Micos em inglês: Não perca o foco!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Anônimo

FOCO

Micos em inglês: Não perca o foco!

Um amigo me contou uma história impressionante sobre a palavra “foco”. Confesso que quando a ouvi pela primeira vez quase chorei de tanto rir. Ele me disse que estava assistindo a uma palestra em uma universidade americana. O orador era brasileiro e falava sobre oportunidades de investimento na cidade do Rio de Janeiro. A intenção era a melhor possível, mas ele acabou escorregando feio na pronúncia.

O problema aconteceu quando ele disse a seguinte frase:

– You should focus on Rio. [Vocês deveriam concentrar (os investimentos) no Rio.]

A pronúncia de focus não saiu como deveria, ou seja, /FOU kâs/. Ao dizer algo como /FÓ kâs/, a impressão que se teve foi a de que ele estava usando um conhecido palavrão da língua inglesa. Dá para imaginar a reação da plateia?

foco

MORAL DA HISTÓRIA

Não é raro sermos levados a pronunciar as palavras da língua inglesa com base na pronúncia de palavra semelhante em nosso idioma. O som da letra “O” em “foco” é aberto, como em “pó”, mas o som do “O” em focus é fechado, algo como o ditongo “ou” em “vou”. Para complicar ainda mais, há um modelo de automóvel da Ford que leva o mesmo nome. Sua pronúncia no Brasil é /FÓ kus/, o que acaba contribuindo para a consolidação da forma incorreta.

Por mera coincidência, o mesmo fenômeno acontece com outra renomada fabricante de automóveis, a General Motors. O “o” em motor é fechado, mas garanto que você já deve ter ouvido um milhão de vezes a pronúncia /MÓ tors/, com o “ó” bem aberto, não é?

Cf. Phrasal verbs: FOCUS ON

Cf. Pronúncia: Motor

Cf. FOCUS: como pronunciar “FOCUS” em inglês?

Speak up! We’re listening…

Gostou da dica sobre a pronúncia de “foco” em inglês? Por favor, envie críticas e sugestões na seção de comentários, no rodapé da página. O Tecla SAP agradece o interesse.

Se você gostou dessa história e quiser ler outras semelhantes, conheça o livro “Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar”, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2012. Leia a resenha.

Envie sua colaboração!

Quem nunca deu uma bola fora ao falar inglês? Os relatos de situações constrangedoras vividas por quem ainda não possui domínio da língua inglesa têm o objetivo de divertir, ensinar e evitar que mais gente caia nas mesmas armadilhas. Se você conhece um caso parecido, envie sua contribuição para blooper@teclasap.com.br. Nomes e e-mails não são divulgados.

Dicas de inglês por e-mail

Agora é com você! Cadastre-se para receber as dicas de inglês do Tecla SAP por e-mail. É grátis! Você também vai receber boletins especiais com o melhor dos mais de 4.500 posts já publicados no blog. O cadastro é simples e muito rápido! Basta clicar no botão abaixo e digitar nome e e-mail. E você ainda ganha dois TRÊS e-books!

Quero receber as dicas de inglês mais os dois TRÊS e-books!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ulisses Wehby de Carvalho

Márcio, tudo bem?

Muito obrigado pela visita e pelo feedback. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

trackback

[…] equivocada de focus pode causar, leia esta história enviada por um leitor do Tecla SAP: Micos em inglês: Não perca o foco! É lógico que não chega a ser o fim do mundo, mas, se for possível evitar a pisada de bola, é […]

Sidnei Batista
Sidnei Batista
9 anos atrás

Obrigado pela dica,Ulisses!!!

Ulisses Wehby de Carvalho
Responder para  Sidnei Batista

Sidnei, tudo bom?

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Abraços

André Marcondes
10 anos atrás

you should fuck on rio aheuhaeiuhaeihiuaheihaeihaiehiauheiuaheiuhiuhaiuehaiuehauiehaiuehaiuehauiehaiuehaiuheaiuheaiuheaiuheaiuehaiuehaiuehauiehaiuehaiuehauiehiauheiuaheiuaheuhaeihaiehaiehaiuehiauheiuaheiaheiuhaieuhaeiuaeh (rindo pra sempre)

Ulisses Wehby de Carvalho
10 anos atrás
Responder para  André Marcondes

André, tudo bem?

Faltou o “us”… 😉 Volte sempre!

Abraços

Luiz Guilherme Dos Santos Guim
Luiz Guilherme Dos Santos Guim
10 anos atrás

Boa dica !

Ulisses Wehby de Carvalho
10 anos atrás

Luiz, tudo bem?

Muito obrigado pelo comentário. Volte mais vezes.

Abraços