Dicas práticas para você melhorar seu inglês

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

Dicas práticas para você melhorar seu inglês

Já estamos no segundo semestre e aposto que, ao ouvir as primeiras badaladas do sino do Papai Noel, muita gente vai pensar, mesmo que de maneira inconsciente, “No ano que vem vou pegar firme no inglês!”, não é mesmo? Não caia na tentação de achar que o ano já acabou! Aproveite o tempo de agora até o fim do carnaval, quando as escolas vão inundar a mídia com suas campanhas publicitárias de volta às aulas, para dar uma melhorada no seu inglês. Não desanime nem deixe que insucessos passados diminuam seu entusiasmo.

melhorar seu inglês

Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês

Você já tentou fazer regime, estudar uma língua estrangeira, entrar em forma na academia ou guardar dinheiro para fazer uma viagem? O que esses projetos têm em comum além de serem, muitas vezes, motivo de frustração? A meu ver, a falta de planejamento realista costuma ser a causa mais frequente desses fracassos. Em geral, começamos quaisquer dessas atividades com um entusiasmo impressionante e não nos damos conta de que a expectativa gerada está além de nossa capacidade. Quando não atingimos nas primeiras semanas as metas que nos impusemos, o desânimo toma conta e jogamos a toalha. O que era uma ideia bem intencionada acaba não dando em nada. E o que é pior, você acaba perdendo a confiança em si mesmo para enfrentar novos desafios. O mesmo princípio pode ser aplicado ao estudo de um idioma estrangeiro. De nada adianta estudar 4 horas por dia no começo do curso e depois só abrir o livro na sala de aula, uma ou duas vezes por semana.

Enfim, há resposta para este dilema? Como em tudo na vida, não há milagres nem soluções mágicas e mirabolantes. Less is more! [Menos é mais!] Defina objetivos compatíveis com seus outros compromissos, pois é muito melhor traçar planos mais modestos e cumpri-los do que querer conquistar o mundo e terminar quebrando a cara. Além disso, quando falamos de aprender uma língua estrangeira, tratamentos de choque não costumam dar bons resultados. O mais importante é manter a regularidade, mesmo que a dose seja, digamos, homeopática. Por exemplo, uma boa pedida é acompanhar diariamente este e outros blogs com dicas de inglês. (Isto está me cheirando a merchan!) Se ainda não o fez, cadastre-se para receber as atualizações do “Tecla SAP” via E-mail e ganhe um e-book de presente! Curta a nossa página no Facebook também. (Agora virou merchan descarado mesmo!) Garanto que, de maneira indolor e quase imperceptível, você permanecerá em contato com o idioma e não deixará seu inglês em estado vegetativo durante tanto tempo. Não se esqueça de que há outras atividades que complementam a exposição ao idioma como, por exemplo, aulas regulares, livros, filmes, documentários, revistas, música etc. Você encontra mais dicas sobre este tema em “Vocabulário: Exposição” e “Como aprender inglês com as séries de TV“.

Um boa pedida para quem não tem muito tempo é o programa “Textos Mastigados” do Tecla SAP. Você recebe artigos da CNN com a tradução de palavras e expressões mais difíceis todos os dias em seu e-mail. Agora os textos são acompanhados de narração em arquivo no formato .mp3. Clique em “Textos Mastigados” para ver mais detalhes.

Lembre-se sempre da expressão Slowly but surely [Devagar se vai ao longe]. Você não vai querer ficar pedindo livro de inglês no amigo secreto de Natal todo ano, vai?

Ah, mais uma coisa: não deixe de ler as “10 dicas infalíveis para quem quer aprender inglês“, um passo a passo para você alcançar seus objetivos. Bons estudos e boa sorte!

Cf. Expressões Natalinas em inglês e sugestões para o amigo secreto

Cf. Compras online: palavras e expressões em inglês e português

Cf. Boas Festas! Como se diz “Boas Festas” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Gostou dessas dicas para você melhorar seu inglês? Conte para a gente de que jeito você gosta de estudar. Expresse sua opinião nos comentários abaixo. Conto com a sua participação. Obrigado!

Google+ e Twitter

Adicione meu perfil no Google+ e receba conteúdo exclusivo. Se preferir acompanhar as dicas pelo Twitter, siga @teclasap. A gente se fala nas redes sociais…

Referência: Top 100 – As cem melhores dicas do Tecla SAP de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014.