GADGET: qual é o significado e a tradução de “GADGET”?

Tempo de leitura: 1 minuto

Gadget by Agenor Soares dos Santos

GADGET

GADGET (substantivo) (circa década de 1960)
[GADGET]

gadget

Dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001) consigna a palavra, ressalvando que é um objeto ou aparelho “mais engenhoso do que útil”; complete-se a definição com o sentido básico, popularizado por marinheiros, que se refere a uma peça ou dispositivo mecânico, ou qualquer coisa cujo nome o usuário ignora ou no momento esquece – uma palavra-ônibus como outras que a língua tem ou teve (doodad, thingy, thingamabob, thingamajig, thingummy etc.), ou as informais “troço”, “treco” ou “trem”; quanto à engenhosidade, é outra nuance que pode caracterizar, especialmente no caso de artigos domésticos, a utilidade de um objeto ou o fato de ele impressionar por ser um achado.

Em todo caso, é de uso restrito ou semiculto entre nós, mas quem o emprega sabe que não é fácil encontrar um equivalente: “O próprio produto, pela sua natureza, está a indicar-nos que não serve para enfeitar, como um bibelô: também não serve para brincar ou distrair, como um ioiô ou um bilboquê. Sua aparência, aos olhos do leigo, é a de um gadget vagamente eletrônico” (Fernando Sabino, A companheira de viagem, 1965, 94). Clique aqui e ouça a pronúncia de gadget, segundo o Macmillan Dictionary. > 8.1 e 8.2.

Cf. Falsos Cognatos: INGENIOUS

Cf. Gírias: Como traduzir “WHATCHAMACALLIT”?

Cf. WTF! Qual é o significado e a tradução de “WTF!”?

Speak up! We’re listening…

O que você achou da dica do Prof. Agenor Soares dos Santos sobre gadget? Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber se as informações foram úteis para você ampliar seu vocabulário ou se você já conhecia o significado e a tradução de gadget. Por favor, envie sua resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado pela participação!

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier, 2006.