MAVERICK: qual é a origem e o significado de “MAVERICK”?

Tempo de leitura: 3 minutos

Maverick by Jack Scholes

MAVERICK

Qual é a origem e o significado de maverick?

maverick

MAVERICK
[dissidente; pessoa de pensamento independente]

  • Maverick scientists claim to have cloned human beings.
  • Cientistas dissidentes alegam ter clonado seres humanos.

Samuel Augustus Maverick (1803 – 1870), advogado texano, tornou-se pecuarista contra sua própria vontade quando alguém pagou-lhe uma dívida com gado. Ele não se interessava nem um pouco pelo negócio e nunca se deu ao trabalho de marcar seu gado com ferro quente. Logo o termo maverick tornou-se comum para indicar qualquer animal não marcado com ferrete. Nos Estados Unidos, a partir de 1880, o nome maverick adquiriu uma conotação política para designar políticos que não reconheciam a liderança de qualquer partido. Hoje maverick significa qualquer pessoa independente, com idéias e comportamentos muito diferentes dos das outras pessoas.

OBSERVAÇÃO: O termo maverick foi assunto em The English Blog neste post, por conta do uso frequente deste vocábulo para designar o senador John McCain durante campanha presidencial americana. Neste outro post do mesmo blog, o autor reproduz trecho da revista The Economist em que foi publicado texto que também explica a origem do termo. Essa é só para os desconfiados! 😉


Tecla SAP com Ulisses Carvalho

Assista aos vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Dicas de vocabulário, pronúncia, phrasal verbs, Business English, gírias, expressões idiomáticas, como aprender inglês com música, falsos cognatos, como melhorar o listening, erros comuns e como evitá-los, estratégias de aprendizado e muito mais!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. GO FURTHER: como traduzir o slogan da Ford?

Cf. FOCUS: como pronunciar “FOCUS” em inglês?

Cf. O significado dos nomes dos times profissionais americanos

Speak up! We’re listening…

Nós da equipe do Tecla SAP queremos muito saber o que você achou da dica sobre a palavra maverick. O conteúdo deste post foi de alguma maneira útil para você ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos da língua inglesa? Envie, por favor, sua resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Nunca é demais dizer que sua participação é fundamental para um blog educacional como o Tecla SAP. Muito obrigado pelo interesse.

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais a conversa sobre maverick? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode também seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Agora você só não mantém contato com a língua inglesa se não quiser! A gente se fala. A conversa pode muito bem ser sobre a origem e o significado da palavra maverick ou sobre qualquer outro tema de sua preferência. Muito obrigado pela participação.

Referência

Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia, de Jack Scholes – Editora Campus/Elsevier, 2009. Adquira seu exemplar com comodidade e total segurança no site da Disal Distribuidora.

3 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Gadú
10 anos atrás

Nossa , e eu nem sabia dessa história ?
Gostei muito mesmo .
Obrigado pelo post Ulisses.
Beijos . MariaGadú’

Maria Antonieta Rocha Alves

About Maverick… In the past I read a book:Maverick that is the English name for the book:Virando a propria mesa do incrivel Ricardo Semler, que pra mim foi e eh um modelo de pioneirismo e LIDER! IT WORTH TO BE READ!

Samir
Samir
12 anos atrás

Ulisses.
Tudo bem? Este comentário é super interessante. Aproveitando, desejo um bom Natal. Abraços ao Jack e a você também.