Eu recebo os e-mails através do FeedBlitz. Creio estar recebendo todos os e-mails (tenho guardadas 274 notas recebidas em 2010).
O texto é muito bom e agradável de se ler.
Grato

Lilian Jenkino
Lilian Jenkino
11 anos atrás

Ulisses,

Recebo as atualizações por e-mail – e muito obrigada por isso; são superdeliciosas de ler -, sem problemas, mas não tenho ideia em qual sistema estou cadastrada. Já faz tanto tempo, rssss…

Abraço!

Elis Hernandes
Elis Hernandes
11 anos atrás

Em qual sistema você está cadastrado: Yahoogrupos, Grupos, FeedBlitz ou FeedBurner?
Grupos (Google)

Sabe se já teve algum problema para receber as mensagens?
Nunca tive problemas!

Diego
Diego
11 anos atrás
Reply to  Elis Hernandes

Sou cadastrado no FeedBurner. Já tive problemas quando estava no FeedBlitz ápos a migração para o atual não tive mais problemas.