KID não significa só criança pequena

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Agenor Soares dos Santos

KID

KID (substantivo) (fins do século 20)

kidCriança pequena. Termo ambíguo em inglês, que depende do contexto; significa: 1. (tratamento dado a) crianças, garotos; 2. jovem / jovem adulto (isto é, adolescente quase adulto) de qualquer sexo; 3. (modo de se referir a) os filhos ou filhas de uma pessoa; 4. criança – mas, para referir-se a criança pequena, vem adjetivado (little kid); 5. também usado quando um adulto se dirige a alguém mais jovem, ou, ainda, 6. quando a pessoa se refere a um irmão/ã mais novo/a (the/my kid brother/sister).

Cf. Qual é a tradução de “CHILDREN”?
Cf. Falsas gêmeas: TEENAGER x ADOLESCENT
Cf. Vocabulário: Irmãos
Cf. O que “EENY, MEENY, MINY, MO” significa?

Como se vê, seriam muitas as nuanças para um empréstimo. O que deve ter acontecido é que a palavra, para um brasileiro, curta e fácil de gravar e com o /i/ que a torna apropriada para um hipocorístico (aspecto acentuado pela peculiar pronúncia brasileira), parece significar apenas criança pequena: seria, então, a acepção no. 4 acima, sem necessidade do adjetivo. Conotação que coincide com a ideia de inocência ou ingenuidade retratada, por exemplo, nos títulos de filmes como The Kid Brother (1927), Kid Galahad (1937), The Kid from Brooklyn (1946), A Kid for Two Farthings (1946) e Kid Blue (1973). E não é por outra razão que a palavra se encontra sobretudo em nomes de lojas de brinquedos ou para crianças. > 8.2.

Cf. Gírias: Criança mal-educada
Cf. Como dizer “Dia das Crianças” em inglês?
CfComo se diz “criança mimada” em inglês?
Cf. Como ser tradutor e intérprete?

Referência: “Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português” de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Compre na Disal.