Pronúncia do CH: como devo pronunciar o CH em inglês?

Tempo de leitura: 2 minutos

Pronúncia do CH by Ulisses Wehby de Carvalho

PRONÚNCIA DO CH

pronúncia do ch

Pronúncia do CH em inglês

Na língua inglesa, o dígrafo ch é quase sempre pronunciado como o “tch” em “tchau” ou como o som da letra “k”. Estas pronúncias se aplicam a, no primeiro caso, check (verificar; cheque), charter (fretamento), Chinachina (China e porcelana), Cherokee (cherokee), chunk (pedaço), choice (opção, escolha) etc. e chameleon (camaleão), chaos (caos), chemistry (química), character (caráter; personagem), choir (coral), cholesterol (colesterol) etc., no segundo.

Entretanto, como em inglês parece que não há regra sem exceção, não seria diferente com a pronúncia do CH. Pois bem, nos exemplos a seguir, a pronúncia do CH é como a pronúncia do “x” em “xícara”: Chicago (Chicago), chef (chef, mestre-cuca), champagne (champanhe), chandelier (candelabro) etc. Portanto, leia a oração abaixo e capriche na pronúncia.

  • I have an uncle who is a Chemistry Professor in Chicago and owns a Jeep Cherokee.
  • Tenho um tio que é professor de Química em Chicago e tem um jeep Cherokee.

Pronúncia

Assista aos vídeos da playlist Pronúncia do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Conheça dicas práticas para você não cair nas principais pegadinhas de pronúncia. Ter uma boa pronúncia é fundamental para você se comunicar em inglês!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. McGurk: como o efeito McGurk melhora listening e pronúncia?

Cf. FOCUS: como pronunciar “FOCUS” em inglês?

Cf. Skype: os 7 erros mais comuns de inglês no Skype

Speak up! We’re listening…

Nós do Tecla SAP queremos muito saber o que você achou das dicas sobre a pronúncia do CH. Participe enviando sua opinião na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado!

Pela educação

Compartilhe este texto sobre a pronúncia do CH com os amigos que estão estudando inglês e/ou precisam se comunicar em inglês no trabalho. Você pode compartilhar o post na rede social de sua preferência ou, é claro, nos grupos do Facebook ou WhatsApp. Muito obrigado por também disseminar conteúdo educacional para quem precisa. O Tecla SAP e a educação agradecem.

Referência

Guia Tecla SAP: Pronúncia, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2012. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro eletrônico.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Ainda tem mais uma coisinha. Não se esqueça de que o “ch” em championship tem o som de “tch”, como em “tchau”, mas o “sh” em ship é pronunciado com o “X” em “xícara”. Esse assunto já foi tratado em “Pronúncia do CH: como devo pronunciar o CH em inglês?“. […]

trackback

[…] Cf. Pronúncia do CH: como devo pronunciar o CH em inglês? […]

trackback

[…] Cf. Pronúncia: CH […]

Ingrid
Ingrid
10 anos atrás

Por que algumas vezes o ch tem som de qu? Exemplo, ache e chemical.

Núbia Ribeiro
12 anos atrás

cool!