Pronúncia de nomes estrangeiros

Tempo de leitura: 3 minutos

Ulisses Wehby de Carvalho

Pronúncia de nomes estrangeiros

Quando o assunto é a pronúncia de nomes estrangeiros, não seria exagero afirmar que exagero nunca é bom; nem de um lado nem de outro. Poder-se-ia (ah, que saudade da mesóclise… sqn!) dizer que a exceção é o humor. Cria-se a caricatura para evidenciarmos um comportamento considerado atípico ou duvidoso. Essa foi, deduzo, a intenção do grupo Porta dos Fundos no vídeo intitulado Woody Allen. Assista ao vídeo antes de continuar a leitura.

Já afirmei diversas vezes nos textos do Tecla SAP e também nos vídeos de nosso canal no YouTube que é possível separar as duas coisas. Ou seja, não é assim tão difícil caprichar na pronúncia dos nomes em inglês quando você estiver falando inglês, em especial naquelas situações em que há pessoas que não falam a língua portuguesa.

pronúncia de nomes estrangeiros

Por outro lado, se estiver falando português e precisar dizer, por exemplo, o nome de banda, ator, cantor, marca etc. em inglês — ou em qualquer outro idioma estrangeiro — não custa nada usar a pronúncia abrasileirada, principalmente na presença de pessoas que não falam essa língua estrangeira.

Volto a insistir que nenhuma das duas situações deve ser considerada o fim do mundo. Um escorregão na pronúncia de nomes estrangeiros na hora de falar inglês ou usar a pronúncia na língua original quando estiver falando a língua portuguesa são situações corriqueiras e não deveriam causar tanta estranheza assim. O problema é, mais uma vez, o exagero.

É evidente que nem todo mundo que capricha na pronúncia de nomes estrangeiros quando fala português o faz para esnobar e para demonstrar conhecimento superior aos demais, mas é inegável que essa é a impressão geral.

Preconceito linguístico

Outro absurdo que observo com relativa frequência, infelizmente, é ver alguém — direta ou indiretamente — zombar de quem não conhece a pronúncia de nomes estrangeiros. Trata-se, na verdade, de mais uma variante do preconceito linguístico. Embora este vídeo não seja a cura para a afetação e a ignorância, acho que já é um excelente começo…

Como pronunciar as marcas em inglês

Fiz uma série de três vídeos sobre a pronúncia de marcas famosas em inglês. Assista ao primeiro vídeo da série:

Clique no “joinha” e ajude o Tecla SAP a divulgar conteúdo educacional na Internet. Inscreva-se em nosso canal no YouTube para receber as novidades em primeira mão.

Não deixe de assistir ao vídeo sobre a pronúncia de ultimate. Seu comentário, tanto aqui no rodapé do post quanto nos próprios vídeos, é muito importante para mim. Participe!

Cf. FOCUS: como pronunciar “FOCUS” em inglês?

Cf. WhatsApp: qual é a pronúncia correta de WhatsApp?

Cf. LinkedIn: qual é a pronúncia do nome da rede social?

Speak up! We’re listening…

Qual é a sua opinião sobre a pronúncia de nomes estrangeiros? Eu gostaria muito de saber o que você acha do assunto. Comente no rodapé da página. Muito obrigado pela participação. A gente se fala…

Dicas por e-mail

Vai continuar perdendo oportunidades por não ser fluente em inglês? Até quando? Cadastre-se para receber as dicas do Tecla SAP por e-mail agora mesmo. Você não leva nem 30 segundos para digitar nome e e-mail! Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! O que você está esperando para clicar neste botão?

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

Google+, YouTube e Twitter

Adicione este perfil no Google+ para receber conteúdo exclusivo. Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube. Se preferir receber as dicas de inglês via Twitter / Periscope, siga @teclasap. A gente se fala nas redes sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Cf. Pronúncia de nomes estrangeiros […]

Jose Geraldo De Miranda
Jose Geraldo De Miranda
4 anos atrás

Excelente, gostei muito, pois existia algumas marcas que nem imaginava a pronuncia e outras que nem conhecia.

Ulisses Wehby de Carvalho

Olavo, tudo bem?

Muito obrigado pela contribuição. Valeu!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Aline, tudo bem?

A batalha contra o preconceito, seja ele de que tipo for, não tem fim e precisa ser travada incansavelmente todos os dias. Pelo conhecimento, vale a pena lutar. Obrigado pelo comentário gentil. Volte sempre!

Abraços

Helio Ferreira
Helio Ferreira
5 anos atrás

Post excelente e bastante curioso, pois às vezes ouço em filmes/séries e fico confuso. Muito bom!

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Helio Ferreira

Hélio, tudo bem?

Muito obrigado pelo interesse no Tecla SAP e pela mensagem simpática. Volte mais vezes.

Abraços

Flávia T Goncalves
Flávia T Goncalves
5 anos atrás

Good tips! Thanks

Ulisses Wehby de Carvalho

Flávia, como vai?

Muito obrigado pela gentileza. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Adriano, como vai?

Muito obrigado pelo comentário. As pronúncias dos nomes das duas empresas citadas estão nos outros vídeos da série.

Abraços