FREELANCE: qual é o significado de FREELANCE / FREELANCER?

Tempo de leitura: 3 minutos

Freelance by Jack Scholes

FREELANCE

freelance

FREELANCE
[trabalhador autônomo]

  • He’s a freelance photographer.
  • Ele é um fotógrafo autônomo.

Freelance se refere a um trabalhador autônomo, independente, principalmente escritor, músico, jornalista, artista etc. que não está empregado permanentemente em nenhuma empresa específica, mas é contratado para fazer diferentes serviços para várias empresas.

A origem da palavra vem dos tempos medievais, quando um cavaleiro mercenário tinha sua lança livre, free lance, ou seja, era livre para oferecer seus serviços para qualquer pessoa disposta a pagar por eles.


Vocabulário

Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Ter um vocabulário rico e variado na língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!

https://www.youtube.com/watch?v=1vo78byBfFY&list=PLcM64ZZJ2Mi0gZ_KIfyBi8rOkISd84Ebd

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. 10 dicas para o currículo em inglês

Cf. Como eu digo “turno de trabalho” em inglês?

Cf. Como se diz “estágio profissionalizante” em inglês?

Observação deste blog: Nesse sentido, freelance é sinônimo de freelancer.

Speak up! We’re listening…

Gostou da dica do Prof. Jack Scholes? Já conhecia o significado e a tradução de freelance? Você sabia que a palavra é sinônima de freelancer? Nós do Tecla SAP gostaríamos muito de conhecer a sua opinião. Por favor, comente no rodapé desta página.

Dicas por e-mail

Agora é com você! Cadastre-se para receber as dicas de inglês do Tecla SAP por e-mail. É grátis! Você também vai receber boletins com o melhor dos mais de 4.600 posts do blog. O cadastro é simples e rápido!

E tem mais! Você vai ganhar uma versão compacta do e-book Aprenda inglês com humor – Micos que você NÃO pode pagar! São histórias engraçadas e/ou constrangedoras vividas por quem ainda não tem domínio da língua inglesa. Cada relato é acompanhando de explicação detalhada sobre o problema além de alternativas adequadas para se contornar a saia justa. E esse é só o primeiro presente que você vai ganhar do Tecla SAP!

A dica que você aprendeu hoje sobre freelance / freelancer pode ser um marco no seu estudo de inglês. Só depende de você! Já pensou nisso? A sequência de e-mails que você vai passar a receber gratuitamente mostra o caminho das pedras, passo a passo! Faça como mais de 70 mil pessoas e comece a desenferrujar seu inglês agora mesmo! 🙂 Estou te esperando com muito mais conteúdo educacional!

The ball is in your court!

Quero receber as dicas de inglês e o E-BOOK de presente!

Referência

Why do we say that? Por que dizemos isso? – A origem e o significado de palavras e expressões do inglês do dia a dia, de Jack Scholes, Disal Editora, 2015. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angélica
Angélica
6 anos atrás

Olá!

Só uma dúvida: onde se encaixa o “freelancer?”
Seria o termo usado para designar a ação, a coisa feita?
Obrigada!! 🙂

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Angélica

Angélica, tudo bem?

Está lá no finzinho do post…

Observação deste blog: Nesse sentido, freelance é sinônimo de freelancer.

Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Volte sempre!

Abraços

Nanci
8 anos atrás

Ulisses, te adoro, te amo. Vc tem me ajudado muito e, olha só, não pago um centavo por isso. Admiro a sua disponibilidade. Quanto ao dicionário, foi assim que meu pai tb me educou. Ele era professor de francês, latim e português mas nunca me deu a resposta pronta. Sou grata a ele por saber hoje alguma coisa. Obrigada a vc tb. Quando crescer – rsrsrsrs – quero ser igual a você. Sua admiradora.

valde
valde
8 anos atrás

gostei da discussão, foi meu primeiro momento do dia e muito engraçado,muito bem eu fui ao dicionário e encontrei algumas observações…

não se irritem,….fiquem calmos…abraço a todos e obrigado Ulisses…

free•lance
n. also free lance (fr l ns )
1. A person who sells services to employers without a long-term commitment to any of them.
2. An uncommitted independent, as in politics or social life.
3. A medieval mercenary.
v. free•lanced, free•lanc•ing, free•lanc•es
v.intr.
To work as a freelance: a journalist who freelances.
v.tr.
To produce and sell as a freelance: freelanced the article to a magazine publisher.
adj.
Of, relating to, or working as a freelance.

[Pergunta] “Freelance” ou “freelancer”? Qual o termo correcto para designar um jornalista que trabalhe por conta própria?
[Resposta] O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa revela que, como substantivo que designa o «trabalho extraordinário, avulso, que não apresenta vínculo empregatício» e a pessoa que «trabalha freq. por conta própria, oferecendo seus serviços profissionais, sem qualquer vínculo empregatício, e é remunerado por tarefa, por trabalho apresentado», este anglicismo pode assumir duas formas, “freelance” e “freelancer”. A variação entre “freelance” e “freelancer” é aceite em inglês (ver Oxford Advanced Learner’s Dictionary).
Observe-se, contudo, que em português existem com o mesmo sentido as expressões jornalista independente ou por conta própria.

MArckos
MArckos
10 anos atrás

Basta consultar o dicionário …vo dormir com essa rsrrs

julio
julio
10 anos atrás

há uma palavra para Freelance em português, e aí vai ela: frila! podem olhar no Aurélio.

Josmar Barbosa
10 anos atrás
Reply to  julio

Correto Julio! O frila – aqui no Brasil – é o cara que faz o freelance. Freelancer (assim como blogger, runner, etc…) é o cara que faz o freelance. Gostei do esclarecimento sobre a origem do termo. Ulisses, obrigado pelo blog, muito bacana!
Exemplo: I am freelancer! I’m doing freelance to live.

Mel
Mel
12 anos atrás

Bom, Ulisses, já que para você basta consultar o dicionário, me esclareça uma dúvida: por que motivo foi criada a Categoria “Vocabulário” nesse site?
Aliás, desculpa, você não está aqui para esclarecer dúvidas, não é mesmo?

Mel
Mel
12 anos atrás

Ulisses,
eu estava indo postar uma pergunta sobre a diferença entre freelance e freelancer, pois fiquei na dúvida ao ler seu artigo, quando me deparei com o comentário do Cleder. Será que você poderia esclarecer, então, essa diferença? De qlqr forma, vou postar a pergunta no fórum. Obrigada.

Lucinha
Lucinha
8 anos atrás

Puxa Ulisses, você foi completamente “impolite”. Você não gostou do comentário do Cleder e descontou na Mel. Custava explicar a diferença?

Cleder Santana Cesar
Cleder Santana Cesar
12 anos atrás

O termo correto é “freelancer”, e a origem está correta: lanceiro livre (cavaleiro “guarda costas” que não está a serviço de nenhum senhor ou coroa). Freelance, no Brasil, é o serviço que o freelancer faz (bico).