Resenhas de Livros: The Classroom is a Stage

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

The Classroom is a Stage
40 Short Plays for English Students
Carlos Gontow, Disal Editora, 2005, 213 páginas
Resenha feita por Ulisses Wehby de Carvalho

Compre na Disal.

São poucos os profissionais de idiomas que não estão à procura de soluções criativas que, ao mesmo tempo, despertem o interesse dos alunos e proporcionem melhorias concretas no aprendizado. Se você faz parte dessa maioria “inconformada”, tenho certeza de que vai adorar o mais recente lançamento da Disal Editora, The Classroom is a Stage de Carlos Gontow.

the_classroom_is_a_stage.jpgHá 19 anos, o autor, que é professor e ator, vem obtendo resultados surpreendentes ao unir o teatro ao ensino de inglês. Essa feliz união de duas de suas paixões culminou neste livro composto por 40 esquetes para alunos de todos os níveis e idades. Pelo fato de os textos serem invariavelmente leves e divertidos, os alunos empregam a linguagem de forma descontraída e alegre. Sabemos que, nestas condições, a absorção e a retenção do material apresentado ocorrem de uma forma muito mais eficiente.

Cada uma das minipeças possui uma introdução com informações úteis para que o professor escolha o texto ideal para seus alunos. Por exemplo, o nível de inglês, idade recomendada, as estruturas gramaticais apresentadas, número de personagens, duração, além de sugestões para eventuais adaptações de cenário, figurino, número de alunos, entre outras recomendações. (Veja exemplo de sugestão extraído da página 116).

You don’t need a spaceship to perform this play. To show the audience that the spaceship is landing, have the people look up and then look down slowly. Then have the ETs enter the scene.

Portanto, não pense que você irá precisar de orçamentos milionários; o único limite é mesmo a imaginação. Outra vantagem de The Classroom is a Stage: você pode fazer cópias das peças que deseja encenar e distribuí-las a seus alunos. O que me resta dizer? Desligue o celular e bom espetáculo a todos!

Compre na Disal.

Autor da Resenha
Ulisses Wehby de Carvalho
é Intérprete de Conferências e autor dos livros O Inglês na Marca do Pênalti (Disal Editora), Dicionário das Palavras que Enganam em Inglês (Campus/Elsevier) e Dicionário dos Erros Mais Comuns em Inglês (Campus/Elsevier).