Por que apagar perfil no Facebook (e página também)?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

Apagar perfil no Facebook

Não, eu não te bloqueei no Facebook! 😉 A honraria era reservada apenas a stalkerstrollers e outras malas sem alça. Tenho certeza de que você não se enquadra em nenhuma dessas categorias. Tomei a decisão de apagar o perfil no Facebook pelas razões que eu já havia apresentado no post Fim do Facebook. Nesse texto publicado há algumas semanas, eu já havia manifestado minha insatisfação com essa rede social por conta de uma política que limita o conteúdo visualizado. Do jeito que estava, a única frase que me vinha à mente era: thanks, but no thanks!

apagar perfil no facebook

Aparentemente, outros criadores de conteúdo também estão insatisfeitos, como podemos constatar neste vídeo do site Veritasium. Embora ele seja narrado na língua inglesa, com legendas no mesmo idioma, o vídeo oferece uma oportunidade de você não só conhecer um pouco mais sobre o tema, mas também de exercitar seu inglês.

Não se trata de um desabafo de minha parte, muito menos de choradeira. Publico este post unicamente para dar uma satisfação às pessoas que haviam adicionado meu perfil pessoal e também àquelas que tinham curtido a página do Tecla SAP, em especial, quem, porventura, possa estar sentindo falta das dicas de inglês no Facebook. Apesar de o conteúdo que eu publicava já não ser visto por tanta gente, mesmo assim, eu devia essa explicação a você.

Aproveito para também pedir um favor a você: divulgue essa informação no Facebook porque há ainda muita gente lá que curtiu a nossa página e que não terá a oportunidade de ler este texto. Obrigado!

Sei que o assunto não afeta diretamente quem apenas consome conteúdo no Facebook, pelo menos num primeiro momento. Só o tempo dirá se outros criadores de conteúdo também se cansarão do tratamento que recebem e, como eu, decidam abandonar essa rede social. Será que o Facebook voltaria atrás e mudaria sua política? Não faço ideia. Mesmo porque o assunto já deixou de ser problema meu. Tô fora!

Para quem tem blog e está interessado em saber qual foi o impacto no tráfego do Tecla SAP depois de eu ter deletado perfil e página do Tecla SAP no Facebook, a resposta pode ser dada em uma só palavra: ínfimo.

Volto a dizer que a melhor forma de você receber as atualizações do nosso blog é via e-mail. Se você ainda não estiver na lista, clique aqui, digite nome e e-mail e faça o cadastro. É grátis! E você ainda leva dois e-books de presente.

Vale lembrar que há outras opções para você receber o conteúdo do Tecla SAP pelas redes sociais: adicione meu perfil pessoal no Google+ ou no LinkedIn. O Tecla SAP está também no Twitter: siga @teclasap.

Speak up! We’re listening…

Se quiser comentar sobre o assunto, por favor, escreva para a gente na seção de comentários, logo ali no rodapé da página. Muito obrigado pelo interesse.

Dúvidas de inglês? É só perguntar no Fórum!

As dúvidas de inglês são esclarecidas somente no Fórum Tecla SAP. Faça seu cadastro gratuitamente e envie sua pergunta. Venha aperfeiçoar seu inglês com alunos de todos os níveis e professores experientes sempre dispostos a ajudar quem precisa. Participe!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ymara
9 anos atrás

I hate facebook.. that network sucks! I´m following you on twitter

David Pinaffo
David Pinaffo
9 anos atrás

É bem por aí, eu criei uma pagina no Facebook a um mês e os valores que eles cobram é um abuso e meus post na minha pagina pessoal não vai pra todos meus amigos porque eu não quero ter na minha pagina pessoal pessoas que eu nunca vi sendo assim, eu não sou atraente para o facebook por não ter milhões de amigos e seguidores. Porém na minha timeline aparece post de pessoas que eu não conheço e quando eu vou ver quem são essas pessoas, o número de amigos ou seguidores que eles tem é um de milhões. Eles geram mais dinheiro do que eu, então eles tem os post deles respeitados.

isaque
isaque
9 anos atrás

Valeu, Ulisses, pelo link. Realmente, tenho também uma página no Facebook para divulgação de meu micronegócio. Como não me dispus a pagar ao site por divulgação, quase ninguém enxerga meus posts. Paciência, então. Abraço!

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  isaque

Isaque, tudo bem?

Obrigado pelo comentário. Dá um certo alívio em saber que o problama não é só com a gente, né? 😉

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Sônia,

Obrigado pelas palavras gentis. No caso do Tecla SAP, não houve aumento de tráfego porque já temos conta no Twitter (@teclasap) e em outras redes sociais há anos.

Reitero que o impacto negativo no tráfego foi irrisório.

Beatriz Figueiredo
Beatriz Figueiredo
9 anos atrás

Olá, Ulisses.

Acho que você tem razão, pois vi o link para o seu post no meu feed do LinkedIn!
Vejo que você recomenda às pessoas que adicionem o perfil no Google+. Você tem achado essa ferramenta mais eficiente?

Abraços e parabéns pelo seu trabalho.

Ulisses Wehby de Carvalho

Beatriz, tudo bem?

O número de seguidores no perfil do Google+ é, segundo alguns especialistas, fator preponderante na classificação que o conteúdo vai receber nas páginas de resultados de busca. Ou seja, quanto mais seguidores, mais bem posicionado aparece o seu site/blog.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Rose, tudo bem?

Obrigado pela mensagem de apoio. A gente se fala pelo Twitter, Google+, LinkedIn etc. O FB não está fazendo a menor falta… 😉

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Rafael,

Entendo. É uma pena que a ferramenta não tenha se disseminado para o grande público como se esperava. Eu mesmo sempre a divulguei exaustivamente no Tecla SAP.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Rafael, como vai?

Concordo, embora essa não seja uma opção que, infelizmente, não decolou. E não foi só aqui no Tecla SAP pelo que leio por aí.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

SamueX, blz?

Obrigado pelo comentário. Não questiono a rede social em si e sua utilidade para as pessoas em geral. Cada um escolhe a “praia” que gosta de frequentar. Só discordo do tratamento dispensado aos criadores de conteúdo.

Abraços

sonaje
sonaje
9 anos atrás

é triste, o que o facebook tem se tornado para nós blogueiros, mas temos que tomar uma atitude deste tipo, pois se não fizermos isso, continuamos enviando trafego para o facebook sem o mínimo possivel de retorno.. assino embaixo. se todos os blogueiros fizerem isso, será o inicio do fim do facebook

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  sonaje

sonaje, tudo bom?

Pois é, a reclamação parece mesmo ser geral. Obrigado por manifestar sua opinião.

Aproveito para informar os colegas blogueiros que o tráfego do Tecla SAP caiu muito pouco depois de eu ter apagado a página no FB. O que faz todo sentido porque se o conteúdo que eu postava lá quase ninguém via mesmo…

Abraços

Sônia Gonçalves
Sônia Gonçalves
9 anos atrás
Reply to  sonaje

Estou dentro, Sonaje e Ulisses! Tomei essa decisão por vários motivos, mas o principal foi a falta de retorno com relação ao meu Blog e a sensação de estar falando para e com as paredes. Outra razão foi a necessidade que tinha de entrar diariamente na rede para saber do que rolava em termos de notícias, mas isso me fazia sentir dominada por ela, e não o contrário. A sensação de liberdade que encontrei depois de sair foi incrível. O único problema é que existem aplicativos que só funcionam quando vc se conecta ao FB, e isso já se tornou uma máfia! Tô fora tbm!

Ulisses Wehby de Carvalho

Sônia, tudo bem?

Obrigado pelo comentário. De certa forma, é até bom saber que mais gente enfrenta o mesmo problema porque assim tenho certeza de que a minha insatisfação não é mimimi… 😉

Aliás, fiz a tradução simultânea de um evento há pouco tempo e ouvi relato semelhante de uma jornalista. Ela reclamava do tratamento dispensado pelo FB para as notícias postadas na fan page do jornal.

Abraços

Ana Lucia
Ana Lucia
9 anos atrás

Eu curti a sua página mais para receber atualizações, mas recebe-las por e-mail é mais efetivo. Curti outras páginas pelo mesmo motivo, como de alguns jornais por exemplo e raramente vejo a cara delas no facebook.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Ana Lucia

Ana Lúcia, como vai?

Obrigado pelo comentário. Trabalhei em um evento na semana passada em que uma jornalista fez o mesmo comentário, ou seja, publicam conteúdo em suas páginas no FB e seus leitores e/ou seguidores não visualizam as publicações. Em outras palavras, a grita é geral…

Abraços

Maristela Monteiro
Maristela Monteiro
9 anos atrás

Olá, Ulisses! Parabéns pela escolha !!! Sempre acompanho seus posts pelo email! Acho a vida e os relacionamentos bem mais saudáveis sem o facebook!
Continue o seu exelente trabalho!!!
Como faço para receber os e-books?

Sua fã!

Ulisses Wehby de Carvalho

Maristela, tudo bem?

Obrigado pelo comentário e pelo interesse no conteúdo do blog. O e-book “Top 10 – As dez melhores dicas do Tecla SAP” é brinde, mas requer senha para download, que é enviada nas mensagens enviadas pela AWeber, a empresa que administra a lista.

Caso você a tenha perdido, posso enviá-la novamente.

Abraços

mozuca
mozuca
9 anos atrás

Facebook sucks, também abandonei a rede e não me arrependo!!

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  mozuca

Mozuca, tudo bem?

Obrigado pelo comentário. Também não estou sentindo nenhuma falta. 😉

Abraços

Adriano Gonçalves
Adriano Gonçalves
9 anos atrás

Caro Ulisses, tudo bem? Olha, assino embaixo com relação a suas palavras sobre o Facebook.Tanto que qualquer pessoa que tiver interesse pode checar minha conta (ainda ativa) e ver quantos amigos tenho (apenas 2). Não acho prático, nem vantajoso e muito menos interessante o uso desta rede social.Na real: nunca fez minha cabeça.Fui muito mais do extinto Orkut.
Facebook se acabar ou continuar existindo, pra mim não faz a menor diferença. É isso! Abs a todos!

Ulisses Wehby de Carvalho

Adriano, tudo bem?

Obrigado por expressar a sua opinião. Volte mais vezes!

Abraços

Marcio Martins
Marcio Martins
9 anos atrás

Concordo plenamente Ulisses. O face irá acabar como toda e qualquer rede social. Investir tudo nesta Social Networking é besteira. Produtores de conteúdo, assim como fotógrafos devem investir em seus próprios sites assim, manterá uma carteira ativa de clientes sem depender de sites terceiros que podem ou não divulgar os seus conteúdos.

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Marcio Martins

Márcio, tudo bem?

Muito obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Abraços