Dicas práticas para você melhorar seu inglês

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

Dicas práticas para você melhorar seu inglês

Já estamos no segundo semestre e aposto que, ao ouvir as primeiras badaladas do sino do Papai Noel, muita gente vai pensar, mesmo que de maneira inconsciente, “No ano que vem vou pegar firme no inglês!”, não é mesmo? Não caia na tentação de achar que o ano já acabou! Aproveite o tempo de agora até o fim do carnaval, quando as escolas vão inundar a mídia com suas campanhas publicitárias de volta às aulas, para dar uma melhorada no seu inglês. Não desanime nem deixe que insucessos passados diminuam seu entusiasmo.

melhorar seu inglês

Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês

Você já tentou fazer regime, estudar uma língua estrangeira, entrar em forma na academia ou guardar dinheiro para fazer uma viagem? O que esses projetos têm em comum além de serem, muitas vezes, motivo de frustração? A meu ver, a falta de planejamento realista costuma ser a causa mais frequente desses fracassos. Em geral, começamos quaisquer dessas atividades com um entusiasmo impressionante e não nos damos conta de que a expectativa gerada está além de nossa capacidade. Quando não atingimos nas primeiras semanas as metas que nos impusemos, o desânimo toma conta e jogamos a toalha. O que era uma ideia bem intencionada acaba não dando em nada. E o que é pior, você acaba perdendo a confiança em si mesmo para enfrentar novos desafios. O mesmo princípio pode ser aplicado ao estudo de um idioma estrangeiro. De nada adianta estudar 4 horas por dia no começo do curso e depois só abrir o livro na sala de aula, uma ou duas vezes por semana.

Enfim, há resposta para este dilema? Como em tudo na vida, não há milagres nem soluções mágicas e mirabolantes. Less is more! [Menos é mais!] Defina objetivos compatíveis com seus outros compromissos, pois é muito melhor traçar planos mais modestos e cumpri-los do que querer conquistar o mundo e terminar quebrando a cara. Além disso, quando falamos de aprender uma língua estrangeira, tratamentos de choque não costumam dar bons resultados. O mais importante é manter a regularidade, mesmo que a dose seja, digamos, homeopática. Por exemplo, uma boa pedida é acompanhar diariamente este e outros blogs com dicas de inglês. (Isto está me cheirando a merchan!) Se ainda não o fez, cadastre-se para receber as atualizações do “Tecla SAP” via E-mail e ganhe um e-book de presente! Curta a nossa página no Facebook também. (Agora virou merchan descarado mesmo!) Garanto que, de maneira indolor e quase imperceptível, você permanecerá em contato com o idioma e não deixará seu inglês em estado vegetativo durante tanto tempo. Não se esqueça de que há outras atividades que complementam a exposição ao idioma como, por exemplo, aulas regulares, livros, filmes, documentários, revistas, música etc. Você encontra mais dicas sobre este tema em “Vocabulário: Exposição” e “Como aprender inglês com as séries de TV“.

Um boa pedida para quem não tem muito tempo é o programa “Textos Mastigados” do Tecla SAP. Você recebe artigos da CNN com a tradução de palavras e expressões mais difíceis todos os dias em seu e-mail. Agora os textos são acompanhados de narração em arquivo no formato .mp3. Clique em “Textos Mastigados” para ver mais detalhes.

Lembre-se sempre da expressão Slowly but surely [Devagar se vai ao longe]. Você não vai querer ficar pedindo livro de inglês no amigo secreto de Natal todo ano, vai?

Ah, mais uma coisa: não deixe de ler as “10 dicas infalíveis para quem quer aprender inglês“, um passo a passo para você alcançar seus objetivos. Bons estudos e boa sorte!

Cf. Expressões Natalinas em inglês e sugestões para o amigo secreto

Cf. Compras online: palavras e expressões em inglês e português

Cf. Boas Festas! Como se diz “Boas Festas” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Gostou dessas dicas para você melhorar seu inglês? Conte para a gente de que jeito você gosta de estudar. Expresse sua opinião nos comentários abaixo. Conto com a sua participação. Obrigado!

Google+ e Twitter

Adicione meu perfil no Google+ e receba conteúdo exclusivo. Se preferir acompanhar as dicas pelo Twitter, siga @teclasap. A gente se fala nas redes sociais…

Referência: Top 100 – As cem melhores dicas do Tecla SAP de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Di Oliveira
Di Oliveira
10 anos atrás

Agora que vi que esse texto é de 2007, mas continua muito atual! E sinceramente…de uns tempos pra cá amadureci quanto às minhas metas. Poderia deixar para começar a estudar no início do ano que vem, mas preferi tomar vergonha na cara e aproveitar meu tempo em casa (livre) para estudar sozinha (doses homeopáticas, sim).
Tirar um fim de semana pra descansar,se empanturrar, fugir da dieta, do estudo é uma coisa…tirar 1, 2 3 meses inteiros é fugir dos seus sonhos. Se colocar para trás.
AVANTE! GO!GO! \O/

Vanessa
Vanessa
12 anos atrás

Ulisses,
poxa amei o blog..sinceramente muito bom! Baixei o e-book dos 25 micos do ingês e gostei muito, alguns erros eu já conhecia outros não. Gosto muito da lingua inglesa, contudo apesar disso ainda nao sou fluente, e assim espero ser.
Enfim, gostei muito do blog, hojé é meu primeiro dia aqui, mas curti muito…
Abrç

fernanda
fernanda
13 anos atrás

vc poderia me indicar um bom chatroom p eu treinar meu ingles?naum consigo encontrar um bom em UK…

Daniele
Daniele
13 anos atrás

Excelente iniciativa!

Amei o site, já está add nos favoritos e ja compartilhei com meus amigos do curso de ingles.

Parabéns,
precisamos de mais pessoas assim, compartilhando conhecimento e nos incentivando a crescer…

Renato Martins
Renato Martins
13 anos atrás

Ulisses,

Vou dizer a verdade prá vc. Nunca simpatizei muito com o idioma inglês, até pq os professores que tive…deixa prá lá… a questão é a seguinte…vc tem um dom, uma magia…vc é especial…essa é sua missão…só assim consigo defini-lo…desde que tive contato com o blog, suas dicas, aulas e etc., aprendi a gostar do idioma e, mais que isso, dei passos largos na assimilação. Obrigado de verdade! Deus continue te iluminando! Abração!

Sônia
Sônia
14 anos atrás

Ola, sou professora de inglês e estou maravilhada com esse site, as informações são bem detalhadas e nos favorece com atualizações da língua inglesa. Parabéns a tecla Sap
por essa ferramenta tão valiosa.

Clegivaldo Mota
Clegivaldo Mota
14 anos atrás

Mano… entrei por acaso no seu blog e fiquei viciado…. estou lendo todos os seu textos são ótimos e me estimula a aprimorar meu inglês… muito obrigado.
falooo um abço.

Dani
Dani
15 anos atrás

Olá! Achei interessantíssimo o texto pois é assim mesmo q acontece. No início ficamos muito entusiasmados e o clima é de dedicação total. Só q com o passar do tempo o próprio aprendizado vai ficando mais difícil e aí ,como não absorvemos o quanto q desejammos, vamos perdendo o interesse. Pela enézima vez estou tentando aprender inglês ( e olha q eu gosto do idioma!!) mas qdo percebo q não tô entendendo mais nada fico, sinceramente, decepcionada comigo e aí me desanimo a continuar. Sei q é uma atitude errada o q me custou uma melhora profissional e financeira, mas é assim q acontece comigo. Eu quero mudar!! A minha pergunta é simples: como estudar inglês em casa após as aulas do curso? um abraço, Dani

Liliane
Liliane
15 anos atrás

Como não? No meu também!!
Abraços e parabéns pelo blog!

William
William
15 anos atrás

Hahahaha !!!! Já está nos meus “favoritos”.

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
16 anos atrás

Rose,

Obrigado pela participação e pelos elogios ao blog. Espero que sua “loucura” sirva de inspiração para outras pessoas.

Abraços a todos

Circe
Circe
13 anos atrás

Prezado Ulisses.
Você não faz a menor idéia de como é importante para os seus leitores. Keep going! Você é nosso oxigênio internacional!
Abraço
Circe

Rose Fonseca
Rose Fonseca
16 anos atrás

Ola, vi por acaso a comu no orkut, estava pesquisando comunidades que poderiam me ajudar no ingles. Ai achei o blog, e vi a entrevista no Jo. Fantastico, assim que e gostoso aprender, com bom humor com alegria isso me parece coisa de quem e realmente feliz com aquilo que faz. Parabens!!!! Estarei sempre por aqui e na comu, mesmo que eu nao poste nada ou nao responda estarei lendo pra aprender mais. Em relacao ao que vc comentou a respeito de determinacao eu concordo plenamente, um dia resolvi emagrecer 20 kg, emagreci 28kg, meses depois decidi ser feliz(me divorciei…rsrs) ai resolvi aprender ingles, estou em Londres…hahaha. Algumas pessoas me chamam de louca eu digo que sou determinada. Abracos.