Vocabulário: Leia em inglês

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Denilso de Lima do Inglês na Ponta da Língua

Você já deve estar cansado de ouvir que ler é a melhor maneira de melhorar seu vocabulário. No entanto, muita gente tem dificuldades em ler em inglês. Conseqüentemente, não lêem absolutamente nada. Na esperança de ajudar, hoje você lerá aqui algumas dicas de como se dar bem ao ler um texto em inglês. Em primeiro lugar, saiba que para se dar realmente bem, você deve se acostumar a ler. Ou seja, não basta ler de vez em quando; ler em inglês tem de se tornar uma atividade freqüente.

Mas aí você vai reclamar da falta de tempo. Então saiba que: ler entre um período de vinte a trinta minutos quatro vezes ou mais por semana é muito melhor do que ler durante 1 hora ininterrupta apenas 1 vez por semana. De vez em quando não resolve nada, é preciso criar o hábito.

reading.jpgCrie um arquivo – caso você leia no computador -, ou uma pasta bem organizada – caso você imprima as notícias – e acostume-se a reler os textos sempre que possível. Releia! Dê uma passada de olhos apenas para reencontrar as palavras e expressões no texto.

Acompanhe uma notícia de seu interesse diariamente. Sabe aquela notícia que tem repercussão mundial e que é comentada durante dias e mais dias? Então, leia-as! Fazendo isto, você estará se acostumando com determinado assunto bem como com as palavras e expressões utilizadas para falar sobre o tema.

Leia notícias! Se você optar por uma obra literária poderá encontrar dificuldades para interpretar o texto. Afinal, a literatura pode, às vezes, ser complicada até mesmo na nossa própria língua.

Uma coisa que eu gosto muito de fazer: ler notícias referentes ao Brasil. Isto porque eu sei sobre o que está sendo falado; assim, posso ir juntando os fatos e saber como o assunto está sendo apresentado em inglês.

Para finalizar, crie uma espécie de mini-dicionário para aquele tema! Conforme você for encontrando palavras e expressões para determinados assuntos, anote-os em um caderno ou folha de fichário, dê um título como “My Land Reform Dictionary” (Meu Dicionário sobre a Reforma Agrária) e arquive este mini-dicionário com o seu arquivo de notícias.

Bom, creio que seguindo estas dicas e tornando a leitura de jornais uma rotina em sua vida, você notará como ler e entender textos em inglês se tornará muito mais fácil. No entanto, lembre-se de que é preciso tornar a leitura em inglês um hábito! Have a nice day and enjoy your reading.

Cf. Textos Mastigados
Cf. Voice of America in Special English

Denilso de Lima do Inglês na Ponta da Língua