Pagando Mico: Sopa de sabão

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Contribuição anônima

Bom, moro em Barcelona e meu namorado é inglês. Ele não fala espanhol, muito menos português! A única solução é utilizar a língua da rainha para nossa comunicação. Até aí tudo bem, pois tenho a oportunidade de praticar a língua inglesa.

Na semana passada, ele ficou doente e lá fui eu, como acompanhante e tradutora, ao médico. Felizmente, era só uma gripe forte e as recomendações foram repouso, medicação e alimentação leve.

Depois de sairmos do consultório, paramos em frente à farmácia e eu falei:

sopa– We need to buy the medicine and go home. I will make you a soup for dinner. (Precisamos comprar o remédio e ir para casa. Farei uma sopa para você no jantar.)

O problema é que quando falei “soup” /sup/, minha pronúncia foi de “soap” /soup/. Confusão formada.

Soap honey, are you sure? (Sabão, meu amor, tem certeza?)

– Of course! The doctor told me that this is the best thing for you tonight. (Claro! O médico me disse que é a melhor coisa para você hoje.)

– Honey, please, what kind of doctor would recommend soap? (Meu bem, por favor, que médico recomendaria sabão?)

Ele gesticulava imitando alguém tomando banho e lavando as axilas com sabão! O pior é que eu repetia “soap” com tanta convicção que ele quase acreditou… Resultado: eu morrendo de rir no meio da rua e pagando o maior mico em inglês e, ainda por cima, com um inglês! Acho que naquele momento até a febre passou, tamanho era o susto dele pensando que teria que comer sabão para melhorar da gripe!

Cf. Textos Mastigados

Referência: “Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar”, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2012. Leia a resenha.

Quem é que nunca deu uma bola fora ao falar inglês? Os relatos de situações constrangedoras vividas por quem ainda não possui domínio da língua inglesa têm o objetivo de divertir, ensinar e evitar que mais gente caia nas mesmas armadilhas. Se você conhece um caso parecido, envie sua contribuição para [email protected]. Nomes e e-mails não são divulgados nesta seção.