H mudo? Quais são as palavras que têm o H mudo em inglês?

Tempo de leitura: 2 minutos

H mudo by Ulisses Wehby de Carvalho

H MUDO

h mudo

Quanto à pronúncia, a letra “H” das palavras honesty (honestidade; franqueza, sinceridade), hour (hora), honor (honra) e heir (herdeiro) serve apenas de enfeite. Portanto, o “H” dessas palavras não deve ser pronunciado assim como o “H” inicial das palavras em português. Trata-se, portanto, do que costumamos chamar de H mudo. Nas demais palavras em inglês que começam com a letra “H”, exceto as derivadas das quatro mencionadas anteriormente, o “H” é pronunciado.

No inglês americano, no entanto, as palavras herbherbal também fazem parte da lista de palavras com H mudo. No inglês britânico e também no australiano, não temos o H mudo nesses dois termos. Observe as comparações.

  • HOTEL (H aspirado)
  • hotel (H mudo)
  • HOSPITAL (H aspirado)
  • hospital (H mudo)
  • HOCKEY (H aspirado)
  • hóquei (H mudo)
  • HUMID (H aspirado)
  • úmido
  • HERB (H mudo (AmE); H aspirado (BrE))
  • erva
  • In all honesty, the pluses outnumber the minuses. (USA Today)
  • Com toda a franqueza, há mais prós do que contras.

A pronúncia no Mcmillan Dictionary e no YouGlish

Confira a pronúncia americana de honesty, hour, honor, heir e herb, segundo o Mcmillan Dictionary. Clique no ícone do alto-falante para ouvir o áudio. Se você quiser consultar outras obras de referência, faça uma busca no OneLook, o Google dos dicionários online. Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando essas palavras em situações reais, vá ao site YouGlish, digite uma delas e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você tem a opção de escolher três pronúncias diferentes: americana, britânica e australiana. Para saber como você pode tirar maior proveito desse recurso extraordinário, assista ao vídeo Youglish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês! Bons estudos!


Cf. Pronúncia: P mudo

Cf. Pronúncia: L mudo

Cf. Pronúncia: B mudo


Pronúncia

Assista aos vídeos da playlist Pronúncia do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Conheça dicas práticas para você não cair nas principais pegadinhas de pronúncia. Ter uma boa pronúncia é fundamental para você se comunicar em inglês!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

Gostou da dica? As explicações foram claras? Por favor, envie sua opinião para a gente escrevendo um comentário no rodapé da página. Muito obrigado pela participação!

Referência

Guia Tecla SAP: Pronúncia, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2012. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro eletrônico.

3.7 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Igor Ribeiro Vieira
Igor Ribeiro Vieira
7 meses atrás

Eu estou vivendo um intercâmbio e ontem na aula me deparei com a necessidade de saber sobre o H mudo de algumas palavras, por coincidência, quando eu pesquisei para entender melhor sobre encontrei a página do Ulisses que foi meu colega de faculdade na extinta Unibero.
A partir de agora acessarei a página com mais frequência para melhorar o meu inglês.
Abraços, Ulisses.

trackback

[…] as palavras da língua inglesa que também têm o “H” mudo, confira este post: “Pronúncia: H mudo“. Clique aqui para ouvir a pronúncia americana de honest, segundo o Mcmillan Dictionary. Se […]

trackback

[…] waited for her for half an hour. (E não I stayed […]

trackback

[…] conhecia a expressão empregada em outras modalidades esportivas. No futebol ou no hóquei, por exemplo, faz um hat trick o jogador que anota três gols para a sua equipe. Mas até hoje, […]

trackback

[…] de pagamento antecipado de despesas de viagem (como reservas em hotéis, refeições, aluguel de automóvel etc.) emitido por agências e operadores de viagem. Pronunciado […]

trackback

[…] Cf. Pronúncia: H mudo […]

Raphael Souza de Melo
Raphael Souza de Melo
9 anos atrás

Bom dia Ulisses,

Deixo aqui minha contribuição aos leitores:

Me corrija se eu estiver equivocado, mas vale ressaltar que palavras com “h” mudo, por exemplo, honor, hour, honest, etc., devem ser precedidas pelo artigo indefinido “an” em vez de “a”.
Isso ocorre justamente pelo fato do “h” tomar emprestado o som da vogal que vem logo em seguida a ele. O que já não ocorre com palavras que o “h” tem o som do nosso “RR”, tais como hill, humble, history, etc.

Abraço!

Marta Lemes
Marta Lemes
12 anos atrás

Quanto ao som do H lembra bem o nosso R, correto?
Aguardo Ulisses e obrigada pelo site , um ajudador e tanto!!

Angela Rodrigues
Angela Rodrigues
12 anos atrás

Ulisses Wehby de Carvalho

Eu gostaria de saber como que faço pra receber o e-book pq ja me cadastrei e não recebi nada.Como que eu faço pra comprar seu livros com essas dicas maravilhosas.

obrigada

pedrobrandao_ (Pedro Brandão)

The pronunciation of letter “H” in English Lg. for Brazilians https://www.teclasap.com.br/2007/04/13/pronuncia-h-mudo/

Fernanda
13 anos atrás

Quanto à pronúncia, a letra “H” das palavras “HONESTY” (honestidade; franqueza, sinceridade), “HOUR” (hora), “HONOR” (honra) e “HEIR” (herdeiro) serve apenas de enfeite. Portanto, o “H” dessas palavras não deve ser pronunciado assim como o “H” inicial das palavras em português

Ou vc se enganou, ou eu estou com o raciocínio lento mesmo…rss
Mas, em português o h inicial também é só de enfeite…
Portanto o h inicial deve ser pronunciado como o h inicial do português.

Será que é isso?

Tecla sap rooockss!!

Katiuscia
Katiuscia
13 anos atrás

Acho que uma vírgula após pronunciado resolveria, já que é estranho dizer que O H dessas palavras em inglês deve ser pronunciado como o H em português, uma vez que ambos NÃO são pronunciados.

Paulão
Paulão
11 anos atrás

Não é sempre assim, Ulisses. Hard Rocks, por exemplo é dificil de falar.
HOUSE se fala: RRAUZE
entre outras.

Klebson
Klebson
14 anos atrás

Muito bom saber!

andre
andre
15 anos atrás

deviam por nomes comh

Denilson
Denilson
16 anos atrás

Em ingles americano tb nao se pronuncia o h na palavras “herb” e ” Hmong”. Ha’ provavelmente outras palavras com h mudo em ingles, mas nao muitas.