Grammar Nazi? Quem é? O que faz? Onde vive o Grammar Nazi?

Tempo de leitura: 5 minutos

by Ulisses Wehby de Carvalho

GRAMMAR NAZI

Grammar Nazi

Gloria Kalil, o Código Penal e o Grammar Nazi

Dos três elementos do subtítulo, talvez Grammar Nazi seja o único que você ainda não conhece, acertei? Me diz uma coisa: você quase tem convulsão quando uma oração é iniciada por pronome oblíquo átono? Então chame a ambulância, porque acabei de fazê-lo! Se você fica de cabelo em pé com “Me diz uma coisa” e usa “Diga-me” em todas as situações, sinto informar que você, conscientemente ou não, apresenta alguns dos sintomas típicos de um Grammar Nazi. Far-lhe-ei o seguinte favor: rogo que interrompa a leitura deste texto imediatamente para que Vossa Senhoria não sofra novos ataques.

O que é Grammar Nazi?

A expressão Grammar Nazi é usada em referência àquelas pessoas que detectam e corrigem todo e qualquer erro gramatical, em geral, em publicações na Internet. O Tecla SAP, portanto, não está imune a esse tipo de chateação na seção de comentários. É claro que as mensagens que contêm bobagens de qualquer natureza – e não são poucas! – nem chegam a ser aprovadas. A intenção é tão somente poupar os olhos dos queridos frequentadores do blog. Sei que, embora infinita, não é incansável a beleza dos leitores do Tecla SAP… 😉

Alguns desses comentários, no entanto, passarão a ser comentados em posts porque, apesar de serem desprovidos de fundamentação, podem propiciar uma oportunidade para tratarmos de algum desvio importante. Outro dia, por exemplo, uma pessoa escreveu um comentário dizendo em um dos posts da seção “Troca a placa!” que o erro já começava no título. Segundo esse internauta, o “correto” seria “Troque a placa!” e não, segundo ele, “Troca a placa!”. Decidi aprovar o comentário e responder dizendo que “gramatiquice pentelha” não tinha vez no Tecla SAP. O cidadão então me manda a conjugação do verbo “trocar” no imperativo, tentando comprovar a sua tese. Deduzo que ele estava pensando que eu não sabia conjugar o verbo no imperativo. Seria isso?

Para que não restem dúvidas, na norma culta, eu teria optado por “Troque a placa”. A seção “Troca a placa!”, entretanto, não tem a seriedade de um texto acadêmico nem a importância de uma petição judicial. Optei, portanto, pela estrutura informal, muito mais comum e que é usada com maior frequência pelas pessoas de todas as classes sociais.

Falta jogo de cintura…

O que o Grammar Nazi não entende é que não é exclusivamente o domínio da norma culta que nos prepara para nos comunicarmos com o mundo ao nosso redor. Faz-se igualmente importante ter o domínio de outras variedades linguísticas também. Usar bem o idioma pressupõe saber escolher que variedade empregar dependendo da situação social em que nos encontramos. No entanto, o Grammar Nazi infelizmente trata a norma culta, também chamada de norma padrão, como se fosse um Código Penal, rígido, soberano e implacável. Não descobriu ainda que os preceitos que ditam o uso da língua estão mais para um manual de uso e estilo, altamente adaptável à situação social em que nos encontramos. Pena.

Muitas vezes, esse comportamento esconde um preconceito linguístico dissimulado sob a bandeira da boa educação e dos bons costumes. O mais engraçado é que esse tipo de pessoa é implacável para apontar inadequações comuns em classes sociais inferiores à sua porque os seus próprios erros não são detectados ou por ignorância ou por serem socialmente aceitos, no seu grupo social, é claro. A imagem que me vem à mente é a de um edifício de 20 andares em que os moradores de todos os andares, principalmente os que estão nos pisos mais altos, têm a certeza absoluta de que moram na cobertura. Só enxergam o que acontece embaixo e vomitam regras seguindo a lei da gravidade.

O traje adequado

Grammar Nazi ainda não descobriu que estamos todos em um condomínio horizontal, em que há salão de festas, quadra de tênis, piscina, portaria, playground, churrasqueira etc. Usamos a língua de acordo com o ambiente em que estamos, assim como escolhemos os trajes que usamos. Que cor de gravata combina com terno preto? Se for para jogar tênis, a resposta é “nenhuma”. Se for para ir a uma festa, é melhor perguntar para a Gloria Kalil.

Conclusão

Em suma, Grammar Nazi é aquela pessoa que vai a um churrasco na casa de um amigo vestindo smoking e ainda por cima fica enchendo o saco de quem está de bermuda e camiseta. Assim como os trajes formais não são adequados para todas as ocasiões, o mesmo se aplica ao padrão formal da língua. Tudo tem hora e vez.



👍 Certo ou errado? 👎 Conheça o conceito de adequação! 👏

É certo ou errado? Mas qual é o certo? Está na hora de você virar a página e conhecer o conceito de adequação. O que é inadequado em determinadas situações pode ser perfeitamente aceito em outras. Assista ao vídeo e amplie seus conhecimentos gerais. Não entre em pânico ao se deparar com as contrações ain’t, gonna, wanna, outta, gotta, lotta etc. Aprenda a diferenciar o inglês informal e o inglês formal.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


Leia também…

Cf. DRESS CODE: qual é o significado e a tradução da expressão?

Cf. Aeroporto: frases prontas e palavras úteis em inglês (com tradução)

Cf. Skype: os 7 erros mais comuns de inglês no Skype


Importante

Gloria Kalil é jornalista e consultora de moda. É autora de vários livros sobre moda, estilo e etiqueta. Usei a expressão “Código Penal” a fim de ilustrar uma tese. Não se trata de referência ao Código Penal Brasileiro, seus princípios e interpretações.


Speak up! We’re listening…

As informações deste post foram úteis? As explicações e os exemplos foram claros? O conteúdo foi de alguma forma relevante para o seu aprendizado de inglês? A equipe do Tecla SAP quer muito saber o que você tem a dizer com o intuito de oferecer mais conteúdo que seja de fato relevante para você.

Enfim, acreditamos no poder da interação e em aprender uns com os outros. Use, portanto, a seção de comentários a seguir para enviar perguntas, compartilhar sua opinião ou só agradecer. Seus comentários não apenas nos ajudam a melhorar, mas também criam uma comunidade vibrante de entusiastas do estudo da língua inglesa.

Em suma, vamos tornar a aprendizagem de idiomas uma jornada colaborativa. Com certeza, sua voz é mesmo muito importante. Não hesite, deixe um comentário e vamos iniciar a conversa!


Pela educação

Se você também acredita que a educação tem o potencial de mudar o futuro das pessoas, clique no ícone da rede social de sua preferência e compartilhe o post que você acabou de ler. Um blog educacional como o Tecla SAP depende muito do apoio de seus leitores para divulgar seu conteúdo! Assim sendo, conto com a sua colaboração! Muito obrigado.


Referência

Top 100 – As cem melhores dicas do Tecla SAP, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP. Adquira seu exemplar do livro eletrônico com total conforto e segurança na Hotmart.


5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

129 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique Silveira
Henrique Silveira
6 anos atrás

De facto, troca a placa é extremamente correcto. É o imperativo no sagunda pessoa do singular, que os brasileiros em geral, com honrosas excepções, têm tendência a evitar porque usam sobretudo a conjugação na terceira pessoa. Se estiver a escrever para um amigo a forma correcta em Portugal é “Troca a placa”.

trackback

[…] Cf. Grammar Nazi? Quem é? O que faz? Onde vive? […]

horacio
horacio
6 anos atrás

Ulisses bom dia, otimo tema, mas ca pra nos exigir o tempo todo norma culta num pais que nao oferece acesso ao conhecimento a 99 % do seu povo, e brincadeira.E essas pessoas sao um bando de chatos.

Leonardo César
Leonardo César
6 anos atrás

Gostei bastante do texto. Não conhecia a expressão e muito menos o significado, embora já estivesse me deparado com este tipo de situação.
É importante que saibamos nos expressar corretamente, porém devemos ser flexíveis em alguns casos para que não nos tornemos uns chatos de galochas.
Um abraço!

jurandir
jurandir
6 anos atrás

Concordo Veruska. Mas TS foi original. MAs acho que não foi com outro fim que não alertar. Eu não faria caso não. E olha que me divirto muito com vocês todos. Grato pelo serviço.

Gabriel Paiva
Gabriel Paiva
6 anos atrás

Excelente texto, Ulisses. conheço muita gente assim e isso me irrita muito.

Ulisses Wehby de Carvalho

Maria, tudo bem? Muito obrigado pela contribuição. Volte sempre! Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Márcio, como vai?

Muito obrigado pelas considerações lúcidas. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Alex, tudo bem?

Muito obrigado pela participação. A gente se fala…

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Vânia, como vai? Muito obrigado pelo comentário gentil. Fico contente em saber que você gostou do texto. Volte mais vezes. Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Luciana, tudo bem?

É verdade. Se os que preconizam a aplicação da norma culta o tempo todo e em todos os ambientes parassem de encher o saco, eu já me daria por satisfeito… 😉

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Sabrina, tudo bem?

Não se incomode tanto. Releve. Todo mundo tem amigo/a que preferiria viver na Idade Média… 😉

Abraços

Adriana
Adriana
7 anos atrás

Querido, você a hha zô no seu artigo! Palmas de pé!

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Adriana

Adriana, tudo bem?

Muito obrigado pelo comentário. Adorei o “a hha zô”… 😉

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Fernando, como vai?

Muito obrigado pela contribuição. Comente mais vezes!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Mônica, como vai?

Muito obrigado pela participação. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Esther, como vai?

Perfeito! Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Ronaldo, como vai?

Muito obrigado pela contribuição. Volte mais vezes!

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Bárbara, como vai?

Muito obrigado pela participação. Volte sempre!

Abraços

Rachel Kopit Cunha
Rachel Kopit Cunha
7 anos atrás

Muito bons os seus comentários. Embora haja, entre os professores e falantes eruditos, preconceito com a expressão bom senso, até para corrigir um colega, um amigo, é preciso ter bom senso e, principalmente ética, palavra de três sílabas pouco observada em tantos campos do viver cotidiano. Sou fã do Tecla Sap, há bastante tempo.

Ulisses Wehby de Carvalho

Rachel, como vai?

Muito obrigado pelo comentário. Concordo com suas observações. Agradeço também o interesse no Tecla SAP há tanto tempo. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

Katia Castilho
Katia Castilho
7 anos atrás

Perfeito! O problema é quando não se sabe distinguir entre uma churrasco e um coquetel, por exemplo…

Ulisses Wehby de Carvalho
Reply to  Katia Castilho

Kátia, como vai?

Muito obrigado pela participação. Volte sempre!

Abraços