DRESS CODE: qual é o significado e a tradução da expressão?

Tempo de leitura: 2 minutos

Dress code by Agenor Soares dos Santos

DRESS CODE

dress code

DRESS CODE (locução nominal) (princípio do século 21)
[DRESS CODE]

Conjunto de regras sobre o que se deve vestir para cada ocasião e de acordo com o evento. “pediu aos colunistas sociais de São Paulo para informar que (…) os atos inaugurais da megaloja da nova Daslu seriam informais, inclusive o dress codeEsta expressão usada nos Estados Unidos significa ‘código de traje’, isto é, a produção visual que expressa se a roupa é de recepção (…) ou apenas um chique urbano…” (Zero hora, suplemento Donna, 2005). Citação longa para mostrar que o jornalista sintetizou demais sua frase: não é o dress code que é informal: ele quis dizer que o traje previsto no código era o informal. > 4.4, 8.2, 10 e 25.

Certo ou errado?

É certo ou errado? Mas qual é o certo? Está na hora de você virar a página e conhecer o conceito de adequação. Assista ao vídeo e amplie seus conhecimentos gerais. Aprenda a entender as diferenças entre o inglês informal e o inglês formal. Sem sustos!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Bons estudos. A gente se fala!

Cf. Desfile: como se diz “desfile” em inglês?

Cf. FASHIONISTA: qual é o significado desse anglicismo?

Cf. Grammar Nazi? Quem é? O que faz? Onde vive?

Speak up! We’re listening…

Você já conhecia o significado de dress code ou não? As explicações foram claras? Por favor, envie sua resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Participe!

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vamos continuar essa conversa sobre o anglicismo dress code nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Você já sabe que é muito importante manter contato constante com a língua inglesa, não sabe? Então não perca essa oportunidade! É grátis! A conversa não precisa ser sobre dress code, é claro. Podemos trocar ideias sobre outros assuntos relacionados ao estudo da língua inglesa. A gente se fala em breve…

Referência

Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Clique para ler a sinopse e adquirir seu exemplar no site da Disal Distribuidora com total segurança e conforto.