SHEIN? Como se pronuncia em inglês o nome da marca?

Tempo de leitura: 6 minutos

Como pronunciar SHEIN em inglês?

SHEIN

Quem é a SHEIN?

A SHEIN é uma loja de varejo online fundada na China em 2008 com o nome ZZKKO por Chris Xu, um empresário especializado em otimização de mecanismos de busca. Inicialmente, o foco da empresa era na venda de vestidos de noiva, mas posteriormente expandiu seu catálogo de produtos e passou a incluir roupas femininas em geral.

A empresa adquiria seus produtos do mercado atacadista de roupas em Cantão, um importante centro que reúne fabricantes de roupas na China. A SHEIN não participava do design nem da produção das roupas, operando mais como uma empresa de remessa direta, vendendo produtos a clientes internacionais por meio de atacadistas terceirizados.

Em 2010, a SHEIN começou a exportar para Espanha, França, Rússia, Itália e Alemanha, incluindo cosméticos, sapatos, bolsas e bijuterias, além de roupas femininas. Em 2012, a empresa começou a utilizar o marketing de redes sociais, em parceria com blogueiros especializados em moda para promoções no Facebook, Instagram e Pinterest.


A mudança de Sheinside para SHEIN

Fica muito mais fácil entender a pronúncia de SHEIN quando conhecemos um pouco da história da empresa. O nome atual é uma redução de “Sheinside”, o que pode ser traduzido por “ela dentro” ou “ela por dentro”.

Em 2016, com 100 funcionários e sede em Cantão, a SHEIN começou a desenvolver sua própria cadeia de suprimentos e adquiriu a varejista chinesa de comércio eletrônico Romwe. Nesse mesmo ano, o nome da empresa foi alterado de “Sheinside” para “SHEIN”. A mudança foi uma tentativa de facilitar a memorização do nome e as buscas online. A empresa também montou uma equipe de 800 designers e criadores de protótipos para fabricar roupas com a marca SHEIN, ao mesmo tempo em que melhorava a qualidade de seus produtos.

Em 2009, a SHEIN passou a apresentar seus produtos em programas de televisão diurnos nos Estados Unidos e eram promovidos por influenciadores de moda. A empresa abriu lojas físicas para atender aqueles clientes menos familiarizados ao comércio eletrônico. Além disso, a SHEIN foi uma das pioneiras no TikTok e na promoção de itens virais, aumentando sua popularidade ainda mais.

Em novembro de 2021, a SHEIN viu um aumento significativo em seu valor de mercado, saltando de 15 para 30 bilhões de dólares. Durante a pandemia em 2020, a empresa contabilizou uma receita de 10 bilhões de dólares, marcando o sétimo ano consecutivo de crescimento de mais de 100% em seu faturamento. Em outubro de 2020, a SHEIN passou a ser a maior empresa de moda exclusivamente online do mundo.


Acusações e controvérsias

Propriedade Intelectual

A SHEIN vem sendo acusada de inúmeras violações ao longo dos anos. São vários processos de diferentes empresas e de governos. Dentre outros, a SHEIN foi processada pela Levi Strauss & Co., pela AirWair International Limited, pela Ralph Lauren e também pela Secretária de Cultura do México por conta de suposto roubo de propriedade intelectual. Em julho de 2023, três estilistas americanos processaram a SHEIN alegando que a empresa viola a lei federal de combate ao crime organizado.

Substâncias tóxicas

A SHEIN foi citada por vender casacos de criança e uma bolsa vermelha com níveis de chumbo acima dos limites máximos, violando as regulamentações de segurança do Health Canada. Eles pararam de vender essas peças e suspenderam os fornecedores até resolverem o problema.

Leis trabalhistas

A SHEIN enfrentou acusações de violação dos direitos trabalhistas na China, com relatos de funcionários trabalhando longas horas em desacordo com as leis trabalhistas. Além disso, houve preocupações com a segurança no local de trabalho e corredores bloqueados.

Por consequência, a Shein afirmou em 2021 que suas fábricas tinham certificações ISO e SA8000, mas essa alegação foi contestada e interpretada como uma violação da Lei de Escravidão Moderna do Reino Unido e leis similares na Austrália.

Evasão fiscal

A SHEIN se beneficia de vantagens fiscais nos EUA, evitando impostos de importação devido a um limite de isenção de 800 dólares, conforme legislação de 2015, algo que a faz ser mais mais competitiva localmente. Em abril de 2023, as autoridades brasileiras acusaram a SHEIN de praticar evasão fiscal.

De acordo com o governo do Reino Unido, a empresa não cumpre as regras ao não se registrar para o VAT e não exibiu informações fiscais em seu site por pelo menos 9 meses.

Consumismo e impacto ambiental

O sistema de ultrafast fashion da SHEIN, direcionado especialmente a jovens consumidores, gera preocupação sobre o impacto ambiental e o comportamento de compra compulsivo. Por conta dos preços baixíssimos, as roupas acabam sendo de baixa qualidade e descartáveis, agravando o problema do desperdício de tecidos. A empresa recebe críticas frequentes por conta de suas substanciais emissões de dióxido de carbono.

Em resposta, a SHEIN lançou um serviço de revenda em seu aplicativo nos Estados Unidos, possibilitando a compra e venda de itens de segunda mão. No entanto, o impacto dessa iniciativa é questionável, já que os preços baixos podem desestimular os consumidores a optarem por produtos usados.


Como se pronuncia SHEIN em inglês?

Assista ao vídeo e saiba como pronunciar SHEIN em inglês. Confira os diversos exemplos em que nativos da língua inglesa de diferentes países pronunciam o nome da empresa chinesa. Todos os exemplos estão legendados em inglês e em português. Confira a transcrição completa de todos os exemplos usados no vídeo logo abaixo.

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Legendas dos exemplos do vídeo da SHEIN

Assista ao vídeo e ative as legendas em inglês ou em português para esclarecer eventuais dúvidas de vocabulário. Bons estudos!


Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas

A playlist Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas apresenta vídeos curtos, com duração de cerca de dois minutos, que abordam as pronúncias daqueles nomes de marcas e pessoas que têm o potencial de gerar algum ruído na comunicação, caso não sejam pronunciados seguindo o padrão usado pelos falantes da língua inglesa. Ao mesmo tempo, a série oferece, portanto, informações valiosas para você aprimorar tanto a pronúncia quanto a compreensão auditiva.

É inegável que a pronúncia desempenha um papel central na comunicação eficaz. Assim sendo, uma pronúncia nítida e precisa não só impulsiona sua confiança ao se expressar em inglês, mas também se mostra essencial para seu êxito no universo acadêmico e também no mundo dos negócios.

Aprenda a pronunciar em inglês os nomes de marcas e pessoas famosas. Não deixe de conferir estes vídeos: Tommy Hilfiger, Budweiser, Stella Artois, Levi’s, Heineken, Gal Gadot, Sephora, Apple, Xiaomi, Burberry, Michelob, Billie Eilish, Ray-Ban, Vicks VapoRub, McDonald’s, YouTube, LinkedIn, Timothée Chalamet, Bvlgari, Huawei, Saoirse Ronan, Nike, Zendaya, Xochitl Gomez, Chris Hemsworth, Ke Huy Quan, Beyoncé, Adele, Siouxsie Sioux, Rihanna, Matthew McConaughey, Avril Lavigne, SHEIN, BYD, Taylor Swift, Matthew Perry, Sinéad O’Connor, RAM Rampage, Ford Ranger, entre muitos outros.

Todos os exemplos são legendados em inglês e em português para que não restem dúvidas de vocabulário e de compreensão de texto. As instruções para você ativar as legendas estão nos rodapés dos vídeos.

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Não fique só na SHEIN. Confira também…

Cf. Pronúncia de marcas e pessoas famosas

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los


Speak up! We’re listening…

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