Guia de Pronúncia Completo – Resenha do livro de Adir Ferreira

Tempo de leitura: 5 minutos

Guia de Pronúncia Completo
Adir Ferreira

GUIA DE PRONÚNCIA COMPLETO

guia de pronúncia completo

Adquira seu exemplar do Guia de Pronúncia Completo na Hotmart!

Não é raro, ao lermos uma frase ou um texto em inglês, ficarmos na dúvida sobre como falar uma determinada palavra. Essas dúvidas de pronúncia podem causar uma grande insegurança e prejudicar o processo de aprendizado, apesar de ser uma dificuldade que muitos de nós temos. E é justamente por isso que, para aqueles que estão aprendendo o inglês americano como segunda língua, a fala e a pronúncia correta das palavras estão entre as competências mais complexas.

Para auxiliar aqueles que têm dificuldade nessa parte do aprendizado do inglês, foi lançado o Guia de Pronúncia Completo, de autoria de Adir Ferreira. Estruturado em três módulos, o curso criado por Adir contempla, de forma prática e ampla, os vários aspectos da pronúncia de palavras em inglês. E, como não poderia deixar de ser, além do material escrito, o aluno também tem à sua disposição o material em áudio, que traz todo os exemplos presentes no material escrito, em uma narração clara e muito bem articulada.

O primeiro módulo do guia é dedicado à pronúncia de vogais: aqui, o leitor aprende quais são os principais sons vocálicos do inglês americano, como os fonemas /ɛ/ e /æ/, e suas ocorrências. Para cada um dos fonemas abordados, o material traz uma grande lista de palavras em inglês (seguidas de seu significado em português). E, para acabar com as dúvidas sobre aquelas palavras que têm som parecido (que é justamente dos fonemas /ɛ/ e /æ/), o leitor tem à sua disposição uma seção dedicada exclusivamente à comparação desses sons, o que torna as diferenças mais claras e perceptíveis. Esse é o caso de palavras como end/and, letter/ladder e said/sad. Além do estudo de vogais, o material traz também os sons de ditongos e os casos em que a vogal “E”, ao final da palavra”, faz uma grande diferença na pronúncia.

O segundo módulo aborda a pronúncia de consoantes. Assim como no módulo 1, o leitor acompanha os diversos casos de sons consonantais e suas classificações (voiced e voiceless, stops and continuants), além de casos específicos como o held T (ou seja, o T “segurado”, que aparece em palavras como present e list) e o silent T (o T “silencioso” é aquele que aparece nas palavras como international e plenty). Além desses casos, o material apresenta várias outras categorias de sons de consoantes, além de uma seção dedicada aos sons mais difíceis para os alunos brasileiros: por exemplo, o “th” (como em throughout), abordado neste curso de uma forma simples e que não deixa dúvidas, é um dos que mais causam pavor para os alunos brasileiros.

Já o terceiro módulo se dedica exclusivamente àqueles casos mais difíceis e que mais dão dor de cabeça para os estudantes do inglês: palavras que, apesar de terem as mesmas vogais e pertencerem a uma mesma família, apresentam sonoridade diferente (por exemplo, nature e natural); os pares de substantivo e verbo que, apesar de serem homógrafos, soam de forma diferente (como é o caso de increase (“aumento”) e increase (“aumentar”); substantivos compostos; e a pronúncia de phrasal verbs. Além desses e outros casos, o material traz uma sessão específica que trata de entonação (a forma e o ritmo que damos à frase enquanto falamos) e a pronúncia do “S” no final das palavras.

Obviamente, os casos de pronúncia citados aqui são apenas alguns exemplos de uma grande variedade que você poderá encontrar no Guia de Pronúncia Completo. E, além dessa enorme variedade de exemplos e sua pronúncia no material em áudio, você poderá também avaliar seu próprio aprendizado, por meio dos vários exercícios incluídos ao final de cada módulo, e também conferir dicas bastante relevantes ao aprendizado e muitíssimo interessantes. Tanto os exercícios, muito bem elaborados, quanto as dicas e as sugestões de links e leituras complementares vão solidificar o aprendizado de cada módulo e tornam o curso de Adir Ferreira um material variado e completo, que pode ajudar todos aqueles que querem ter uma boa comunicação e distinguir, sem dificuldade, os diferentes tipos de sons que compõem a pronúncia da língua inglesa americana.

Adquira seu exemplar do Guia de Pronúncia Completo na Hotmart!

Autora da resenha: Thaís Bueno é tradutora, tem graduação em Letras e mestrado pela Unicamp e é colaboradora do Tecla SAP.


Guia de Pronúncia Completo

O Guia de Pronúncia Completo é composto de três módulos:

Módulo 01 – Sons de Vogais (Vowels)
Módulo 02 – Sons de Consoante (Consonants)
Módulo 03 – Particularidades do Inglês Falado (Spoken English)

Estes três módulos vêm em inglês americano e como bônus também em inglês britânico.

Os módulos 01 e 02 trazem:

  • todos os sons da língua inglesa
  • exemplos com palavras traduzidas
  • minimal pairs (pares de palavras parecidos que confundem os estudantes)
  • dezenas de frases usando os sons apresentados

O módulo 03 é mais avançado e traz:

  • as contrações gonna, wanna, gotta, hasta, hafta etc
  • palavras de difícil pronúncia para o aluno brasileiro
  • homófonos (palavras que têm o mesmo som mas pronúncia diferente)
  • a pronúncia dos substantivos compostos
  • a pronúncia da terminação –ed
  • a pronúncia dos phrasal verbs

… e muitos outros assuntos!

Adquira seu exemplar do Guia de Pronúncia Completo na Hotmart!

IMPORTANTE

* Os pagamentos feitos via boleto bancário podem levar até 72 horas para serem confirmados pelo banco.
** Verifique a sua lixeira e/ou quarentena porque o e-mail com o link para download enviado pela Hotmart pode ser bloqueado pelo filtro anti-spam.