10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Tempo de leitura: 6 minutos

10 dicas infalíveis by Ulisses Wehby de Carvalho

10 DICAS INFALÍVEIS

10 dicas infalíveis para você aprender inglês

Antes de ler o texto, leia novamente o título deste post: “10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!“. Não se esqueça de que “infalível” não é sinônimo de simples nem de fácil. Nunca é demais dizer que sem empenho, dedicação e, principalmente, uma boa dose de paciência nenhum esforço dará resultado. Portanto, siga as orientações abaixo e aumente suas chances de sucesso no aprendizado da língua inglesa. Bons estudos!


1. Organização / Espaço

Assim como quando você vai fazer uma dieta as primeiras providências são encher a geladeira de verduras, frutas e legumes e se livrar de todas as guloseimas da casa, antes de começar a estudar inglês é necessário organizar um espaço para isso. Para poder se concentrar nos estudos é fundamental dispor de um espaço adequado, silencioso, iluminado e agradável. Uma mesa, que esteja sempre arrumada e um computador com os equipamentos necessários, como fones de ouvido ou caixas de som, microfone, dicionários em papel e/ou online, livros para consulta etc. Essas ferramentas permitirão que você se dedique aos estudos e possa aproveitar ao máximo seu tempo disponível para aprender inglês.

Cf. Dicionário online? O OneLook é o melhor dicionário online de inglês?

2. Planejamento / Tempo

Liste todas as suas atividades e o tempo que dedica a elas. Seja honesto consigo e avalie se conseguirá incluir o estudo de inglês em sua agenda. Se perceber que ficará sobrecarregado, não tem jeito, será preciso estabelecer prioridades e abrir mão de algum, ou alguns, dos itens da lista.

Cf. Arranjar tempo para estudar inglês? O que você vai tirar da agenda?

3. Regularidade

Depois de decidir quanto tempo da sua rotina será dedicado ao estudo da língua inglesa, é importante que você distribua as horas de estudo para não deixar um espaço muito grande entre elas. É mais produtivo, por exemplo, estudar quatro vezes por semana, uma hora por dia, do que quatro horas em um mesmo dia. É evidente que o Tecla SAP não tem a pretensão de substituir as aulas regulares, com professor particular ou em escola. Use o conteúdo do blog para ter contato com o idioma, no mínimo, 15 minutos por dia. Portanto, cadastre-se agora mesmo para receber as dicas do Tecla SAP por e-mail e aprender inglês de verdade.

Cf. Ampliar vocabulário de inglês é como beber Toddy gelado


Pronúncia de Marcas Famosas – Moda

As pronúncias de marcas famosas podem não ser exatamente como imaginamos. Esclareça suas dúvidas ouvindo nativos de inglês pronunciando o nome das mais conhecidas marcas de roupas, calçados e acessórios de moda em geral.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


4. Exposição

Não perca a oportunidade de estar exposto ao idioma. Mesmo que você não viva num país onde a língua falada é o inglês, você pode ter acesso ao idioma falado e escrito por meio de filmes, músicas, programas de TV, CNN, livros, jornais, revistas etc. Se o seu televisor dispuser do recurso, aperte a tecla SAP sempre que possível, ou seja, assista à programação no idioma original. A exposição é a forma mais natural e eficiente de, aos poucos, adquirir vocabulário e assimilar as construções de um língua estrangeira.

Cf. Exposição é EXPOSITION, EXHIBITION, EXPOSURE, EXHIBIT ou EXPO?

5. Prazer

Na medida do possível, tente associar o estudo àquilo de que você gosta. Para aprender inglês de fato, procure textos que falem sobre assuntos de seu interesse, leia e traduza as letras das músicas e cante junto com a sua banda favorita entendendo o que a canção diz, por exemplo. Sabe aquele filme que você adora e conhece de trás para frente porque já viu um zilhão de vezes? Reveja-o, só que agora com a legenda em inglês, e depois veja de novo, só que sem legenda. Com séries e programas de TV também dá certo.


Inglês com Música

Assista aos vídeos da playlist Inglês com Música do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Aprender inglês não precisa — nem deve — ser chato. Saiba como você pode unir o útil ao agradável e aprender inglês com música.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


6. Persistência

No início de um novo projeto estamos sempre muito animados, porém, a disposição inicial costuma desaparecer com o passar do tempo. No estudo de qualquer idioma é importante que se tenha consciência de que os resultados virão a longo prazo e de que eles são difíceis de serem mensurados. Por isso, o planejamento inicial é tão importante e deve ser realista, pois esta será a sua rotina por um bom tempo. Não é possível determinar um tempo exato para a aprendizagem pois são diversos os fatores que influenciam nesse processo, porém podemos afirmar sem medo de errar que ninguém aprende uma nova língua em três meses. Além disso, há que se respeitar as diferenças pessoais, pois ninguém aprende as coisas do mesmo jeito nem no mesmo tempo.


💪 Por que NÃO desistir de estudar inglês? 🥇

Desanimar e pensar em desistir de estudar inglês é algo que acontece com muita frequência. Conheça os três principais motivos que fazem as pessoas desanimarem e desistirem de estudar inglês antes da hora. Descubra estratégias para contornar o desânimo, manter a motivação em alta e alcançar seus objetivos. Saiba como ter expectativas realistas, aprenda a fazer um planejamento de estudos e conheça estratégias para lidar com o platô.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


7. Motivação

Durante todo o processo de aprendizagem, você deve ter em mente qual o motivo que te levou a estudar inglês. Reflita se quer ou precisa estudar inglês. Se a resposta for a primeira opção, tudo será mais fácil. Agora, se você encara o estudo como uma obrigação, talvez a sua motivação esteja nos frutos que esse esforço lhe trará. Assim como o nadador campeão olímpico e mundial César Cielo escreve no teto do quarto o tempo a ser batido nas piscinas, se lembrar do quanto ganhará no final do processo é o que te dará disposição para superar os obstáculos do percurso.

Cf. Sabotagem: não deixe que ela prejudique seu aprendizado de inglês

8. Curiosidade

Deixe a preguiça mental de lado e se disponha a aprender sempre que possível. Esta dica não vale apenas para o inglês, mas para o seu desenvolvimento em diversas áreas também. Quanto mais exercitar sua curiosidade, mais fácil será aprender inglês ou o que quer que seja.

Cf. WOK: por que preciso saber o que é WOK?

9. Contexto

Tenha cuidado para não perder tempo com exercícios equivocados, como as decorebas. Os idiomas não podem ser tratados como códigos, nos quais para cada palavra de um existe uma correspondente exata no outro. Se assim fosse, bastaria decorar o dicionário para aprender inglês. Encare o idioma estrangeiro como um sistema, um universo novo – às vezes complexo e aparentemente ilógico – no qual você entra e, aos poucos, vai descobrindo suas características, identificando diferenças e semelhanças com o seu mundo, ou seja, a sua língua materna.

Cf. Manga? Como dizer “manga” (a fruta e a parte da camisa) em inglês?

Cf. Contexto é tudo! Entenda a importância do contexto.

10. Coragem

Um dos maiores obstáculos para quem deseja aprender inglês é a timidez. É natural não se sentir à vontade para começar a esboçar um diálogo num outro idioma, pois sabemos que no começo os erros são inevitáveis. Porém, é preciso lembrar que os erros são tão inevitáveis quanto necessários. Não se esqueça de que é assim que todo mundo aprende. Não tenha medo de errar e não perca a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu, mesmo que seja pouco.

Cf. Vídeos Recomendados: as playlists do canal do Tecla SAP no YouTube


Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas

A playlist Pronúncia de Nomes de Marcas e Pessoas Famosas apresenta vídeos curtos, com duração de cerca de dois minutos, que abordam as pronúncias daqueles nomes de marcas e pessoas que têm o potencial de gerar algum ruído na comunicação, caso não sejam pronunciados seguindo o padrão usado pelos falantes da língua inglesa. Ao mesmo tempo, a série oferece, portanto, informações valiosas para você aprimorar tanto a pronúncia quanto a compreensão auditiva.

É inegável que a pronúncia desempenha um papel central na comunicação eficaz. Assim sendo, uma pronúncia nítida e precisa não só impulsiona sua confiança ao se expressar em inglês, mas também se mostra essencial para seu êxito no universo acadêmico e também no mundo dos negócios.

Aprenda a pronunciar em inglês os nomes de marcas e pessoas famosas. Não deixe de conferir estes vídeos: Tommy Hilfiger, Budweiser, Stella Artois, Levi’s, Heineken, Gal Gadot, Sephora, Apple, Xiaomi, Burberry, Michelob, Billie Eilish, Ray-Ban, Vicks VapoRub, McDonald’s, YouTube, LinkedIn, Timothée Chalamet, Bvlgari, Huawei, Saoirse Ronan, Nike, Zendaya, Xochitl Gomez, Chris Hemsworth, Ke Huy Quan, Beyoncé, Adele, Siouxsie Sioux, Rihanna, Matthew McConaughey, Avril Lavigne, SHEIN, BYD, Taylor Swift, Matthew Perry, Sinéad O’Connor, RAM Rampage, Ford Ranger, entre muitos outros.

Todos os exemplos são legendados em inglês e em português para que não restem dúvidas de vocabulário e de compreensão de texto. As instruções para você ativar as legendas estão nos rodapés dos vídeos.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

As informações deste post foram úteis? As explicações e os exemplos foram claros? O conteúdo foi de alguma forma relevante para o seu aprendizado de inglês? A equipe do Tecla SAP quer muito saber o que você tem a dizer com o intuito de oferecer mais conteúdo que seja de fato relevante para você.

Enfim, acreditamos no poder da interação e em aprender uns com os outros. Use, portanto, a seção de comentários a seguir para enviar perguntas, compartilhar sua opinião ou só agradecer. Seus comentários não apenas nos ajudam a melhorar, mas também criam uma comunidade vibrante de entusiastas do estudo da língua inglesa.

Em suma, vamos tornar a aprendizagem de idiomas uma jornada colaborativa. Com certeza, sua voz é mesmo muito importante. Não hesite, deixe um comentário e vamos iniciar a conversa!


5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

212 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bob
Bob
3 anos atrás

good

Last edited 3 anos atrás by Bob
trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

trackback

[…] 1) Aprender inglês: 10 dicas infalíveis para você turbinar seu inglês! […]

Ulisses Wehby de Carvalho

WIlton, tudo bem?

Gravei um vídeo sobre esse assunto. A resposta de sua pergunta está em https://youtu.be/th51iMiu_R0 Bons estudos!

Abraços

wɪΐ†ѳɴ♓ ♊ ♌
wɪΐ†ѳɴ♓ ♊ ♌
7 anos atrás

Obg !

Ulisses Wehby de Carvalho

Jardel, tudo bem?

Muito obrigado pelo feedback. Se você mantiver o ritmo e a disciplina, não tem como dar errado! Bons estudos!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Pamela, tudo bem?

Fico contente em saber que o texto cumpriu seu propósito. 😉 Obrigado pelo feedback. Volte mais vezes.

Abraços

English Channel
8 anos atrás

Olá amigo Ulisses, fantástica as suas dicas, muita gente pensa que não é possível aprender inglês sozinho e que ficar fluente estando no Brasil não é possível, isso é um mito.

Na verdade é possível aprender inglês sozinho e chegar a fluência, claro que cada pessoa tem um jeito particular de aprender e isso é um ponto chave que precisa ser descoberto por cada um.

Para uma aprendizagem acelerada é necessário um bom método, mas se a pessoa tiver disciplina e foco poderá ver os resultados a cada passo.

A sequência que conheço e respeito é a que vou deixar logo abaixo para contribuir humildemente com seu artigo que por sinal é fantástico como já disse, se o aprendiz seguir essa sequência com um bom conteúdo, irá percebendo os resultados ao longo dos estudos.

Sequência de estudos:
1. Ouvir – Como uma criança que irá aprender o seu primeiro idioma, esse é o primeiro passo que ela dá.
2. Falar – Depois de muito ouvir a pratica da conversação faz a diferença.
3. Ler – Ler bons livros, artigos, notícias e até a bíblia em inglês.
4. Escrever – Esse é um passo que muitos deixam para trás e não praticam a escrita eu mesmo tinha esse problema e quando precisava escrever algo não sabia.

Material tem bastante na internet, basta pesquisar e seguir a sequência, espero ter contribuído para seu conteúdo, forte abraço.

Ulisses Wehby de Carvalho

English Channel, tudo bem?

Muito obrigado pela participação. Volte sempre!

Abraços

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Sandy, tudo bem?

Sua dificuldade não é muito diferente daquelas encontradas pelas pessoas que se dispõem a aprender uma língua estrangeira. Não há, infelizmente, atalhos rápidos e 100% seguros nessa jornada. Não se trata de uma empreitada de “meses”. O horizonte é, em geral, um pouco mais distante. São tantas as recomendações que não faz sentido enumerá-las em um comentário no rodapé deste post.

Inscreva-se na lista de e-mail do Tecla SAP para receber conteúdo educacional regularmente. Você vai passar a receber dicas contendo orientação sobre vários aspectos do estudo da língua inglesa. O endereço é https://www.teclasap.com.br/email Bons estudos!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Handrey, tudo bem?

Muito obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Sua dificuldade não é muito diferente das encontradas por grande parte dos alunos que estudam uma língua estrangeira. Leia o texto do Prof. Michael Jacobs “Pensar em inglês: como evitar as traduções mentais” em https://www.teclasap.com.br/pensar-em-ingles-como-evitar-as-traducoes-mentais/ Bons estudos!

Abraços

trackback

[…] Cf. Aprender inglês: 10 dicas infalíveis […]