Maicon seria um nome criado como homenagem a Michael Jackson?

Tempo de leitura: 3 minutos

Maicon by Ulisses Wehby de Carvalho

MAICON

maicon

Qual é a origem de Maicon?

Sabemos que quase todos os nomes próprios possuem significado e a intenção dos pais na hora de escolher um para o(a) filho(a) é justamente transmitir ao rebento alguma das características positivas (força, beleza, inteligência etc.) contidas nesse nome. Outras vezes, trata-se de homenagem a alguém de destaque: cientistas, políticos, atletas, atores, cantores etc. “emprestam” seus nomes a muitas crianças todos os dias. Os pais esperam que a sorte da pessoa célebre acompanhe e ilumine a criança.

Mas o que teria acontecido com “Maicon”? Seria uma corruptela de Michael? Ou seria de Malcolm? Seria Michael Jackson o astro homenageado? Se essa hipótese estiver correta, houve claramente um erro de cálculo, pois “Maicon”, “Maycon”, “Maykon” e “Maikon” não são nomes reconhecidos na língua inglesa.

Esta é, diga-se de passagem, prática muito comum no Brasil, ou seja, a de se recorrer a nomes estrangeiros, mais notadamente da língua inglesa, na hora de batizar uma criança. Seria uma tentativa de demonstrar desejo de ascensão social para os filhos porque estrangeiro é sinônimo de bacana, bem-sucedido e feliz? Infelizmente, o fenômeno me parece ser mesmo reflexo de um profundo complexo social.

No entanto, muito mais do que o nome da pessoa, sabemos que a educação, tanto em casa quanto na escola, desempenha papel preponderante no futuro de qualquer indivíduo. “Subir na vida” é consequência de trabalho, esforço, perseverança, oportunidades e, é claro, de um pouco de sorte, que não faz mal a ninguém. Espero, portanto, que todos os brasileiros procuremos melhores condições de vida por outros meios. Trabalhemos para que a sede de saber, o interesse pelo novo, a curiosidade pelas descobertas, o prazer da leitura, a vontade de conhecer as mais diversas manifestações culturais e artísticas se espalhem por todos os cantos de nossa terra.

Sou grato a meu pai por ter escolhido homenagear um personagem da obra de Homero quando escolheu meu nome. Chique, né? Nada disso! Sou filho de Maria e neto de João e não me sinto inferior nem superior a ninguém por causa disso.

Ah, não tenho nada contra nenhum Maicon, nem o ex-lateral direito da seleção brasileira! É só lembrar de quem ele foi substituto. Vamos combinar que Cafu também não é nenhum primor de alcunha, né? 😉


Tecla SAP com Ulisses Carvalho

Agora que você leu o texto sobre a possível origem do nome Maicon, assista aos vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Dicas de vocabulário, pronúncia, phrasal verbs, Business English, gírias, expressões idiomáticas, como aprender inglês com música, falsos cognatos, como melhorar o listening, erros comuns e como evitá-los, estratégias de aprendizado e muito mais!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Michael Jackson: vocabulário para falarmos sobre Michael Jackson em inglês

Cf. OFF-THE-WALL: qual é o significado e a tradução?

Cf. Skype: os 7 erros mais comuns de inglês no Skype

Speak up! We’re listening…

Gostou do texto sobre a possível origem do nome Maicon? Clique no ícone da rede social de sua preferência e compartilhe as informações com os amigos. Divulgar conteúdo educacional faz bem! Muito obrigado.