Arranjar tempo para estudar inglês? O que você vai tirar da agenda?

Tempo de leitura: 5 minutos

Arranjar tempo para estudar inglês by Ulisses Wehby de Carvalho

Arranjar tempo para estudar inglês?

O que você vai tirar da sua agenda?

Acabo de chegar de mais uma temporada de trabalhos de tradução simultânea nos Estados Unidos. Muitos dos brasileiros que me ouvem falar inglês nessas viagens ficam com a impressão de que eu tenho a fórmula mágica para se alcançar a tão sonhada fluência. Não é raro, portanto, me fazerem perguntas que tratam do mesmo tema: “aprender inglês”. A palavra “rápido” costuma aparecer nesse tipo de questionamento.

arranjar tempo

Qual é o melhor método?

– Ulisses, o que eu faço para aprender inglês? Qual é o melhor método? Qual é o caminho das pedras?

Desenvolvi ao longo dos anos uma resposta simples e direta que atende a todos:

A resposta…

– O que você está disposto a tirar da sua agenda?

Quando percebo aquele olhar de curiosidade natural característico de quem não entendeu muito bem o que acaba de ser dito, complemento dizendo o seguinte:

– Antes de enfiar algo novo na agenda, que já está cheia, escolha do que você vai abrir mão.

É curioso observar que, como num passe de mágica, o semblante da pessoa se transforma na hora. A famosa ficha finalmente se rende à lei da gravidade e despenca dos céus em queda livre.

Cf. AGENDA: como traduzir “AGENDA” para português?

Por acreditar que as pessoas não conseguirem arranjar tempo para estudar inglês, muita gente acaba se iludindo e acha que em algum lugar imaginário existe uma fórmula secreta para se aprender inglês rápido. Reitero que, antes de se discutir método de ensino, carga horária, atividades etc., a questão primordial é tempo. Sem se equacionar esse primeiro “detalhe”, o que vier depois não terá a mínima chance de dar resultado. Além disso, é quase impossível fazer qualquer tipo de recomendação sem se conhecer o nível de proficiência, entre outras características importantes.

Cf. HIDDEN AGENDA: qual é o significado e a tradução de “HIDDEN AGENDA”?

Cansaço mental?

Aproveito para dizer que o fato de o aprendizado dos adultos ser mais lento não se deve exclusivamente a nenhum “cansaço mental” ou menor capacidade de absorção de informações. É verdade que as conexões neuronais ainda em formação nas crianças facilita o processo, mas o principal problema é, na grande maioria dos casos, a competição por atenção. Em outras palavras, os adultos têm, geralmente, muito mais obrigações. Nunca é demais repetir que estudo, trabalho, família, lazer, sono etc. já ocupam as 24h de nossos dias, de segunda a segunda. A questão primordial esbarra sempre no como arranjar tempo para se dedicar aos estudos.

É evidente que não estou recomendando que você relegue seus filhos – ou seus pais – a segundo plano nem que deixe de se divertir nem de trabalhar. O intuito do texto é tão somente chamar sua atenção para a raiz do problema, muito mais do que sugerir o que deve ser prioritário na sua vida. Também não estou dizendo que a escolha do método não é importante nem necessária. O que afirmo é que esta é uma questão secundária. Se não equacionarmos o primeiro problema, como arranjar tempo para estudar inglês, o segundo, o método, perde a razão de ser. Só isso.

agendaContos de fadas

A meu ver, o que não faz sentido é continuar a se iludir achando que existem poções mágicas, em outras palavras, métodos milagrosos que deixarão seu inglês fluente sem nenhum esforço e dedicação. Não somos mais crianças para acreditarmos em contos de fadas e maçãs oferecidas por bruxas.

Espero que, de agora em diante, você só aceite maçãs de um senhor chamado Isaac Newton! A menos que a sua ficha continue tentando violar a lei da gravidade… 😉

Cf. APPLE: qual é a pronúncia de APPLE no inglês americano?

Cf. Séries: como aprender inglês com as séries de TV

Cf. “Não sei nada!” Duvido! 100 palavras que todo mundo sabe em inglês!

Speak up! We’re listening…

Gostou das dicas sobre como arranjar tempo para estudar inglês e os métodos rápidos de ensino? Por favor, envie sua opinião na seção de comentários, no rodapé da página. Participe!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Por que não continuar nas redes sociais a conversa sobre como arranjar tempo para estudar inglês? Escolha uma das opções a seguir para deixar seu inglês sempre em dia! Afinal de contas, não é possível prever quando você vai precisar daquela palavrinha ou expressão idiomática na hora de se comunicar em inglês. A prática constante é a única saída!

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Não consigo aceitar novos pedidos de amizade porque atingi o limite máximo de 30 mil conexões. Você pode, no entanto, seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também.

Você já deve ter ouvido um monte de vezes que é fundamental manter contato com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de receber notificações diárias para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nas redes sociais esse nosso papo sobre arranjar tempo e os outros problemas relacionados ao aprendizado de inglês. A gente se fala muito em breve…