FOCUS: como pronunciar “FOCUS” em inglês?

Tempo de leitura: 4 minutos

Focus by Ulisses Wehby de Carvalho

FOCUS

Quando você estiver falando inglês, tenha atenção especial na hora de dizer focus porque a pronúncia da palavra é diferente daquela que estamos habituados a ouvir no Brasil quando fazemos referência ao Focus, o veículo da Ford. Não se deixe influenciar, portanto, pela pronúncia de “Focus”, o automóvel, quando você for falar focus em inglês.

Vale para Focus, o carro em si, para o verbo to focus (focar) quanto para o substantivo focus (foco). Em inglês, a pronúncia é a mesma nos três casos.

focus

Você já sabe que a letra “O” da primeira sílaba de “Focus” é aberta em português, como em “avó”, “jiló” etc. O nome do carro é pronunciado da seguinte forma no Brasil: /FÓ kuus/.

Para dizer focus em inglês, a letra “O” deve ser pronunciada como o ditongo “ou” em “vou”, “estou” etc. O som fica, portanto, assim: /FOU kâs/.


Pronúncia

Assista aos vídeos da playlist Pronúncia do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Conheça dicas práticas para você não cair nas principais pegadinhas de pronúncia. Ter uma boa pronúncia é fundamental para você se comunicar em inglês!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Ouça a pronúncia de focus

Como sempre, a melhor maneira de assimilar a informação sobre pronúncia é ouvindo o som. Confira o arquivo de áudio e memorize a pronúncia de focus clicando aqui. A pronúncia é dada pelo McMillan Dictionary. Leia em voz alta a frase do exemplo a seguir e capriche na pronúncia:

  • Party must focus on elections. (BBC)
  • O partido deve se concentrar nas eleições.

Saia justa

Se você ainda tiver dúvidas sobre as possíveis saias justas que a pronúncia equivocada de focus pode causar, leia esta história enviada por um leitor do Tecla SAP: Micos em inglês: Não perca o foco! É lógico que não chega a ser o fim do mundo, mas, se for possível evitar a pisada de bola, é melhor, você não acha?


Como pronunciar as marcas em inglês?

Assista à série de vídeos sobre a pronúncia em inglês de marcas famosas. São centenas de nomes de empresas, produtos, marcas e modelos cujas pronúncias causam confusão. Amplie seu vocabulário, aprenda a pronunciar os nomes de marcas e aperfeiçoe sua pronúncia em geral porque muitos dos problemas de existentes nos nomes de marcas também estão presentes em outras palavras da língua inglesa.


Cf. Qual é a tradução de “GO FURTHER”?

Cf. Como pronunciar as palavras em inglês?

Cf. Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…

Speak up! We’re listening…

O que você achou da dica sobre a pronúncia de focus? Nós do Tecla SAP gostaríamos de conhecer a sua opinião. Por favor, envie sua resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado pelo interesse e pela participação!

Dicas de inglês por e-mail

Agora é com você! Cadastre-se para receber as dicas de inglês do Tecla SAP por e-mail. É grátis! Você também vai receber boletins especiais com o melhor dos mais de 4.600 posts já publicados no blog. O cadastro é simples e não leva nem 30 segundos! Clique no botão abaixo e digite nome e e-mail. Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! E isso é só o começo! Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material que você vai passar a receber gratuitamente. O que você está esperando?

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais a conversa sobre Ford Focus? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode também seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Referência

Guia de Pronúncia Completo, de Adir Ferreira, ©Adir Ferreira Idiomas, 2014. Leia a resenha.