Inglês Australiano: POMMY

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Jack Scholes

POMMY (AUS)
[britânico]

  • There are a lot of pommies living here in Sydney.
  • Há muitos britânicos morando aqui em Sydney.

Pommy é uma palavra nova do século XX que os australianos e os neozelandeses usam para se referir aos imigrantes britânicos na Austrália e na Nova Zelândia. Dependendo do contexto e de quem e como se fala, pode ser uma palavra carinhosa ou ofensiva. Há duas versões para a origem da palavra. Uma diz que vem da palavra pomegranate, a “romã”, referindo-se à tez rosada dos britânicos. Outra explicação é que a palavra pommy vem da sigla POME – Prisoner Of Mother England – prisioneiro da mãe Inglaterra -, em referência aos criminosos que foram transportados da Inglaterra para a Austrália.

Cf. Gíria britânica: “OZ”
Cf. Curiosidades: KIWI
Cf. Gírias: Austrália e Nova Zelândia
Cf. Ortografia: Prisioneiro

Há mais duas expressões informais para designar os britânicos, muito usadas pelos australianos e neozelandeses: Pommy bastard, “bastardo britânico”, e Whingeing Pom – “britânico lamuriento”, “chorão”. Os britânicos são famosos queixosos. Dependendo do contexto, essas duas expressões também podem ser tanto carinhosas como ofensivas.

Cf. O que significa “BASTARD”?
Cf. Mais Inglês Australiano

Referência: “Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia”, de Jack Scholes – Editora Campus/Elsevier, 2009. Compre na Disal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jean Jacques
Jean Jacques
9 anos atrás

Prefiro “Brits” que é mais carinhoso. Mas aí não é termo daquelas bandas 😉

JJ out!