Ano bissexto? Como se diz “ano bissexto” em inglês?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ano bissexto by Ulisses Wehby de Carvalho

ANO BISSEXTO

ano bissexto

ANO BISSEXTO
[leap year]

Até admito que você pode vir a precisar desta dica novamente só daqui a 4 anos mas, como saber não ocupa lugar, vale a pena aprender a dizer “ano bissexto” em inglês. Aliás, se eu não aproveitar o dia de hoje para falar do assunto, não terei outra oportunidade tão cedo! Diga, portanto, leap year para se referir ao ano em que ocorre o ajuste na diferença entre o calendário e o tempo de translação da Terra.

É interessante observar que leap quer dizer “saltar, pular” na língua inglesa, como na expressão by leaps and bounds (de vento em popa), no verbo to leapfrog (saltar; avançar rapidamente) ou na brincadeira infantil leapfrog (pula sela). A origem provável do nome em inglês é o fato de que uma data cai dois dias da semana depois no período de 01 de março do ano anterior ao bissexto até 28 de fevereiro do ano bissexto. Por exemplo, se seu aniversário em um determinado ano for, por exemplo, em uma terça-feira e antes de 01 de março, ele cairá numa quinta no ano seguinte. Só avançamos um dia da semana nos anos normais. O dia 29 de fevereiro é conhecido como leap day.

Happy Leap Day! 🙂


HEAR x LISTEN

Assista ao vídeo HEAR x LISTEN: a diferença entre os dois verbos e muito mais… e esclareça essa dúvida de uma vez por todas! Você vai conhecer diversas expressões idiomáticas acompanhadas de exemplos reais extraídos de trechos de vídeos do YouTube.

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Amplie seu vocabulário de inglês e seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Ano bissexto — Mais vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você sabe que ter um vocabulário amplo e variado é fundamental para você se comunicar em inglês com fluência e confiança! Agora que você aprendeu como dizer “ano bissexto” em inglês, aproveite para dar continuidade aos seus estudos. São centenas de vídeos sobre os mais diversos temas. Você só tem a ganhar!

https://www.youtube.com/watch?v=4WJQnRR44zc&list=PLcM64ZZJ2Mi0gZ_KIfyBi8rOkISd84Ebd

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Nunca foi tão fácil enriquecer o vocabulário de inglês, aperfeiçoar a pronúncia e ampliar os conhecimentos gerais. E o melhor de tudo: é grátis! Bons estudos!


Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas sobre ano bissexto? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e/ou ampliar seus conhecimentos gerais? Expresse sua opinião na seção de comentários, por favor. Muito obrigado pela participação.

Dicas de inglês por e-mail

Você não acha que já passou da hora de tomar uma atitude? Até quando você vai continuar perdendo oportunidades por não falar inglês? Cadastre-se agora mesmo para receber as dicas do Tecla SAP por e-mail. É grátis! Você vai passar a receber uma seleção do melhor conteúdo dos milhares de posts deste blog e vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho do YouTube! É tudo grátis e você não leva nem 30 segundos para se cadastrar! Clique no botão abaixo, digite nome e e-mail e mais nada! Você ainda ganha o e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar! A dica que você acaba de ler sobre como dizer “ano bissexto” em inglês pode ser só o começo de uma grande virada na sua vida! Só depende de você! Tenho certeza de que você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade do material que você vai passar a receber gratuitamente. Não espere até o próximo ano bissexto!

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

Observação

Texto corrigido depois do comentário de Jussara Simões do Translation Point. Muito obrigado pela participação!


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raphael R Barbosa
10 anos atrás

Coincidentemente assisti “Casa comigo?” ontem, cujo título em inglês é “ano bissexto”. Um bom filme… http://www.imdb.com/title/tt1216492/

Jussara
13 anos atrás

Não é exatamente assim, Ulisses. Reparo mais nessas coisas porque nasci em ano bissexto e quase nasci no dia 29 de fevereiro, mas acabei nascendo no dia 4 de março. Não é no ano seguinte ao ano bissexto que as datas “pulam” um dia; é a partir do dia 29 de fevereiro do próprio ano. Hoje é sábado, 1o. de março de 2008, mas o 1o. de março de 2007 foi numa quinta-feira. Só as datas entre 1o. de janeiro e 28 de fevereiro de 2009 é que pulam dois dias no ano seguinte ao bissexto.
Resumindo: as datas pulam um dia da semana a partir do dia 29 de fevereiro do ano bissexto e, no ano seguinte, voltam para o dia da semana seguinte, pois em 2009, ou seja, no ano seguinte ao bissexto, o dia 1o de março vai cair no domingo, ou seja, vai retomar o ritmo normal.