KID? Nem sempre “KID” significa “criança pequena”!

Tempo de leitura: 2 minutos

Kid by Agenor Soares dos Santos

KID

kid

KID (substantivo) (fins do século 20)

Criança pequena. Termo ambíguo em inglês, que depende do contexto; significa: 1. (tratamento dado a) crianças, garotos; 2. jovem / jovem adulto (isto é, adolescente quase adulto) de qualquer sexo; 3. (modo de se referir a) os filhos ou filhas de uma pessoa; 4. criança – mas, para referir-se a criança pequena, vem adjetivado (little kid); 5. também usado quando um adulto se dirige a alguém mais jovem, ou, ainda, 6. quando a pessoa se refere a um irmão/ã mais novo/a (the/my kid brother/sister).

Como se vê, seriam muitas as nuanças para um empréstimo. O que deve ter acontecido é que a palavra, para um brasileiro, curta e fácil de gravar e com o /i/ que a torna apropriada para um hipocorístico (aspecto acentuado pela peculiar pronúncia brasileira), parece significar apenas criança pequena: seria, então, a acepção no. 4 acima, sem necessidade do adjetivo. Conotação que coincide com a ideia de inocência ou ingenuidade retratada, por exemplo, nos títulos de filmes como The Kid Brother (1927), Kid Galahad (1937), The Kid from Brooklyn (1946), A Kid for Two Farthings (1946) e Kid Blue (1973). E não é por outra razão que a palavra se encontra sobretudo em nomes de lojas de brinquedos ou para crianças. > 8.2.


Tradução

Assista aos vídeos da playlist Tradução no canal do Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Conheça as principais pegadinhas de tradução e não caia mais nessas armadilhas.

Clique aqui e confirme para se inscrever no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. É grátis! Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

Gostou da dica do Prof. Agenor Soares dos Santos sobre os significados e as traduções de kid? O texto contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e ampliar seus conhecimentos gerais? Nós do Tecla SAP queremos saber se o conteúdo foi útil para os seus estudos. Participe na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado.

Pela educação

Se você é daquelas pessoas que acredita que só a educação pode mudar o destino das pessoas, faça sua parte clicando no ícone da rede social preferida e compartilhe conteúdo educacional. O Tecla SAP conta com a sua colaboração! Você pode compartilhar o post também nos grupos do Facebook e WhatsApp. Conto com o seu apoio!

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier.


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. KID não significa só criança pequena […]