TEENAGER x ADOLESCENT: qual é a diferença entre elas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Teenager x adolescent by Thaís Bueno

TEENAGER x ADOLESCENT

Qual é a diferença entre teenager x adolescent?

teenager x adolescent

TEENAGER
[adolescente ou jovem entre os 13 e os 19 anos]

ADOLESCENT
[adolescente; pessoa que está passando pelo período entre a infância e a maturidade]

Na hora de traduzir teenager (ou, informalmente, teen) ou adolescent para o português, podemos até ter a impressão de que as duas palavras significam a mesma coisa. Mas não se engane: o teenager está em uma faixa de idade bem definida: entre os 13 e os 19 anos (em inglês, thirTEENnineTEEN), e, por isso, pode ser considerado tanto “adolescente” como “jovem”.

Já o termo adolescent é definido muito mais pelas características físicas e psicológicas de quem está passando pela adolescência, e não tanto pela idade. Assim, uma pessoa de 18 anos, psicologicamente amadurecida, por exemplo, pode até ser teenager (pois está na faixa de idade entre 13 e 19 anos), mas não é uma adolescent (pois já pode ser considerada “jovem” ou “adulta”).

Além disso, na hora de traduzir a dupla teenager x adolescent para o português, preste atenção ao contexto: teenager é um termo um pouco menos formal do que adolescent.

  • Teenagers are exercising more, consuming less sugar and eating more fruits and vegetables, a trend that may be contributing to a leveling off of obesity rates, a new study shows. (The New York Times)
  • Os jovens estão se exercitando mais, consumindo menos açúcar e comendo mais frutas e legumes, uma tendência que talvez esteja contribuindo para uma redução dos níveis de obesidade, de acordo com uma nova pesquisa.
  • With the right support, education and resources, adolescent girls can be empowered to change their lives. (The Guardian)
  • Com o apoio, a educação e os recursos adequados, meninas adolescentes podem se emancipar e mudar suas vidas.

Tecla SAP com Ulisses Carvalho

Assista aos vídeos do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Dicas de vocabulário, pronúncia, phrasal verbs, Business English, gírias, expressões idiomáticas, como aprender inglês com música, falsos cognatos, como melhorar o listening, erros comuns e como evitá-los, estratégias de aprendizado e muito mais!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!


Cf. Ficar: como se diz “ficar” em inglês? A explicação definitiva…

Cf. Qual é a tradução de “CHILDREN”?

Cf. 12 vantagens que você está perdendo por não aprender inglês com música

Speak up! We’re listening…

O pessoal aqui do Tecla SAP quer muito saber se você gostou da dica sobre a diferença entre teenager x adolescent. Se as informações foram úteis para você enriquecer seu vocabulário e seus conhecimentos da língua inglesa, o trabalho já vai ter valido a pena, não é? Envie, por gentileza, sua resposta na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse e pela participação.

YouTube, Twitter e LinkedIn

Vamos continuar nas redes sociais a conversa sobre a diferença entre teenager x adolescent? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:

  • Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
  • Siga @teclasap no Twitter.
  • Você pode seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.

Você já deve ter ouvido um milhão de vezes que é importantíssimo manter contato constante com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de receber uma notificação para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nosso papo nas redes sociais sobre a diferença entre teenager x adolescent. A gente se fala em breve…

Pela educação

Se você for como eu e também acreditar que conteúdo educacional deveria ser mais compartilhado na Internet, aposto que você vai clicar no ícone da rede social de sua preferência. Faça sua parte! Você sabe muito bem que ficar de braços cruzados só reclamando não resolve muita coisa, não é? O Tecla SAP e a educação agradecem!

A autora

Thaís Bueno, tradutora, tem graduação em Letras e mestrado pela Unicamp e é colaboradora do Tecla SAP.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Beamagnelli
Beamagnelli
4 anos atrás

boa dica!

trackback

[…] Cf. TEENAGER x ADOLESCENT: qual é a diferença entre elas? […]

Pedro HSB
Pedro HSB
7 anos atrás

Dessa eu não sabia. Aprendi com o Tecla SAP!

Elvio José
Elvio José
7 anos atrás

Olá. Permita-me discordar da explicação dada. Essas palavras não são falsas gêmeas na prática. Só diferem no âmbito da formalidade e do conceito. Adolescent/ adolescence é mais acadêmico e formal. Já teen/ager é mais descontraído e mais comum na língua falada. Pode-se usar o termo early teens para quem está no início da puberdade. Também discordo da tradução de teenagers, no exemplo, por jovens. Teenagers são jovens, mas a melhor tradução no contexto é adolescentes, não tem outro jeito. Um abraço.

Douglas
Douglas
7 anos atrás
Reply to  Elvio José

Concordo com você Elvio, não vi esta diferença olhando a definição em inglês no macmillan.

cris
cris
7 anos atrás

Nao entendi…na realidade sao sinonimos, ne?Se nao, poderiam ser mais especificos?

Ulisses Wehby de Carvalho
Admin

Thaís, tudo bem?

Adorei o texto deste post. Parabéns! Acho que este é o primeiro comentário que faço no meu próprio blog. 😉

Abraços