RANKING: qual é o significado e a tradução desse anglicismo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ranking by Agenor Soares dos Santos

RANKING

ranking

RANKING (s.) (fins do século XX)
[RANKING]

Desde que ingressou na língua, este modismo desbancou inteiramente “classificação”, que praticamente desapareceu dos jornais como “posição em relação a outros semelhantes” (Dicionário de Usos do Português do Brasil. São Paulo: Ática, 2002). Talvez tenha nascido de leitura de noticiário esportivo, porque é nessa situação que o vocábulo sempre foi corrente em inglês, como lembra Ieda Maria Alves (Neologismo – criação lexical. São Paulo: Ática, 1989, 79): “Ronaldinho stands at number one in the world rankings.”

Em outras o substantivo é tão frequente quanto no Brasil, sendo muito mais comum seu uso como adjetivo, como “o melhor / mais importante, um dos melhores / dos mais importantes”. É uma palavra que dificilmente será adaptada: 1) não se ajusta ao sistema fônico português; 2) o mesmo com relação à grafia; 3) tem a particularidade de agradar devido à preferência do brasileiro pelas formas em -ing.

Ranque, ranquear, ranqueado e ranqueamento

Essa dificuldade não existe, porém, para a maleabilidade com que se criam derivados no Brasil: baseados na transliteração do /k/, cunharam-se logo diversos para esse lexema, e alguns estão em dicionários sem figurarem em outros ou no Vocabulário ortográfico da língua portuguesa (Academia Brasileira de Letras, 3a. edição, 1999):

1) “ranque”, o mais fácil está em Dicionário Houaiss da língua portuguesa (Rio de Janeiro: Objetiva, 2001), que critica o “aportuguesamento desnecessário, quando há na língua palavras vernáculas equivalentes, como colocação, nível, classe, posto etc.”;

2) “ranquear”: este é fácil de pegar porque faz companhia aos inúmeros verbos de origem inglesa que entram para a 1a. conjugação – igualmente censurado pelo Dicionário Houaiss da língua portuguesa como “hibridismo condenável”; Os neologismos do português e a face social da língua (Éda Heloísa Pilla. Porto Alegre: AGE, 2002), obra sobre neologismos publicada depois (2002, 27), chama-o de “verbo virtual”, admitindo, de outra parte, a existência de “ranquiado”, que contraria as outras formações e não figura nos dicionários (nem em Dicionário de usos do Português do Brasil (Francisco da Silva Borba, São Paulo: Ática, 2002), com exemplos vivos de anos anteriores, e em Dicionário UNESP do português contemporâneo (Francisco da Silva Borba, São Paulo: 2004);

3) o particípio “ranqueado” (Dicionário Houaiss da língua portuguesa; e Dicionário de usos do Português do Brasil e Dicionário UNESP do português contemporâneo, com citações);

4) ranqueamento: “Nos EUA, lei cria ‘provão’ para alunos da rede pública e ranqueamento das escolas” (Folha de São Paulo, suplemento Sinapse, 2004); não em Dicionário Houaiss da língua portuguesa, mas, com abonações, em Dicionário de usos do Português do Brasil e Dicionário UNESP do português contemporâneo. > 6.2 e 8.2.

O maior erro de pronúncia em inglês

Assista ao vídeo e conheça o principal erro de pronúncia em inglês e saiba como evitá-lo. A vogal de apoio é a marca registrada do sotaque brasileiro e o problema pode, sim, ser resolvido. Aperfeiçoe sua pronúncia em inglês com as dicas do Tecla SAP.

Curta e compartilhe o vídeo com os amigos. Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Bons estudos!

Cf. Começar do zero! Existe quem não saiba nada de inglês?

Cf. RATING: qual é o significado e a tradução de “RATING”?

Cf. 10 Phrasal Verbs Essenciais – Feat. Júnior Silveira (Cai como uma luva)

Speak up! We’re listening…

Você gostou das dicas sobre ranking? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e/ou ampliar seus conhecimentos gerais? Expresse sua opinião na seção de comentários, por favor. Muito obrigado pela participação.

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Clique para ler a sinopse e adquirir seu exemplar no site da Disal Distribuidora com total segurança e conforto.